F1: Ferrari multada por infracção no GP de Abu Dhabi

Por a 2 Dezembro 2019 10:45

A Ferrari esteve em risco de perder o pódio de Abu Dhabi. O carro de Charles Leclerc infringiu uma directiva técnica relativa ao peso do combustível no carro e a sombra da desclassificação pairou sobre o #16.

As equipas são obrigadas as declarar o peso de combustível que é colocado no carro à FIA. Esse combustível inclui voltas de instalação, corrida, volta de entrada nas boxes. Ou seja, o peso declarado de combustível deve chegar para que o carro faça a corrida toda, não sendo permitido acrescentos após o peso ter sido declarado aos responsáveis. O combustível é colocado no carro uma hora antes da prova para evitar truques como o arrefecimento extremo e este peso pode ser verificado antes e depois da prova pela FIA.

Acontece que entre o peso declarado pela Ferrari e o peso medido pela FIA, havia uma discrepância de 4.88Kg. Não era certo se havia possibilidade de desclassificação, embora Mattia Binotto tenha declarado que estava tranquilo em relação ao que a equipa tinha feito.

Os comissários entenderam multar a Ferrari em 50 mil euros pela infracção, pelo que o cenário da desclassificação deixou de fazer sentido e Leclerc manteve o terceiro lugar. É mais um episódio entre muitos da Ferrari num ano de 2019 claramente atípico para a Scuderia.

39
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.