F1: Ferrari multada por infracção no GP de Abu Dhabi

Por a 2 Dezembro 2019 10:45

A Ferrari esteve em risco de perder o pódio de Abu Dhabi. O carro de Charles Leclerc infringiu uma directiva técnica relativa ao peso do combustível no carro e a sombra da desclassificação pairou sobre o #16.

As equipas são obrigadas as declarar o peso de combustível que é colocado no carro à FIA. Esse combustível inclui voltas de instalação, corrida, volta de entrada nas boxes. Ou seja, o peso declarado de combustível deve chegar para que o carro faça a corrida toda, não sendo permitido acrescentos após o peso ter sido declarado aos responsáveis. O combustível é colocado no carro uma hora antes da prova para evitar truques como o arrefecimento extremo e este peso pode ser verificado antes e depois da prova pela FIA.

Acontece que entre o peso declarado pela Ferrari e o peso medido pela FIA, havia uma discrepância de 4.88Kg. Não era certo se havia possibilidade de desclassificação, embora Mattia Binotto tenha declarado que estava tranquilo em relação ao que a equipa tinha feito.

Os comissários entenderam multar a Ferrari em 50 mil euros pela infracção, pelo que o cenário da desclassificação deixou de fazer sentido e Leclerc manteve o terceiro lugar. É mais um episódio entre muitos da Ferrari num ano de 2019 claramente atípico para a Scuderia.

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ecs
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ecs

Pelo que se depreende do artigo, foi uma falha administrativa na informação prestada, não uma infracção técnica, já que não é referido que houvesse mais combustível do que é permitido ou tivesse sido posta em causa a qualidade do mesmo.

Seja como for, não é admissível tamanho erro, seja fortuito ou doloso.

Desconheço quais as punições previstas para tal, mas 50 000 € soa a irrisório.

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
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Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Eu gostava de saber é para onde foi a velocidade da Ferrari desde que a RB fez a queixa formal à FIA e andaram lá a perceber o que fizeram.

Sobre não terem sido desqualificados, pelo que percebi, eles não tinham menos 4.88kg, que lhes trairiam vantagens em pista. Tinham é peso a mais, que supostamente não deveria trazer vantagem nenhuma, visto que a quantidade de combustível que podem queimar está limitado pelas regras.

MLS
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MLS

Eu gostava é de saber a diferença entre curvas e retas, isso sim.

Oldfoxx
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Oldfoxx

Mas quais regras? Então mas as ditas regras não são para se cumprir todas elas na F1? Ou só as equipa com privilégios dados pela FIA é que podem contornar sem punição?

hlc
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hlc

“É mais um episódio entre muitos da Ferrari num ano de 2019 claramente atípico para a Scuderia.”
Eu diria que é mais um episódio típico da scuderia. Infelizmente, para a modalidade.

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