Em 2016 o objetivo da Ferrari era claro, superar a Mercedes e vencer o Campeonato do Mundo. Mas não foi nada disso que sucedeu, bem antes pelo contrário. A última vez que a Scuderia viu um dos seus pilotos ganhar o título foi em 2007, pois é, a Ferrari já não ganha um campeonato há 10 anos depois do triunfo de Raikkonen.
Depois de uma temporada de 2015 algo promissora com três vitorias de Vettel, as únicas que a Mercedes não venceu, o ano de 2016 já não foi nada brilhante como os homens de Maranello esperavam e o mais perto que a equipa italiana esteve de uma vitória (para além da boa exibição de Melbourne) foi no GP de Espanha, em que Kimi Raikkonen fez tudo o que conseguiu para ganhar, mas sem sucesso, pois não conseguiu ultrapassar Max Verstappen nas últimas voltas duma corrida em que os dois Mercedes baterem logo no início.
Quando se fizeram as contas da temporada, a Scuderia ficou com… zero triunfos, face às 19 vitórias impostas pela Mercedes e duas da Red Bull. No fim de 2016 o próprio presidente da Ferrari, Sergio Marchione, afirmou: “Fomos ridículos ao dizer que estávamos ao nível da Mercedes”. Mau demais para uma equipa como a Ferrari…
Agora, Andrea Antonini, assessor de imprensa da Ferrari, confirmou agora a mudança de discurso da Ferrari em completa antítese à confiança exagerada do início de 2016. O porta-voz disse agora que a mudança de regulamento faz com que seja completamente impossível fazer previsões sobre a performance do novo carro. Em 2017 a Ferrari mantém a sua dupla de pilotos Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen para tentar conquistar o titulo que já lhes foge a nível de construtores há quase 10 anos.
Apesar de ninguém saber, porque os carros não foram vistos em pista, neste momento, o trabalho que se fez em Maranello, Brackley e Milton Keynes já ‘decidiu’ como vai ser a época. Só que ninguém sabe como está o ‘jardim’ do vizinho…
Vítor Filipe










