/formula1/f1/f1-fernando-alonso-sou-e-serei-sempre-um-piloto-limpo/
F1, Fernando Alonso: “Sou e serei sempre um piloto limpo” | AutoSport

F1, Fernando Alonso: “Sou e serei sempre um piloto limpo”

Por a 22 Julho 2021 12:00

No GP da Grã Bretanha, Fernando Alonso foi avisado para não mudar tantas vezes de trajetória nas retas, mas o espanhol fez questão de dizer que sempre foi e sempre será um piloto limpo.

As longas retas de Silverstone permitem que os perseguidores consigam aproveitar o efeito de cone de aspiração, o que dá sempre alguma vantagem a quem vem atrás. O que a maioria dos pilotos tenta fazer é mudar de trajetória para cortar esse efeito e manter-se na frente. Alonso foi avisado pela direção de corrida, na corrida Sprint, para não fazer tantas vezes mas no final fez questão de dizer que não é um piloto que joga sujo:

“Sempre fui um piloto limpo e continuarei a ser durante toda a minha carreira”, acrescentou Alonso. “Acho que sou um dos poucos que não tem nenhum ponto na licença”.

Uma das queixas que Alonso fez no início do fim de semana em Silverstone ao diretor de corrida, Michael Masi, está relacionada com o episódio da qualificação na Áustria, em que Sebastian Vettel prejudicou a volta do piloto da Alpine, queixas essas que não tiveram ainda resposta adequada:

“Tentámos falar com o diretor de corrida mas tivemos poucas respostas, e isso foi estranho”, disse ele. “Não quero estar sempre a culpar os outros, não quero estar a chorar em todas as corridas por algo que os outros fazem. Assim, compreendemos que a solução é fazer o que os outros estão a fazer. Essa é a única coisa que podemos fazer”.

Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 dias atrás

Acho muito bem que seja um piloto limpo. Tomar sempre o seu banhinho, para não cheirar mal ao pé dos outros 🙂
Vá, não venham já com uma centena de negativos, porque é só uma brincadeira.
Dentro de pista, nada tenho a apontar-lhe, excepto o brake-test feito ao Coulthard nos inícios da carreira, mas isso já lá vai há tanto tempo, que já não conta. Mas que ele abusou um bocadinho com as mudanças de trajectória, abusou, nada que outros não façam.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
7 dias atrás

O problema é que não foi só a um piloto, fê-lo a mais que um piloto.

Pity
Pity
Reply to  Patucho10
7 dias atrás

Provavelmente, se tivesse sido só a um piloto, teria sido penalizado, atendendo à onda penalizante das últimas corridas, sendo a mais do que um, essas mudanças diluíram-se pelos afectados.

Jgleal
Jgleal
Reply to  Pity
7 dias atrás

Não é só nas travagens que é proibido mudar de trajectória mais que uma vez?

Pity
Pity
Reply to  Jgleal
7 dias atrás

Pois…agora fiquei na dúvida. Nas travagens, é de certeza, mas se ele foi avisado…

RogerM
RogerM
Reply to  Jgleal
7 dias atrás

Tem haver com sair várias vezes da dita linha de corrida.

garantia4
garantia4
7 dias atrás

Basta esse exemplo dos zigzagues do passado sábado para provar que o espanhol não tem legitimidade para dar lições de moral aos seus pares. É claro que é o piloto que rivalizou em pista com o Schumacher ou o Vettel, razão porque se ouve toda esta música celestial à volta dele, e que encanta as pessoas muito cândidas como se lê por aí. Quem viu e e esteve ao pé da Rivage em 2017 quando fez aquela ao Palmer Jr.- e este é só 1 exemplo- viu bem as sujeiras em pista que ele também faz, imagine-se o que seria… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  jo baue
7 dias atrás

Um dos grandes defeitos dos adeptos da F1 – em especial os do Alonso e os do Ricciardo – é que escolhem os seus «ídolos», não pelas suas qualidades de piloto ou pela personalidade, mas em função de pilotos de que não gostam. Como detestavam o Schumacher, encontraram no Alonso o herói que finalmente bateu o alemão; o mesmo quando o «Danny Ric» bateu o Vettel em 2014. Mas, se formos a ver bem, nenhum destes ídolos por conveniência são metade do que fazem deles em termos de pilotagem. O Alonso não conseguiu ser melhor que um rookie em 2007,… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  831AB0
7 dias atrás

Uau. Você tem um conhecimento de psicologia de massas tremendo! Até lhe dou um ponto positivo. De facto Alonso ter igualado pontualmente um mero rookie que teve uma carreira tão fraca na F1, ao ponto de nem me recordar do nome dele, é vergonhoso. E Riccardo estar a ser batido por Norris que até tem demonstrado pouco este ano, é escandaloso! Mesmo depois de ter tido as mesmas dificuldades na Renault e ter acabado o primeiro piloto indisputado. Dois pilotos medíocres, sem dúvida. Incompreensível como alguém pode admirar a tenacidade e a noção de espaço nas disputas roda a roda,… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Sr. Dr. HHister
7 dias atrás

Mais uma cagadela no para-brisas…

91730
91730
Reply to  831AB0
7 dias atrás

Olha quem fala…

Last edited 7 dias atrás by 91730
831ABO
831ABO
Reply to  91730
6 dias atrás

Parvalhão.

91730
91730
Reply to  831AB0
6 dias atrás

Só dizes mentiras e parvoíces mas o parvalhão sou eu…essa tua realidade alternativa até dá pena…

Last edited 6 dias atrás by 91730
*RPMS*™
*RPMS*™
7 dias atrás

É inegável, goste-se ou não do espanhol, que é dos pilotos mais correctos em pista, que luta “limpo” com os seus adversários e que não tem um histórico de ter colocado, deliberadamente, outros pilotos fora de prova!

Cumprimentos

kmsdigitais
kmsdigitais
7 dias atrás

É tudo muito bonito, mas ainda ninguém esclareceu. Se 2020 as ultrapassagens só são possíveis se em cada corrida estiverem advogados para tal, estes poderão ter DRS na testa?! Isto parece-me importante saber-se.

Pity
Pity
Reply to  kmsdigitais
7 dias atrás

2020 foi o ano passado 🙂

kmsdigitais
kmsdigitais
Reply to  kmsdigitais
7 dias atrás

2022 😀

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  kmsdigitais
7 dias atrás

Com advogados e com um documento formal, assinado por ambas as parte, que legitime legalmente o consentimento de piloto X, no acto passivo de ser ultrapassado.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 dias atrás

Andar aos ss para cortar o cone de ar é bem diferente de andar aos ss para defender a posição e que eu saiba sempre foi permitido e é uma técnica mais que legítima.
Estes comissários cada vez metem mais nojo! Não querem espectáculo? Então não estraguem o real e genuíno!

Pity
Pity
Reply to  Sr. Dr. HHister
7 dias atrás

Tecnicamente é a mesma coisa. Se um piloto quer-se defender, tenta cortar o cone de ar ao que segue atrás. Se tiver dez segundos de vantagem para o que vem atrás, não vai andar aos ss, porque não está a correr o risco de ser ultrapassado.
Que os comissários andam a exagerar, concordo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
7 dias atrás

Sim, tecnicamente e na práctica é defensa de posição. A diferença está que uma é feita para evitar a aproximação do piloto e a outra é feita para impedir uma ultrapassagem imediata. A diferença está também na distância em que são feitas as manobras, que resulta na diminuição da perigosidade aquando o objectivo é somente cortar o cone de ar, pois o carro estará ainda longe. Este é o meu ponto de vista para defender os ss para cortar o cone de ar, para além de que acho ser uma ferramenta viável para quem está a defender, contrapondo a vantagem… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 dias atrás

Hungria 2007 discorda.

91730
91730
7 dias atrás

Não gostando da pessoa FA, é na na minha opinião um piloto correcto, embora não seja nenhum santo, mas isso também nenhum é!

últimas F1
últimas Autosport
f1