F1, Fernando Alonso: “Este ano, vemos que o piloto é muito importante, mas não crucial”
O que é mais importante na F1? O piloto, ou o carro? Uma discussão tantas vezes repetida, algumas vezes com argumentos válidos, outras com opiniões áridas. Na verdade é uma simbiose. Um bom piloto sem um bom carro dificilmente terá sucesso. Segundo Fernando Alonso o carro é fundamental na F1, o que torna o desporto por vezes injusto.
Alonso deu o exemplo de Lewis Hamilton. Segundo o espanhol, Hamilton não perdeu as qualidades que lhe permitiram bater todos os recordes, mas este ano, com o mesmo talento dos anos anteriores, não consegue chegar ao topo, o exemplo máximo da importância do carro:
“Este ano, vemos que o piloto é muito importante na F1, mas não crucial. Lewis está a pilotar tão bem como tem feito nos últimos oito anos. Ele estava a dominar o desporto e a bater todos os recordes. E agora ele está a fazer uma mega volta – como ele disse na Austrália creio eu – e está um segundo atrás. Portanto, sim – bem-vindo. Isto é F1. Nunca vai ser um desporto justo em termos de números. Aconteceu-me quando ganhei os dois campeonatos [em 2005 e 2006 com a Renault]. Eu estava a ganhar ao Michael Schumacher, mas o meu carro era mais fiável na altura e tinha um desempenho muito bom e não se pode elogiar o suficiente esse pacote, porque as manchetes continuarão a ser sobre o piloto. E com Lewis é a mesma coisa. Ter mais de 100 pole positions em F1 é algo impensável. É preciso ter o melhor carro e pacote durante muitos, muitos anos”.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
OMG…O piloto não é crucial? loooool Então as diferenças que há entre pilotos da mesma equipa são devidas a quê? Pegando no exemplo mais extremo deste ano, a Williams, a diferença de andamento e resultados entre os dois pilotos vem de onde? Existem muitos mais casos, a Haas, Ferrari, Mclaren e até certo ponto a Mercedes e a Red Bull… o piloto conta e muito, e neste casos deve-se ao facto de um dos pilotos estar a andar melhor que o outro!
Claro que o carro tem influência, muita mesmo, mas se o piloto não tiver talento, não há bom carro que lhe valha. E se o piloto tiver talento, mas andar à cacetada aos adversários, também não vai a lado nenhum.
PS: o Autosport não tinha uma foto do Alonso com cara mais amigável? É que nesta, está mesmo com cara de poucos amigos 🙂
Diria que… parece que está “segurando” qualquer coisa…
Lol.
Acho que ele acabou de dar outra machadada no Hamilton…
Já todos sabemos que sem carro não existe vitorias consecutivas
Porque lhe está atravessado na garganta quando o Hamilton lhe ganhou com o mesmo carro, e quando parte do pessoal da McLaren davam preferência ao carro do Alonso, mas mesmo assim o Hamilton foi melhor, e este fez birra e deu a sola, foi embora, pois não queria lutar de igual para igual com o seu colega de equipa.
Hamilton e Alonso terminaram com os mesmos pontos. Quem tinha a preferência da equipa era Hamilton, tal como Ron Dennis declarou publicamente no Gp da China.
Cumprimentos
Levou logo um negativo (que já anulei com o meu positivo). A verdade custa a muita gente aqui, então quando se fala em “São Lewis das trancinhas e joias” ainda mais…
A verdade custa a muita gente por aqui. O que eu escrevi é factual e está registado, por isso…
Cumprimentos
Não ponho em duvida a sua palavra mas aconselho-o a ler este link e talvez até possa mudar de opinião!
https://grandepremio.pt/f1/mecanico-mclaren-revela-engenheiros-lutavam-nao-trabalhar-lewis-hamilton/
Como pode ver também está registado!
Lê lá bem o que mandaste. O que está escrito é sobre os mecânicos prefirirem estar alocados ao carro do Alonso. Afinal o espanhol foi para a Mclaren como 1º piloto e é natural que preferissem estar no carro do 1º piloto do que no do rookie, pelo menos até a LH começar a mostrar que andava ao mesmo ritmo do Alonso. Por outro lado os problemas de Alonso com a equipa começaram no Mónaco e a meio do ano Alonso já estava de malas feitas, quem é que achas que a equipa ia apoiar? O piloto que estava de… Ler mais »
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
Os problemas do Alonso não começam no Monaco mas sim no Gp do Canadá, que foi a primeira vitória do Hamilton, e volta a ganhar no Gp dos Estados Unidos e foi neste GP que começou a luta entre o Alonso e o Hamilton, porque depois de 2 vitórias consecutivas o estreante Hamilton fica cheio de confiança e faz uma época muito boa, apesar de alguns erros fruto da inexperiência que o impediu de ganhar o titulo mundial .
Sim, mas quem terminou em 2°? Hamilton! Simples.
Muitíssimo bem escrito! E o que acabou de dizer são factos irrefutáveis que os haters simplesmente não querem aceitar.
“Factos irrefutáveis” para quem não sabe ler e não conhece a história…
Agora imagine o que dizem estas declarações sobre o próprio Alonso, que está a levar 22 pontos do Ocon.
Este título dá a “entender” outra coisa…
Alonso a dar uma “lição de realidade” a todos…
E no fim, a reconhecer que ganhou ao Schumacher porque tinha um “monolugar superior”… ao contrário dos que se desculpam com o “monolugar inferior”…
Alonso a ser pragmático (como nunca vi) e a mostrar uma outra atitude que só a experiência pode trazer. Já desde os primórdios do desporto automóvel que se sabe (o nome assim o indica) que este desporto têm a componente humana e a mecânica. Olhando para a F1, foi sempre o automóvel que ditou a diferença. O Piloto faz a diferença na percentagem que aproveita do potencial do carro (normalmente a diferença que se vê entre os dois pilotos da equipa). Mansell e o Williams, Andretti e o Lotus 79, Senna e o McLaren Honda, Schumacher e o Ferrari, Vettel… Ler mais »
Alonso a ser Alonso a tentar dar uma de humilde e claro, a mandar bocas aquele que o bateu sendo rookie e sem ter a equipa a dar-lhe preferência (especialmente nas primeiras 4 corridas onde Hamilton até foi proibido de ultrapassar Alonso, e isto são factos). De resto, ele fala assim porque está a levar 22 pontos de Ocon. No mesmo carro. E tendo muito mais experiência que o Francês. Se fosse ao contrário, o discurso do Espanhol seria bem diferente e aí o piloto seria a peça mais importante de todas para fazer o monolugar funcionar. Como não está… Ler mais »