F1, Felipe Massa: “Sofri com Fernando Alonso”
Felipe Massa foi colega de equipa de Michael Schumacher e Fernando Alonso, dois dos maiores nomes da F1. Para o brasileiro, Alonso foi o colega de equipa que mais o fez sofrer.
Massa afirmou que ao nível do talento, Schumacher e Alonso eram igualmente rápidos, mas a forma de trabalhar dos dois campeões era ligeiramente diferente. Confrontado com a escolha do melhor, Massa apontou Alonso
“O melhor e mais forte companheiro de equipa foi Alonso” terá dito Massa numa sessão de perguntas e respostas nas redes sociais.
” Alonso foi sem dúvida igualmente talentoso e rápido comparando com Schumacher. Schumacher tinha o poder dentro da equipa quando entrei e senti que era como um irmão mais velho. No entanto, estar com Alonso era o mesmo, mas ele conseguiu colocar tudo a seu favor.
Massa deu um exemplo de como era a vida com Alonso: “Estava a chover na Austrália e estávamos em terceiro e quarto lugar. Fernando ficou atrás de mim e depois a equipa pediu-me para o deixar passar. Recusei porque não fazia sentido. Não era justo e ele tentou quebrar-me mentalmente, para que eu finalmente fizesse o que ele queria”.
Ele acrescentou: “Sofri muito como companheiro de equipa de Alonso. Não necessariamente porque o trabalho não fosse divertido e eu dei-me bem com ele, mas dentro da equipa ele conseguiu sempre o que queria. Com o Kimi [Raikkonen], eu nunca tive esse problema e, portanto, tive que trabalhar duro na minha luta com Alonso.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Massa,era um piloto limitado, nunca teve nem de perto o talento do espanhol.Foi estando na F1 porque um piloto brasileiro que andasse na frente ou perto, fazia falta sempre no grid. Ele e o Barrichelo foram muito parecidos.
Bons, mas nada a ver com a linhagem de Fittis, Paces, Piquets e Sennas.
Totalmente de acordo, autênticos aguadeiros, com momentos vergonhosos na F1. Austria 2002 para Barrichello e Alemanha 2010 para Massa. Não deixam saudades, pelo contrario.
Fui um grande fã do Pace e a sua morte foi um choque (eu vivia no Brasil na altura e a expectativa era que aquele iria ser o seu melhor ano), mas ponho-o mais ao nível do Barrichello e Massa do que do Fittipaldi, Piquet e Senna.
“mas dentro da equipa ele conseguiu sempre o que queria”
Nada de novo portanto.
O Barrichello concordo. Era muito inconsistente e apesar de veloz e provou isso nas muitas equipas onde esteve, nunca conseguiu passar de um aguadeiro com momentos vergonhosos e onde a temporada na Brawn a meu ver prova bem que não mereceu o lugar. Foi um piloto que viveu e contentou se com momentos. Já o Massa acho que foi bem melhor. Começou devagar é certo mas estabeleceu-se como um piloto da frente o que mostrou em 2007, 2008 e 2009, tendo practicamente sido campeão na F1 em 2008 perante um adversário que é hoje um grande campeão e que já… Ler mais »
O FA desde a Renault sempre exigiu o mesmo que o Schumacher: ser 1º piloto. E facilitou na McLaren porque nem ele e talvez ninguém, acreditava que um novato e ainda por cima de outra raça pudesse ser um obstáculo. Após isso, as exigências estavam no contrato; a dúvida é se alguns dos segundos pilotos sabiam que elas existiam, e por isso há coisas que lhes parecem estranhas. Mesmo que assim fosse, não há melhor forma de definir quem é o 1º piloto que o ordenado; eventualmente com o decorrer de alguma temporada se possa por em questão, mas é… Ler mais »
Esta questão dos 2ºs pilotos é sempre “puxada” como forma de denegrir os 1ºs…
A filosofia da Ferrari é muito simples de perceber, o título de marcas não tem impacto nenhum, é mais relevante o carro do piloto campeão do que o carro da equipa campeã…
Assim de repente, eu consigo dizer de cor todos os pilotos campeões e respectivos carros dos ultimos 40 anos… mas equipas campeãs… vou falhar algumas…
PS- a Williams perdeu títulos à custa de não ter um piloto #1 (pelo menos o de 86)… e a Mclaren em 2007…
“A filosofia da Ferrari é muito simples de perceber, o título de marcas não tem impacto nenhum, é mais relevante o carro do piloto campeão do que o carro da equipa campeã…”
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
A alta competição é mesmo isso vejam o que o caso recente do Riccardo começou a sentir se como 2 piloto da redbull, e Hamilton com o Alonso, e agora temos o Leclerc que embora ainda tenha que mostrar mais, na minha opinião ainda não está preparado para ganhar o titulo mundial a menos que tenha um carro muito a frente da concorrência. Agora o massa nem muito bom nem muito mau, deixo-vos aqui o melhor GP dele inacreditável um piloto despistasse 5 vezes e acaba a corrida F1 REWIND – 2008 British Grand Prix, Full Race Replay, este GP… Ler mais »
“Confrontado com a escolha do melhor, Massa apontou Alonso…”
Isto vai partir o coração a alguns “transfugas” de outras hordas…como alguém escreveu por aqui no passado…
Para mim, nada de novo.
Cumprimentos
Na verdade não foi bem assim. Desde logo se assim fosse, os espanhóis fariam disso capa de alguma coisa. Infelizmente continuamos a ter jornaleiros. Pode ver aqui até porque já é velha: https://www.marca.com/motor/formula1/2020/04/28/5ea85f9bca4741791f8b45bb.html