F1: Expirou acordo entre a Andretti e a Renault para fornecimento de motores

Por a 12 Outubro 2023 13:01

O acordo de fornecimento de unidades motrizes e outros componentes entre a Renault e a Andretti expirou, estando agora a equipa de Michael Andretti obrigada a negociar para tentar alcançar um acordo com o mesmo ou outro fornecedor. 

Depois da estrutura norte-americana ter tido luz verde da FIA tem de entrar em negociações comerciais com a Formula One Management, sabendo que não tem qualquer acordo de fornecimento, uma vez que o anterior previa uma a entrada da Andretti na Fórmula 1 mais cedo. 

Bruno Famin confirmou que “tínhamos um contrato preliminar com a Andretti, mas expirou porque deveria ter sido concedida a entrada na Fórmula 1 antes de uma determinada data”. O responsável da Alpine, que liderava a fábrica da Renault onde são produzidas e montadas as unidades motrizes em Viry-Châtillon até à reestruturação interna no seio dos franceses, acrescentou que “se quisermos fazer algo com a Andretti, temos que negociar um contrato completo, um contrato formal. Portanto, no momento não temos absolutamente nenhum contrato com a Andretti”. 

O responsável da Alpine explicou que os franceses mantêm a disponibilidade para alcançar um novo acordo com a Andretti, mas precisam de uma decisão da Fórmula 1 antes disso acontecer, deixando o aviso que se não acontecer até ao início do próximo ano, poderá ser tarde demais para fornecer os motores para 2025 por causa da calendarização da produção de todos os componentes.

Foto: Martin TRENKLER

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
7 meses atrás

As manobras totós de bastidores já se começam a fazer sentir. Se antes faziam acordo sem a entrada definitiva porque agora tem a renault essa exigência? Claramente está já a sofrer pressões das outras equipas por causa do handicap dos motores que produz.

Pity
Pity
7 meses atrás

A Renault não tem equipas clientes, pelo que o acordo com a Andretti seria de grande utilidade, pelo que não se compreende desta decisão. A não ser que… a Renault queira, mais uma vez “dar o fora” ou, para estar de bem com as outras equipas, queira vender a Alpine à Andretti. Parece uma ideia absurda, mas da Renault pode-se esperar tudo.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
7 meses atrás

Concordo, se a Alpine continuar como está no momento ou piorar até 2025, muito provavelmente já não vai estar no campeonato com as novas regras de 2026. Também acredito que eles vendam a equipa!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
7 meses atrás

Motor Renault… come on… ninguém deseja essa parceria no momento atual 😅

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
7 meses atrás

Acho que o Motor renault deixaram de ser muito apelativos e as marcas não tem muito interesse… òbvio que a F1 é um “mundo” com muitos interesses que geram muito imbróglios mas pelas algumas informações foi um motor qyue evolui menos que o mercedes e o Honda que agora é RBR…

garantia4
garantia4
7 meses atrás

Percebe- se claramente que a Alpine está a negociar a actualização da sua PU para 2024 em troca de um voto contra a entrada da Andretti. Pode ser um bocado imoral, mas é assim que os negócios funcionam. Neste momento, o maior obstáculo para a Andretti é precisamente a Alpine.

2020
2020
7 meses atrás

Com estas decisões, polêmicas, interesses e sabe-se mais o “q”, uma das soluções para, abanar fortemente a F1 actual, era, a Ferrari abandonar e/ou mudar-se para, a Indy…

Patucho10
Patucho10
Reply to  2020
7 meses atrás

A Ferrari precisa da F1 e a F1 precisa da Ferrari!
Com essa ideia acho que nenhuma das partes ficava a ganhar

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado