F1, Esteban Ocon: Problema ou solução para a Alpine | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1, Esteban Ocon: Problema ou solução para a Alpine

Fábio Mendes by Fábio Mendes
5 Janeiro, 2023
in F1, FÓRMULA 1
A A
F1, Balanço da época 2022, Esteban Ocon: Ano de afirmação dentro da equipa

Esteban Ocon (FRA) Alpine F1 Team. Mexican Grand Prix, Saturday 29th October 2022. Mexico City, Mexico.


Share on FacebookShare on Twitter

Esteban Ocon já chegou a ser visto como um dos mais promissores jovens da sua geração. O piloto francês da Alpine tem o seu lugar garantido, mas será que a equipa deve olhar com desconfiança para Ocon e como lida com os seus colegas de equipa?

Em 2016, Esteban Ocon entrou para o mundo da F1, pela porta da Manor, que representou por nove corridas. O piloto apoiado pela Mercedes foi campeão da GP3 em 2015 e em 2016 mudou-se para o DTM onde fez dez corridas. Rio Haryanto perdeu o lugar na Manor e Ocon surgiu como o seu substituto. Impressionou nas primeiras corridas e no ano seguinte mudou-se para a Force India, aproveitando a mudança de Nico Hulkenberg para a Renault. Ocon encontrou Sergio Pérez como colega de equipa e começou a mostrar um andamento muito semelhante ao do experiente mexicano. Na sua segunda época na F1 foi oitavo, com 87 pontos, com apenas menos 13 pontos do que Pérez que terminou em sétimo. Na época seguinte as diferenças entre ambos aumentaram, com vantagem ainda para Pérez. Mas o que se salientou mais foi a relação crispada entre ambos. Os casos e choques em pista foram-se sucedendo a um ritmo pouco aconselhável, mas acabou por ser dispensado quando a Force India se transformou em Racing Point, perdendo o lugar para Lance Stroll.

Ficou um ano encostado, como piloto de reserva da Mercedes e regressou em 2020 para a Renault onde foi colega de equipa de Daniel Ricciardo, numa convivência pacífica. Veio 2021 e chegou Fernando Alonso, regressado da sua licença sabática. O primeiro ano correu bem e havia um respeito claro entre os dois pilotos, mas no segundo ano as coisas mudaram drasticamente e o que era uma relação amigável transformou-se numa rivalidade algo azeda, mais explícita do lado de Alonso.

Artigos relacionados

F1: Organizadores do GP de Abu Dhabi mantêm confiança, apesar da tensão no Médio Oriente

19 Outubro, 2026

F1: Haas como “equipa B” da Ferrari? Ayao Komatsu nega

19 Outubro, 2026

Ou seja, nas duas vezes em que fez mais do que uma época com o mesmo colega de equipa, Ocon acabou por ter problemas de “vizinhança”.

Otmar Szafnauer afirmou recentemente ao autosport.com que “ele provavelmente precisa de fazer melhores julgamentos quando os seus companheiros de equipa estão ao seu lado, em pista, porque não se ganha na primeira volta,seja com o companheiro de equipa ou não”, disse ele sobre o Ocon. “E se forem agressivos contra um concorrente, e ambos baterem, ambos perdem. Se forem agressivos contra o companheiro de equipa, e ambos batem, adivinhem quem perde? ” Questionado se isso tinha sido esclarecido com Ocon, Szafnauer acrescentou: “Foi. Se precisarmos de lembretes, terei todo o gosto em lembrá-lo”.

Assim, parece que Ocon pode ser mesmo um problema na Alpine, mais agora com a entrada de Gasly, também jovem e ambicioso. O historial entre eles no passado pode ser o catalisador para uma convivência menos positiva, apesar de ambos jurarem que são águas passadas. Ocon, apesar de uma postura aparentemente amigável, parece ter tendência para criar anticorpos com os seus colegas. Foi assim com Pérez e Alonso, que não o conheciam de outras andanças. Como será com Gasly?

Manter um piloto assim pode parecer contraproducente, mas Szafnauer parece estar agradado com as prestações do francês:

“Ele está definitivamente mais maduro”, disse o americano. “Ele tem um melhor entendimento. Penso que o que realmente me agrada em Esteban é que, sob pressão, ele não comete erros. Já o vi quando ganhou contra [Sebastian] Vettel. Ele não cometeu um erro. Ele colocou bem o seu carro, conduzindo nos seus espelhos, nem um único erro, para conseguir a vitória. Penso que foi ainda mais impressionante para mim em condições húmidas, em Suzuka, numa pista nada fácil de pilotar, com Lewis atrás de si, num carro mais rápido o tempo todo, e conseguiu terminar à sua frente. Para mim isso é impressionante. Portanto, ele amadureceu, melhorou a partir daí. E ele é rápido. Poderá melhorar? Sim, vamos trabalhar para o tornar melhor em algumas áreas”.

A Alpine parece acreditar no potencial de Ocon e ver nele a solução para o futuro da equipa. Será que Ocon vai confirmar isso?

Tags: AlpineF1Fernando AlonsoFormula 1OconOtmar SzafnauerSergio Pérez
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

Destaque Homepage

F1: Organizadores do GP de Abu Dhabi mantêm confiança, apesar da tensão no Médio Oriente

by Fábio Mendes
19 Outubro, 2026
FÓRMULA 1

F1: Haas como “equipa B” da Ferrari? Ayao Komatsu nega

by Fábio Mendes
19 Outubro, 2026
Next Post
F1, Antonio Giovinazzi: “Vou chegar a Melbourne muito mais preparado…”

F1: Frédéric Vasseur já visitou Maranello

Novo concept da BMW consegue demonstrar emoções e mudar de cor

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
13 Comentários
Danny Ric Fan Club
Danny Ric Fan Club
3 anos atrás

O Esteban Ocon foi também campeão da F3 Euroseries em 2014, com 17 anos. Estavam entre os seus adversários pilotos como Antonio Giovinazzi, Felix Rosenqvist, Gustavo Meneses e um certo Max Verstappen.«Criar anticorpos» é benéfico, porque os anticorpos combatem infecções virais. Nunca percebi porque raio é que «criar anticorpos» se tornou numa expressão pejorativa.Otmar Szafnauer é romeno-americano.Este artigo, além da falta de rigor já apontada, parece demonstrar alguma animosidade contra o Ocon. Será por ter afrontado o herói oficial do autosport.pt e ter terminado à frente dele no campeonato? Provavelmente não, e este rancor é todo por o Ocon ser… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Danny Ric Fan Club
Cágado1
Cágado1
Reply to  Danny Ric Fan Club
3 anos atrás

Otmar Szafnauer é americano e não há falta de rigor nenhuma ao dizê-lo. Quanto ao Ócon, tudo o que se escreva sobre ele é pouco para retratar a forma agressiva como pilota – especialmente quando tem um companheiro ao lado. Não há mal nenhum em fazer julgamentos, desde que sejam sustentados. O autor do AS baseia-se no que viu e tem direito a fazer o seu juízo de valor. Pessoalmente acreditei e desejei que o Ócon tivesse muito sucesso, em contraponto ao Verstappen – porque achava o belgo-neerlandês (para usar os teus purismos 😉 ) excessivamente agressivo e não gosto… Ler mais »

NOTEAM1 NOTEAM1
NOTEAM1 NOTEAM1
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Excelente comentário. Como sempre.

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
Reply to  Danny Ric Fan Club
3 anos atrás

V. Excelência gosta muito de referir que foi Ocon quem deu a única vitória à Alpine, muito bem!
Então agora pergunto também: quem é que deu a única vitória à McLaren nestes últimos dois anos? Ups…
Cumprimentos

...
...
Reply to  Danny Ric Fan Club
3 anos atrás

Que chorrilho de parvoíces…(mais um). Alonso vive rent free nessa tua cabecinha de hater…p.s. Não fosse Alonso a “travar” Ham durante várias voltas não estavas aí a falar na “única vitória da Alpine”…

Last edited 3 anos atrás by 917/30
NOTEAM1 NOTEAM1
NOTEAM1 NOTEAM1
3 anos atrás

Ocon não é um problema para a Alpine, assim como não foi na Force India. O que importa são os pontos que os pilotos são capazes de acumular ao longo da temporada, e nesse aspecto, o Ocon é uma aposta sólida. Também sabemos que o Ocon tem alguma dificuldade em lidar com a derrota, isso poderá ser um defeito, mas eu prefiro acreditar que é uma virtude. Se a chefia da Alpine for competente, se tiver a capacidade para fazer com que ele entenda exactamente qual é o seu papel dentro equipa, se conseguir entender e trabalhar o seu piloto… Ler mais »

Lisboa
Lisboa
3 anos atrás

Poucos são os pilotos que não são agressivos, ou puxam os limites com os colegas de equipa. É certo que nem todos fazem faísca, mas existe luta, seja dentro, ou fora de pista. O Ocon provou o seu valor fora da F1, mas como ele muitos outros mostraram e até muito mais (Grosjean e o Hulk), mas dentro do circo e com os anos que já leva, está muito longe do potencial pretendido. É um piloto competente, rápido Q.B., mas está longe de um Norris, Russell, Leclerc e em muitos aspectos, atrás do Sainz (apenas mencionar NÃO campeões). Terá em… Ler mais »

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
3 anos atrás

…

Last edited 3 anos atrás by RPMS
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
3 anos atrás

Vamos ver quando a equipa precisar que Ocon ceda a posição em pista a Gasly…

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

A agressividade de Ocon apenas relembro o que dizem quando é Max: “it´s hard racing!”. 😉 hahahaha

...
...
3 anos atrás

Ocon é um bom piloto, mas está um patamar abaixo dos melhores, ainda assim creio que é melhor e definitivamente mais combativo que Gasly. Sobre a sua vitória na Hungria, é preciso relembrar o enorme papel que Alonso teve nessa corrida. O tempo Ham perdeu em luta com o espanhol foi crucial na vitória do francês, tendo esse facto sido reconhecido pelo próprio Ocon após a corrida, ainda assim, tem que haver sempre um idiota que por ignorância/ódio ao espanhol se esqueça desse facto…

Last edited 3 anos atrás by 917/30
Leandro Marques
Leandro Marques
3 anos atrás

Na minha humilde opinião é mais problema que solução. Ocon tem-se revelado inferior ao potencial que demonstrava em mais tenra Idade. Depois a exacerbada defesa de posição que faz quando é contra colegas de equipa em contraponto com o desleixo que revela quando é contra adversários não lhe é nada benéfico (ainda este ano para se defender de Alonso foi demasiado agressivo e enquanto isso dois adversários da sua equipa passavam por ele sem ele parecer querer saber, é mau demais). Se há comportamentos que ocon revela que possam ser tolerados a predestinados, e usando apenas um exemplo por equipa… Ler mais »

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Dakar: Fernando Alonso visto a testar máquina da Prodrive em Marrocos

19 Outubro, 2026
WEC: McLaren confirma Leonardo Fornaroli no seu programa Hypercar

WEC: McLaren confirma Leonardo Fornaroli no seu programa Hypercar

19 Outubro, 2026
Porsche Mission S: regresso ao motor central

Porsche Mission S: regresso ao motor central

19 Outubro, 2026

F1: Organizadores do GP de Abu Dhabi mantêm confiança, apesar da tensão no Médio Oriente

19 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz