Carlos Sainz está numa encruzilhada na sua carreira. Sente que já poderia estar numa equipa de topo a lutar pelos lugares da frente, tal como está o piloto com quem se batia de igual para igual, Max Verstappen, mas continua a marcar passo na Toro Rosso, onde a única coisa que pode fazer é “entregar resultados” para além do material que tem nas mãos e com isso manter-se no topo das preferências dos responsáveis das equipas que precisam de bons pilotos para o futuro.
Christian Horner deixou claro que a Red Bull não tem intenções de libertar Carlos Sainz do seu contrato e esse é neste momento o grande problema do espanhol. É que a Red Bull não ‘faz’ nem sai de cima! “O Carlos tem contrato com a Red Bull, que o trouxe para a F1 e ele está cá por todo o investimento que foi feito. E de momento não pretendemos libertar qualquer dos nossos pilotos. O Carlos está a desenvolver-se e o Toro Rosso é um bom carro que lhe deve dar boas oportunidades. Ele é ainda muito jovem, um piloto que valorizamos muito e é por isso que não nos queremos libertar dele” disse Horner, que desvaloriza rumores da possível ida de Daniel Ricciardo para a Ferrari em 2018: “Há sempre rumores em Itália…” disse.
Na verdade, a Red Bull está confortável, tem três bons pilotos para os seus dois melhores lugares, e mesmo que Ricciardo vá para a Ferrari, termina com um problema que tem em mãos e promove Sainz reeditando a dupla da Toro Rosso. Se isso não acontecer e o australiano permanecer na equipa, então a pressão do espanhol vai aumentar muito e mesmo não sabendo exatamente o que diz o contrato de Sainz, é bem possível que exista uma saída e aí não era estranho que pudesse ir para a Ferrari, pois Kimi Raikkonen poderá estar a fazer o seu último ano. Mesmo que ‘poderá’ seja a palavra certas pois ‘isto’ já aconteceu nos últimos dois anos e o finlandês sempre se manteve onde estava.
Provavelmente, esse era o melhor cenário para si, mas não é o mais evidente. Vai depender muito do que conseguir fazer Ricciardo este ano. Se estiver muito bem, a Red Bull não o vai querer deixar sair para a Ferrari, se estiver mal e não for problema a sua saída para a Ferrari, também não é líquido que a Ferrari o queira…
A Williams e Renault são outros dois bons lugares que podem ficar em aberto em 2018, e ambos são muito apetecíveis para Sainz, pois a Renault está a crescer a olhos vistos. Portanto, não vai ser possível à Red Bull aguentar muito mais tempo o espanhol na sua equipa, a não ser que o promova, por isso os cenários mais plausíveis










