F1: E se Helmut Marko estiver descontente com Sergio Pérez?

Por a 17 Agosto 2021 15:45

Sergio Pérez foi o piloto escolhido para fazer dupla com Max Verstappen esta época e, apesar dos frequentes elogios, há uma verdade  indisfarçável… O mexicano ainda está longe de Verstappen.

Pérez foi uma oportunidade de ouro que se apresentou para a Red Bull,  com a Racing Point a abdicar dos serviços de Checo para 2021, motivado pela entrada de Sebastian Vettel para a reformulada Aston Martin. Pérez ficou na expectativa e parecia que iria ficar sem lugar, mas a Red Bull aproveitou para acrescentar experiência ao seu alinhamento, na esperança de ter um piloto que ajudasse mais nas lutas com a Mercedes.

Pérez entrou na equipa e foi inteligente na sua abordagem. Entendendo o papel que lhe estava reservado e só com um ano de contrato pela frente, não quis fazer as coisas à sua maneira, mas tentou absorver a filosofia da equipa e vestiu o fato de “Team Player”, tentando ajudar Verstappen sempre que possível. Pérez sabe que tem aqui uma grande oportunidade, numa estrutura que permite vencer corridas e títulos. Certamente que este primeiro ano seria de adaptação e de fazer tudo ao gosto da equipa, para assegurar um acordo maior. Não se pode dizer que tenha sido uma época má para Pérez até agora, pois já conta com uma vitória e um pódio e se formos a comparar com os antecessores esta é uma meia época mais produtiva para o #11, face aos pilotos das épocas anteriores.

Mas há factos que saltam também à vista. A diferença de Pérez para Verstappen é agora de 83 pontos e a diferença em qualificação rondará o 0.4 seg. Mais que isso, nas últimas provas, Verstappen tem lutado sozinho contra os Mercedes, com Pérez a ficar para trás. É por isso que começam a surgir rumores de que Marko está insatisfeito com o progresso do mexicano, algo fomentado pela mudança recente de discurso. Se antes a permanência de Pérez era quase um dado adquirido, agora Marko diz que está atento a todas as hipóteses. São pequenas nuances mas que podem dar mais alguma luz sobre o que os responsáveis da Red Bull pensam.

Giorgio Terruzzi, jornalista italiano com um podcast apoiado pela própria Red Bull, afirmou que Marko está insatisfeito com Pérez, que Pierre Gasly e Alex Albon são cartas fora do baralho e que pretende apostar num talento da F2 ou F3.

A situação de Gasly parece clara há muito tempo. As exibições que tem feito na Alpha Tauri tem conquistado toda a gente, menos a cúpula diretiva da Red Bull. Se Gasly tivesse alguma hipótese, teria sido chamado para regressar este ano. Assim vai se manter na Alpha Tauri até encontrar uma solução mais interessante. Albon, apesar do seu talento e do trabalho que tem feito no simulador, também não parece contar, pois além de ter sido afastado no ano passado, pouco tem competido este ano e voltar a apostar no tailandês nesta fase faria pouco sentido. Yuki Tsunoda está ainda longe de ser um piloto capaz de aguentar a pressão da Red Bull pelo que também não conta. Deste lote não sairá nenhum piloto para a Red Bull num futuro próximo.

Olhando para os jovens da F2, temos Liam Lawson como principal candidato, tendo sido elogiado recentemente por Marko. Na F3, Dennis Hauger tem-se destacado sendo líder do campeonato com larga margem. São dois pilotos interessantes para o futuro, mas apostar em qualquer um deles para a equipa principal seria repetir erros que foram cometidos com Gasly e Albon. Lawson seria a escolha mais lógica mas poucos são os pilotos que começaram numa equipa de topo no começo das carreiras na F1 e foram logo bem sucedidos, como exige Marko.

A melhor solução seria manter Pérez que ainda pode melhorar, tem experiência e é neste momento a solução mais segura, dando tempo para que os talentos da academia se desenvolvam. Mas a impaciência e a exigência de Marko e da Red Bull faz com estes rumores de descontentamento, não possam ser completamente descartados.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Zé Bellof
Zé Bellof
2 anos atrás

Enquanto este Sr. Marko continuar com esta filosofia estranha de enterrar pilotos a meio de cada época a Red Bull não vai voltar a ganhar tão depressa. Se querem alguém que comece a lutar de estaca com o Verstapen abram os cordões à bolsa e vão buscar um piloto consagrado e de preferência que o deixem afinar o carro à maneira dele e não à maneira do Verstapen. Já enjoa sempre a mesma conversa…

CJ22
CJ22
Reply to  Zé Bellof
2 anos atrás

A Afinação cada piloto faz a que quiser, à sua maneira em cada corrida. Mas o carro foi projetado mais para o estilo do verstappen, acho que era isso que querias dizer.

Zé Bellof
Zé Bellof
Reply to  CJ22
2 anos atrás

Era exatamente isso, obrigado pela correção. Qualquer afinação que seja feita por Perez tem um efeito insignificante.

malhaxuxas
malhaxuxas
2 anos atrás

Pois eu também estaria.
Sempre disse que este Perez já devia ter voltado a casa. Já passou o seu tempo.
Leva também o Cretonso, Vettel e Kimi. Estão a mais.
Quanto ao Mr. Dr. Marko, que continue a dar tiros destes no pé. Eu cá fico satisfeito!!!

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Perez está a milhas de Verstappen.É um bom piloto. Mas Verstappen é muito melhor!

#99
#99
2 anos atrás

Vai dar mais um tiro nos pés.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Fazem o carro para o estilo de condução de Max e o segundo piloto tem de se adaptar, mas querem que o segundo piloto tenha performances similares. hahahaha ok.

Pá, pode sempre ir buscar Gasly se não está contente com Pérez. Ai espera… Tanto Marko como RB disseram que não estão interessados em tê-lo na RB, mesmo após um 2020 impressionante por parte do Francês.

Pois é Marko… O plano era promover Tsunoda né? Mas saiu-te o tiro pela culatra. Gasly é bem mais piloto do que Marko quer admitir.

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
Lisboa
2 anos atrás

Não me espantaria nada que o Helmut esteja à espera de ver onde pará o Russell, para lhe oferecer um contrato. O Albon já está queimado e dificilmente voltará à F1, o Gasly irá para a Alpine assim que o Alonso se retirar e o Tsunoda vai ser dispensado assim que a transição com a Honda estiver concluída. Neste momento, a Red-Bull só tem mesmo no Perez a solução para o 2° carro, pois os miúdos da F2 & F3 ainda são MUITO verdes para uma estrutura como a equipa austríaca e sobretudo, para verem a carreira destruída por um… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Lisboa
Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Discordo no que se refere ao Russell, simplesmente porque quem gere a carreira dele é a Mercedes, ou o Toito, o que é quase a mesma coisa. Com as péssimas relações actuais entre Red Bull e Mercedes, não estou a ver esta a “entregar o ouro ao bandido”
E o Russell merece mais do que ser segundo piloto do Max, visto que têm idades parecidas. Ser segundo piloto, só de um a quem possa substituir.

Last edited 2 anos atrás by Pity
MLS
MLS
2 anos atrás

Totalmente compreensível… nao tem feito nada demais…

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Ninguém, nem a própria Red Bull, tem interesse em que o Perez rivalize com o Verstappen. O importante é que dificulte a vida à Mercedes e esteja acima do Bottas para equilibrar no campeonato de construtores. A meio do campeonato temos uma diferença de 4 pontos entre o Bottas e o Perez. Globalmente está a cumprir o seu papel, no final do ano fazem-se as contas.
O Marko só fica contente quando tem um puto na frente mas a realidade é que só sai um de 10 em 10 anos e os outros são trucidados.

can-am
can-am
2 anos atrás

Ser companheiro de grandes pilotos ,como é o Vestappen, é sempre dificil.O Perez,um veterano da F1 sempre foi um bom 2º piloto. Agora não lhe peçam para ser mais do que aquilo que ele é.
Pode vir a ter um papel na decisão do mundial, tal como o Bottas…se não levar com outros carros em cima !

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado