F1: Dividida entre Milton Keynes e Faenza, Visa Cash App RB pretende recrutar os “melhores”

Por a 10 Fevereiro 2024 15:18

Não foi apenas uma mudança de identidade que aconteceu na antiga Scuderia AlphaTauri ou ainda, Toro Rosso. Foi uma revolução, um ‘reset’ ao modo de operar e passar a trabalhar em estreita colaboração com a Red Bull, a equipa-irmã. Apesar dos responsáveis – tanto Peter Bayer como Helmut Marko – continuarem a afirmar que se trata de uma equipa júnior da Red Bull, a nova Visa Cash App RB parece ser muito mais do que isso. O objetivo é passar a competir com os melhores e captar os melhores ‘cérebros’ para trabalhar, tanto no Reino Unido, e por isso houve um reforço do lado de lá do Canal da Mancha – como na Europa continental. 

Certa vez, a abordar algumas fases da sua extensa carreira na Fórmula 1, Adrian Newey disse que só não teve uma carreira na Ferrari, que como sabemos tem a sua fábrica em Maranello, Itália, sem qualquer pólo no Reino Unido – onde estão, e sempre estiveram, baseadas grande parte das equipas de F1 -, porque teria de se mudar de onde estava estabelecido com a sua família para um novo país, numa altura em que os seus filhos eram pequenos e ainda frequentavam a escola, e podia-se dar o caso de não se habituar a uma nova realidade. 

Este é ainda um desafio para a Ferrari e também era para a antiga Minardi, que deu origem à Scuderia Toro Rosso, estrutura que veremos esta temporada em pista com o nome Visa Cash App RB. Apesar de ter instalações em Bicester, grande parte das operações aconteciam a partir de Faenza. Com as alterações realizadas desde 2023, a equipa passa a contar com um reforço no Reino Unido, muito mais perto da Red Bull, com novas instalações em Milton Keynes. 

Em declarações no evento de lançamento do VCARB 01, o novo chefe de equipa Laurent Mekies realçou a importância da infraestrutura em Milton Keynes. “Durante muito tempo tivemos duas localizações: Faenza e Bicester. Os departamentos em Bicester vão mudar-se para as novas instalações em Milton Keynes. Historicamente, ter duas sedes sempre foi uma desvantagem, mas estamos em 2024, o mundo mudou radicalmente. A forma como as pessoas interagem também está a mudar. Queremos fazer com que isso funcione. Queremos fazer da nossa empresa uma empresa sem sedes. Se amanhã um departamento estiver dividido entre Faenza e Milton Keynes, achamos que não há problema. É um desafio, mas pensamos que traz muitas vantagens: podemos contratar as melhores pessoas do Reino Unido e contratar as melhores pessoas da Europa”. Assim, os engenheiros dedicados à aerodinâmica, que estavam sediados em Bicester serão incorporados nas instalações em Milton Keynes, quase no jardim da Red Bull. 

Além de melhorar a capacidade de recrutamento, esta proximidade entre a equipa liderada por Peter Bayer – diretor executivo – e Mekies e a estrutura campeã da Red Bull, traz mais vantagens em termos de conhecimento. Ainda que os responsáveis insistam que a “sinergia” aconteça dentro da legalidade. 

Sinal de mudança de atitude da equipa foi também o recrutamento de Tim Goss, Alan Permane e Guillaume Cattelani. Goss assumirá a nova função de diretor técnico principal em outubro deste ano; Guillaume Cattelani vai ser o braço direito do diretor técnico Jody Egginton e conta com mais de 15 anos de experiência na F1, passando pela Lotus, McLaren e, mais recentemente, Red Bull Technology. Irá concentrar-se na aerodinâmica, desempenho e tecnologia, enquanto Permane vai assumir o cargo de responsável por todas as operações em pista – ‘Racing Diretor’ – com efeito imediato e responde a Mekies diretamente. 

Como resultado do relacionamento mais próximo, que tem levantado algumas suspeitas em algumas equipas adversárias, espera-se que o VCARB 01 seja muito semelhante ao RB20 que será desvendado na próxima semana, uma vez que o ‘showcar’ mostrado em Las Vegas pela equipa italiana mostra algumas mudanças muito características da equipa técnica liderada por Adrian Newey. Só saberemos quando virmos o RB20.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado