F1: Diferença entre Ferrari e McLaren nunca foi tão grande este ano
Chegamos à fase decisiva do campeonato e a vantagem da McLaren sobre a Ferrari diluiu-se completamente e agora é a Scuderia que tem vantagem. A McLaren começou melhor o ano, mas tem vindo a perder gás e a prova disso é que se deixou ultrapassar pela Ferrari.
As primeiras dez corridas do ano, deram-nos uma McLaren mais forte que a Ferrari, acumulando pontos a um ritmo muito mais saudável que a Scuderia, chegando ao GP da Grã-Bretanha com 163 pontos contra 148 da Ferrari. A maior diferença pontual entre ambas tinha acontecido na corrida anterior (Áustria) em que a McLaren tinha 141 pontos, contra 122 da Ferrari.
Mas as corridas da Hungria, Bélgica e Países Baixos não correram de feição à equipa de Woking que se viu ultrapassada pela Scuderia, com a equipa italiana a assumir pela primeira vez o terceiro posto (em 2021). No entanto, a McLaren recuperou terreno em Monza com o brilharete de Daniel Ricciardo e Lando Norris, regressando ao terceiro lugar. A Rússia podia ter sido muito melhor ( a McLaren poderia ter dado um passo enorme) mas desde então, com a introdução da nova unidade motriz Ferrari, os italianos melhoraram muito e têm apresentado um ritmo superior à McLaren.
Olhando para a época até agora, a Ferrari tem sido mais regular, mais constante, na segunda metade da época, enquanto a McLaren foi igualmente constante na primeira metade, mas tem sofrido demasiadas variações nas suas prestações desde a Hungria. A diferença entre ambas é agora de 31.5, a maior registada em toda a temporada. Analisando a conjuntura atual, a Ferrari tem tudo para assegurar o terceiro lugar no final do ano, pois tem o melhor carro e a dupla em melhor forma. Apenas uma ponta final muito forte da McLaren e menos conseguida da Ferrari reverterá o cenário atual. Uma excelente luta, entre duas grandes equipas, mas que começa a ficar definida… a não ser que esta época 2021 nos dê mais uma reviravolta.
#Ferrari have outscored #McLaren by 45 points in the five races since the introduction of their new power unit #F1 #FormulaOne #Formula1 #BrazilianGP pic.twitter.com/mc9LePSFpk
— 107% F1 Visualisations (@107PercentF1) November 15, 2021
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Pudera, depois da introdução da nova unidade motriz e melhorias no chassi, estão muito melhor em performance.
Que diferença para o tractor de 2020.
Que diferença para a dupla de pilotos em que apenas se mudou um…lol
Quem estiver contra é mesmo do contra.
Grande melhoria em relação a 2020.
Só demonstra que as decisões tomadas para este ano foram as correctas e beneficiaram a equipa!
Cumprimentos
Que para o ano voltem ao topo…. O lugar deles.
A Ferrari pode ter evoluído sim, mas penso que a McLaren ficou a marcar passo nos últimos GPs.
É evidente que a Ferrari fez um bom esforço para seguir adiante. Mas é não é normal rebentar um pneu na primeira curva e outro ter o chassis partido é mais um tema de azar que outra coisa…
Foi visível na sprint que a diferença não é assim tão grande.