F1: Daniel Ricciardo admite hipótese de ano sabático em 2023

Por a 26 Agosto 2022 12:52

Daniel Ricciardo diz que não está a excluir a hipótese de passar um ano longe da Fórmula 1 em 2023, na sequência da sua rescisão de contrato com a McLaren.

Após um percurso dececionante de Ricciardo com a equipa desde o início de 2021, a Mclaren quer agora contratar Oscar Piastri para formar dupla com Lando Norris na próxima temporada.

O piloto australiano de 33 anos admitiu que a decisão foi estudada durante vários meses.

“Não foi apenas uma chamada aleatória num dia”, disse o piloto esta quinta-feira, antes do GP da Bélgica. “Temos estado realmente em diálogo durante os últimos meses”.

“Obviamente tentei dar feedback, e obviamente as coisas com que me ia debatendo no carro, e houve muito diálogo”.

“Mas também compreendi que esse era um ponto para preocupação, porque os resultados que estava a obter não estavam ao nível daquilo que todos pensávamos que poderiam ter sido”, disse.

“Falámos meses sobre isso, e formas de tentar retificar as questões”.

“Chegámos, infelizmente, a um beco sem saída, onde sentimos que tínhamos esgotado a maior parte das coisas que estavam pelo menos ao nosso alcance na altura”, reconheceu. “E foi aí, obviamente, que tomaram uma decisão”.

Isto deixa Ricciardo com uma grande decisão a tomar em relação ao seu futuro no desporto. O piloto insiste que o seu foco permanece na F1, tendo já rejeitado uma oferta do CEO da McLaren Zak Brown para correr nos EUA, na IndyCar.

“Nesta fase da minha carreira, a F1 é o que eu amo e é onde me vejo”, disse o australiano de 33 anos. “Ainda amo o desporto e penso que apesar de todas estas adversidades, não perdi essa confiança em mim próprio”.

“Tivemos alguns fins-de-semana difíceis e não se pode deixar de mostrar emoção por vezes, mas continuo a amá-lo e ainda o quero fazer de forma competitiva”.

“É a única competição em que estou interessado”, insistiu, acrescentando que se isso significasse tirar uma licença sabática no próximo ano, então é isso que ele fará: “Se isso fizesse sentido, sim. Se as estrelas não se alinharem e não fizer sentido no próximo ano, e se isso significar, sabes, tirar um tempo para fazer um reset ou reavaliar, então se isso for o mais certo a fazer, então estou disposto a fazê-lo”.

“Quero fazê-lo no sítio certo”, acrescentou Ricciardo. “Nunca disse que quero ser apenas um piloto para compor a grelha. Se estou aqui, quero estar aqui com um propósito”.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
1 ano atrás

Tirar um ano, tendo em conta as últimas temporadas, era o pior que ele poderia fazer. Porque irá ficar esquecido e não teria a oportunidade rara que tiveram o dinamarquês da equipa b da Ferrari e do tailandês da Williams. Ele tem de conseguir uma equipa (seja ela qual for) e conseguir apresentar resultados para poder aspirar a algo ainda decente na F1 após isso.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado