F1: com o regulamento de 2022, faz sentido manter o DRS?

Por a 13 Agosto 2021 19:15

Com uma alteração tão profunda dos regulamentos sobre os monolugares para 2022, projetados para melhorar as lutas em pista e desviar o ar sujo dos adversários que seguem em frente, ajudando o piloto atrás a perseguir o seu rival durante mais tempo, aumentando o tempo disponível para uma manobra de ultrapassagem, faz ainda sentido manter um artífice como o DRS?

Antes do DRS, os pilotos tinham à disposição uma espécie de “push to pass”, um modo que lhe permitia ter mais alguma potência para tentar a ultrapassagem. O DRS não é, claramente, a mesma coisa. Em algumas pistas funciona e quase só se vê ultrapassagens nas zonas permitidas, noutras não funciona tão bem. 

Para Zak Brown, CEO da McLaren, para já, e sem saber como funcionará na prática o novo regulamento, é melhor manter o DRS como ferramenta disponível para o piloto.

“O que me disseram, tanto dentro da minha equipa como de outras, é que todos acreditam que vai funcionar”, disse Brown, citado pelo Motorsport-Total, referindo-se ao potencial do desenho do próximo ano para impulsionar as ultrapassagens. “Mas só saberemos quando entrarmos na pista, por isso penso que é uma boa ideia manter a DRS por agora. Por isso, devemos – como com a qualificação de sprint – deixar os carros irem para pista e ver se funciona como planeado, será que precisam de ajustes, será que precisam de DRS, será que precisamos dele por um período de tempo mais curto ou mais longo? Inicialmente só trabalhamos com dados, desenhos e ajudas visuais. Mas até que estejamos na pista, não sabemos”.

O norte-americano da McLaren não é o único que pensa desta forma. Toto Wolff, tem uma opinião semelhante: é preciso deixar entrar em vigor o regulamento e depois avaliar a utilização do DRS.

“O DRS foi introduzido, porque os carros eram tão aerodinamicamente eficientes e tão próximos em termos de desempenho que não se conseguia seguir atrás. É uma ferramenta aerodinâmica que penso ter tornado o desporto mais atrativo, mas no futuro, quando novamente, se puder perseguir melhor, o DRS será supérfluo.Hoje, no entanto, é uma parte fantástica do espetáculo.”

O diretor técnico da McLaren, James Key explicou ainda no final do ano passado, que apesar de vir a ter uma menor influência, o DRS continuará a ser parte necessária do espetáculo.

“Acho que se os planos funcionarem, terá menos influência. No entanto acho que ainda será necessário. As ultrapassagens são o foco destes regulamentos. Mas o que descobrimos é que não são apenas carros, mas há também influência dos circuitos. Os carros de F1 são tão rápidos nas pistas que existem apenas algumas oportunidades onde se pode obter algum tipo de diferencial de desempenho, bom o suficiente para ultrapassar. Obviamente, a travagem é a principal e é aí que o DRS ajuda.”

A verdade é que, uma coisa é chegar ao carro da frente, outra é ultrapassar, que diga por exemplo Lewis Hamilton na Hungria, contra Fernando Alonso. Mas com DRS, a manobra torna-se mais fácil, com o carro que segue à frente, a maior parte das vezes, a ser uma presa muito fácil.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado