F1, Colegas de equipa: Quem ‘ganha’ nas qualificações?

Por a 18 Julho 2019 15:16

A época de Fórmula 1 encontra-se mais ou menos a meio, e por isso, já há bons dados para analisar, e com isso tirar algumas conclusões. Por exemplo, em termos de rapidez pura, no que é mais facilmente comparável, fomos ver as qualificações e perceber o que anda a fazer cada um dos vinte pilotos do plantel. Quem são os pilotos mais rápidos de cada uma das equipas?

Mercedes
Lewis Hamilton – 6
Valtteri Bottas – 4
O britânico partiu à frente do finlandês em seis Grandes Prémios contra quatro do finlandês. Embora estes resultados não se tenham traduzido no mesmo número de vitórias, a diferença entre ambos, deixa transparecer algum equilíbrio, pese embora a vantagem para Hamilton. Isto ‘diz’ que Bottas tem estado em muito bom nível, já que todos conhecemos a rapidez do inglês em qualificação.
De notar que nos últimos cinco GP, apenas em um Valtteri Bottas foi mais rápido que Lewis Hamilton (no GP da Grã-Bretanha), onde foi o britânico a levar vitória.

Ferrari
Sebastian Vettel – 6
Charles Leclerc – 4
Sebastian Vettel e Charles Leclerc estão tal e qual os Mercedes. Sebastian Vettel parecia uns passos à frente de Charles Leclerc no início do ano, mas, depois do GP do Canadá não mais conseguiu qualificar-se na frente do seu colega de equipa. Coincidência ou não, desde a penalização que Vettel tem sido criticado por erros não-forçados em pista, como o último que cometeu no Reino Unido, onde ‘varreu’ Verstappen na pista. A tendência é para o resultado se inverter até ao final do ano, mas nada garante que assim seja.

Red Bull Racing
Max Verstappen – 9
Pierre Gasly – 1
Ser companheiro de equipa de Max Verstappen não é fácil. Já muitos o disseram, incluído Christian Horner e Helmut Marko, e este resultado deixa-o transparecer na perfeição. Não fosse o mau resultado no Canadá, e Verstappen teria um resultado perfeito de 10×0 sobre Pierre Gasly. No entanto o francês mostrou-se, em Silverstone, pronto para a luta na segunda metade da temporada, e até já referiu que não lhe foram dadas condições iguais às do colega, que, segundo o francês contava com um modo ‘superior’ no motor. Depois de termos visto um Gasly diferente para melhor em Inglaterra, será curioso ver como será daqui para a frente…

McLaren
Lando Norris – 7
Carlos Sainz Jr. – 3
Surpreendente este resultado? Sim, o rookie tem mostrado o seu domínio nas qualificações, sobre o espanhol que já conta com alguns anos de experiência. No entanto, Lando Norris não tem terminado muitas vezes à frente do seu companheiro nas corridas, podendo até queixar-se de algum azar. Porque tem problemas com o carro ou porque entra o Safety Car, Lando Norris não tem conseguido traduzir em pontos os resultados na qualificação.
Mais experiente, Carlos Sainz, pelo contrário, tem assinado recuperações incríveis de lugares bem cá para trás, até aos pontos. Através dos dois pilotos a McLaren tem demonstrado a sua ‘saúde’ e já renovou com ambos para 2020.

Renault
Daniel Ricciardo – 8
Nico Hülkenberg – 2
Como seria de esperar, Daniel Ricciardo tem demonstrado as suas qualidades de piloto, na Renault. O australiano tem dominado o seu colega alemão, que parece estar uns furos abaixo, quer nas qualificações, mas um pouco menos nas corridas, onde somou apenas 17 pontos, contra os 22 do colega. ‘Hulk’ tem sido apontado à saída no final deste ano, e a continuar assim, este rumor pode bem ser verdade, mas a verdade é que é a equipa .

Alfa Romeo Racing
Kimi Räikkönen – 5
Antonio Giovinazzi – 5
Na Alfa Romeo, e no que toca às qualificações, as contas estão equilibradas. No entanto, de notar que o finlandês foi obrigado a começar do pitlane no Azerbaijão devido a problemas com o monolugar. De notar a fantástica recuperação de Antonio Giovinazzi, que nas últimas cinco corridas, começou na frente do companheiro em quatro. Mas em corrida a experiência dita muito, e resta ao italiano marcar mais pontos para se aproximar do finlandês. Kimi já fez 25 pontos este ano, contra apenas um do italiano. A idade é um posto…

Racing Point
Sergio Pérez – 10
Lance Stroll – 0
O estranho caso da Racing Point… podia ser um filme, mas é a realidade. Sergio Pérez tem demonstrado a sua superioridade avassaladora sobre o seu colega durante todo ano, quer nas qualificações, quer nas corridas, onde terminou na frente do canadiano em sete das dez provas realizadas até agora. Porém, quem tem sido apontado à saída tem sido o mexicano, que não é filho de um bilionário, nem financia a equipa…

Scuderia Toro Rosso
Daniil Kvyat – 5
Alexander Albon – 5
Na equipa junior da Red Bull, as contas também estão equilibradas. Daniil Kvyat e Alexander Albon têm dividido protagonismo. Entre a China e o Canadá, Daniil Kvyat fez cinco de seguida, no entanto, nos últimos três Grandes Prémios foi Alexander Albon a ficar na frente do russo. O equilíbrio será para manter até final do ano, pois ambos estão a fazer uma boa época, dentro daquilo que são as limitações dos seus monolugares.

Haas
Kevin Magnussen – 7
Romain Grosjean – 3
O desnível das contas apenas confirma o que se vê em pista. Apesar da equipa passar por um mau bocado, tem sido Romain Grosjean o elemento a menos da dupla. Kevin Magnussen já conseguiu 14 pontos esta época, e o francês apenas dois, o que demonstra a sua falta de inspiração este ano. Há quem diga que não vai terminar este ano…

Williams
George Russell – 10
Robert Kubica – 0
Os rookies deste ano são rápidos, e George Russell é mais um exemplo disso. Apesar de não conseguir nenhum ponto durante todo o ano, o piloto britânico tem sido um sinal de esperança dentro da equipa. O jovem tem conseguido lutar no final do pelotão contra Haas e Toro Rosso e no último GP, no seu país, alcançou a melhor classificação desta época (14º). Já Robert Kubica não tem saído do último lugar, que parece cada vez mais

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
garantia4
Membro
garantia4

NO Canada ficou 6 a 1 a favor do Sebas ( pois, ele está muito mau este ano né?). Então, será q este desaprendeu a pilotar a prtir de França? Ou foi o Carlitos q magicament mudou dum dia para o outro?
6-4 Ham- Bo77as!!! Onde é q o Schumi ou o Peninha permitiam isto aos colegas de time??

garantia4
Membro
garantia4

ihihihih

ttps://uploads.disquscdn.com/images/746c07aacb3c1e380cf26c2522b498c4d105091d71267a9a5021e4cc478abf6d.jpg

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Como se a Ferrari fosse conhecida por dar oportunidades iguais aos seus segundos pilotos… lol Então na era do Schumacher onde o Barrichello tinha de encostar ou deixar passar. Só não tinha de dar o monolugar dele ao Schumi caso este tivesse um problema porque não era permitido.

últimas F1
últimas Autosport