F1: Christian Horner quer discutir o fim das ‘barbatanas’ de tubarão

Por a 7 Março 2017 13:29

Christian Horner quer que as equipas discutam o fim das polémicas ‘barbatanas’ de tubarão características dos novos monolugares de F1 antes que a época comece. Estes apêndices aerodinâmicos integrados no capot do motor são uma consequência dos regulamentos técnicos vigentes esta temporada, pois permitem a canalização de ar para as ‘asas’ traseiras dos carros ao mesmo tempo que permitem uma maior estabilidade. E para além das incaraterísticas ‘barbatanas’ as equipas ainda montaram umas pequenas ‘T-wing’, pequenas asas para melhorar ainda mais o desempenho aerodinâmico naquela área dos carros.

As ‘barbatanas’ de tubarão são inestéticas, já o admitiu Ross Brawn, que também considerou a hipótese de as banir proximamente mas não apressadamente. Agora Horner revelou que as equipas avisaram a FIA sobre o ‘buraco’ no regulamento que permitiu o aparecimento dos dispositivos aerodinâmicos, mas que ainda há tempo para reverter a situação antes do arranque da época na Austrália. “Os carros na pista parecem ótimos, os pilotos estão a passar tempos difíceis e a única deceção tem a ver com as ‘barbatanas’ de turbarão, pois seria bom livrar-nos delas. Talvez ainda haja tempo para resolver isto, porque seria uma pena se fosse objeto de detração por via da estética dos carros”, afirmou o diretor da Red Bull Racing.

Horner refere no entanto que considera que os novos monolugares um grande passo em frente, pois vão ser mais rápidos e os pilotos não têm dado um ‘feedback’ negativo quando seguem perto de outro carro à frente, não tendo assim um efeito negativo na competitividade. Algumas equipas estado relutantes em renunciar a algumas vantagens, mas o diretor da Red Bull Racing afirma que é importante ter em conta o interesse desportivo da F1. “Temos que ter uma abordagem sensata. Todos os projetistas em todas as equipas – os nossos incluídos – vão certamente argumentar que tudo é necessário, mas é preciso olhar para toda a perspetiva deste desporto e à estética dos F1, que deve ser a mais acertada”, refere ainda Christian Horner.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
admiradordef1
admiradordef1
7 anos atrás

Parece que afinal não é só a Ferrari que pede esclarecimentos ou tenta proibir coisas parece que a Red Bull também mas neste caso não há mal porque estes é para o bem do desporto a Ferrari e porque manda nisto tudo.
Mas agora comentando mais concretamente a notícia será que querem banir porque não estão a conseguir tirar tanto proveito delas como outras equipas? E não é a única coisa que eles querem esclarecimentos eles também pediram esclarecimentos acerca do suposto uso do óleo no motor Mercedes para ter melhor performance.

kiotto_9
kiotto_9
7 anos atrás

Cheira-me que este anda com tanta pressão por causa da barbatana porque o RB não se adequa com ela. Não me venham com a estética e essas coisas. Porque se ligassem a isso, voltavam com os V10/V8

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado