F1: Carlos Sainz pede firmeza à FIA na questão das mudanças para 2027

Por a 29 Maio 2026 16:43

Carlos Sainz, na qualidade de presidente da Associação de Pilotos de Grande Prémio (GPDA), apelou à FIA para que imponha com firmeza as alterações propostas para as unidades motrizes de 2027, numa altura em que as negociações entre equipas e fabricantes ameaçam colapsar por razões políticas. O piloto espanhol da Williams pediu aos reguladores a agirem com determinação, independentemente das resistências internas.

As alterações atualmente em debate para 2027 preveem uma maior ênfase na combustão interna, resultando numa divisão 60/40 de potência a favor do motor de combustão, contra os 50/50 das unidades atuais, mas a Audi e a Ferrari estarão a resistir a essas mudanças.

Sainz defendeu que, se as alterações são benéficas para o desporto e para o espetáculo, os responsáveis devem ter a coragem de as impor, mesmo face à oposição de alguns fabricantes. O piloto reconheceu que pouco mais pode ser feito para melhorar as unidades motrizes durante a presente época, mas manifestou-se otimista quanto ao impacto que as mudanças propostas para 2027 poderão ter. A urgência da decisão é real: quanto mais tempo as negociações se prolongarem, menor será a margem para os fabricantes desenvolverem e homologarem os novos motores a tempo.

“Existe a Comissão onde as equipas têm voto, e suponho que é aí que eu estava a dizer à FIA e à FOM para avançar com isso e manter o compromisso” disse Carlos Sainz, na qualidade de presidente da GPDA. “Porque se disserem que deve ser assim, tenho a certeza de que as equipas que se estão a queixar ou que talvez não estejam totalmente alinhadas não terão outra opção senão fazê-lo.

“Obviamente, todos precisam de concordar, mas, ao mesmo tempo, se for para o bem do desporto, para o bem das corridas e do espetáculo, sou um grande defensor de que os responsáveis assumam uma abordagem muito firme e uma posição forte.”

“Penso que existe margem e espaço para melhorar este motor e estes regulamentos com o que está a ser proposto para o próximo ano. Não acho que possamos fazer muito mais este ano, e da minha parte, decidi talvez parar de me queixar, porque é claro que este ano não é ideal e nunca o vai ser. Mas estou muito esperançoso em relação ao próximo ano e ao quanto pode mudar.”

Foto: MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1