F1: Bottas parou fora do sítio e o mecânico meteu a ‘pistola’ mal…

Por a 27 Maio 2021 16:20

Na Fórmula 1 tudo é tão intenso e preciso que um simples pormenor pode ter consequências devastadoras numa corrida. O estratega chefe da Mercedes, James Vowles, revelou que o problema com a porca das rodas que causou o abandono de Valtteri Bottas no Mónaco se deveu ao facto da ‘pistola’ ter sido aplicada no ângulo errado.

E porquê? Porque Bottas parou o carro uns centímetros atrás de onde devia. Num contexto em que tudo está super treinados e a ‘orquestra’ afinada, essa ‘nota’ fora de ritmo foi suficiente para a ‘pistola’ não entrar como devia, com as consequências que se conhecem: “Se foi um erro humano ou uma questão técnica, não importa, precisamos é de encontrar a solução para que não se repita”, disse Bottas: que acrescentou “se for um erro humano, precisamos de apoiar quem o fez, mas precisamos de aprender com isso”, disse. Sim, o mecânico colocou a ‘pistola’ a um ângulo errado, mas foi o segundo erro depois de Bottas parar fora do sítio. E assim se perdeu um potencial lugar no pódio: “O facto da ‘pistola’ ter sido colocada num ângulo, como resultado disso, em vez de distribuir a carga por toda a porca, fê-lo através duma pequena secção e isso rasgou o metal e tornou impossível tirar a porca”, disse o Chefe de Estratégia da Mercedes, James Vowles. A equipa só conseguiu retirar a porca em Brackley.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Pergunto: o “pistoleiro” não podia ter recuado esses centímetros? Os outros três devem tê-lo feito, já que só aquela roda deu problemas. Quando se quer fazer tudo muito depressa, os erros acontecem.

opassac
opassac
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Marc Priestley (um ex-mec da mclaren) referiu e explicou exatamente esse ponto num podcast… Se o Bottas tivesse errado por muito, a tendência natural seria o mecânico reposicionar-se, deslocar todo o corpo para junto da nova posição da roda. Como a roda ficou próxima do mecânico mas não junto ao ponto esperado, o mec, natural e instintivamente, apenas rodou o torso/braços alterando o angulo de ataque da pistola e potenciando o que aconteceu…

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Ah bom, bem me queria parecer que a culpa foi do Bottas…
Este artigo, pela sua estupidez, só confirma como foi bem fundada a minha decisão de vir menos vezes aqui e abster-me de comentar. Contudo, mais estúpido ainda é o artigo anterior, cujo único objectivo é o de atrair comentários execráveis de gente pequenina à custa de Helmut Marko, um homem mais importante para o automobilismo mundial que a redacção deste pasquim e comentaristas acéfalos todos juntos.
Ganhem juízo!

Donadel
Donadel
Reply to  831ABO
2 anos atrás

???

Quando se quer criticar, se faz por tudo e por nada!

Isso não é um artigo de opinião! É praticamente um resumo do vídeo publicado pela Mercedes a explicar o que se passou!

garantia4
garantia4
Reply to  Donadel
2 anos atrás

Pois. Só é pena é terem-se “esquecido” nesse vídeo que o Pinóquio Wolff disse “logo a correr”no domingo – para que não houvesse dúvidas- que o mecânico não era o culpado. E dá-se o caso de muitos milhares de pessoas o terem ouvido.

Last edited 2 anos atrás by jo baue
831ABO
831ABO
Reply to  Donadel
2 anos atrás

Quem escreveu o artigo olhou para a fotografia, leu a entrevista com o James Vowles e somou 2+2. Claro que deu 5. Basta ver a fotografia com atenção para perceber que o eixo dianteiro do carro do Bottas – o eixo da roda que não saiu – está perfeitamente alinhado com as marcas no piso. Aliás, é fácil entender que a distância entre eixos do Mercedes é maior do que as marcações, já que o eixo traseiro está claramente desalinhado. Essa do erro do piloto foi uma extrapolação estúpida sem qualquer sustentação com a realidade dos factos. E foi também… Ler mais »

alexname
alexname
Reply to  831ABO
2 anos atrás

100% de acordo. Nunca mais me esqueço dum artigo assinado por JLA e que no fim trazia uma assinatura diferente. Devia ser um heterónimo, já que a grande vedeta da escrita no Autosport nem se deu ao trabalho de corrigir!

Jgleal
Jgleal
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Não entendo como os comentários deste membro podem recolher tantos votos negativos.

Last edited 2 anos atrás by Jgleal
917/30
Reply to  Jgleal
2 anos atrás

Karma…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Podes dizer o que quiseres, Helmut Marko continua a ser lixo.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Essa do Helmut Marko não me convence. Não gosto nada da postura desse Sr. por muito importante que seja. Já os seus comentários fazem falta caro 831ABO. Espero que volte ao nosso convívio 😉

917/30
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Da parte que me toca os comentários dele fazem tanta falta como uma viola num enterro… lol

917/30
2 anos atrás

Só faltou dizer que na próxima vez que parar o carro uns centímetros fora do sítio (omfg) obrigam o finlandês a mudar os quatro pneus, e é se quiser pneus novos…lol

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Pronto agora o Bottas também tem a culpa de tudo!
Um destes dias ainda vou ler um artigo a culpá-lo pela pandemia…
Se calhar já chega não?

Pity
Pity
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

É como na guerra, há as causas próximas e as causas remotas. Neste caso, a causa remota foi o Bottas e a causa próxima foi o mecânico. Deu tudo errado, aconteceu, pronto.
Apesar do Toto se ter apressado a culpar o Bottas, eu vejo a explicação da Mercedes, apenas por aquilo que é: uma explicação do porquê daquilo ter acontecido, sem culpabilizar ninguém. Aliás, a Mercedes costuma fazer um vídeo após cada corrida explicando os acontecimentos da mesma, sejam bons ou maus, e eu gostaria que mais equipas o fizessem.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Digamos que nem da COVID se pode culpar o Valteri Bottas, dado que é demasiado fechado para tal coisa. Escolheria outros pilotos mais fanfarrões… e que gostam de falar demais… às vezes dizer asneiras até…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Em dezenas de paragens por GP. É talvez milhares por época,todos os pilotos para exactamente no centímetro certo. Alguns pilotos de topo param até ao milímetro.

Este bottas claramente é um piloto fraquinho que nem sabe parar nas boxes.

alexname
alexname
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Comentário palerma!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  alexname
2 anos atrás

Palerma é quem acredita nestas teorias idiotas.

Tal como que so em. UK conseguiram desapertar quando qualquer mecânico professional ou amador tratavam do assunto logo ali.

Sei de fonte segura onde no mundo do nascar andam todos os mecânicos a rir com esta palhaçada.

Augustin
2 anos atrás

Imagino se Toto fosse chefe da HAAS naquele episódio em Melbourne.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A parte gira é que se esta mesma razão fosse dada numa falha numa paragem de Hamilton, este fórum estaria cheio de comentários a concordar com a Mercedes. hahahaha

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Vê lá se largas a pilinha do Hamilton um bocadinho. Qualquer dia engasgas-te. Isso já não é fanboyísmo, é fangayismo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado