F1, Antevisão da Época 2025: Haas

Por a 11 Março 2025 12:15

A Haas vai para a segunda temporada desta nova era na equipa americana, sob o comando de Ayao Komatsu. Depois de um primeiro ano promissor, este segundo ano deverá ser um pouco mais difícil, tendo em conta as decisões que terão de ser tomadas no desenvolvimento do atual monolugar e do de 2026.

A Haas vai para a décima temporada na F1. Dez temporadas em que a equipa já passou por fases francamente positivas, especialmente no começo da sua história e com um passado recente mais cinzento. Os primeiros anos foram marcados pela liderança de Gunther Steiner que saiu da equipa no final de 2023, em choque com o patrão da equipa, Gene Haas. Entrou Ayao Komatsu e a equipa parece ter dados passos positivos. Isso notou-se na performance da equipa em 2024, nas parcerias que conseguiu criar, em especial com a Toyota (que pode ser uma porta muito importante para o futuro da estrutura), e pelo trabalho desenvolvido ao longo da temporada.

A Haas terminou 2024 em sétimo lugar, o melhor resultado desde 2019 e o segundo melhor resultado de sempre. Uma excelente época de estreia de Komatsu ao leme da equipa, algo que poderá ser mais difícil de reproduzir em 2025.

O fator mais importante nesta temporada, que vai afetar todas as equipas, mas, em especial, as mais afastadas dos primeiros lugres, é proximidade de 2026. A chegada de uma nova era exige trabalho e foco. A Haas, como estrutura mais pequena que é, não pode perder tempo a desenvolver o carro de 2025, quando tem uma janela de oportunidade para dar um salto qualitativo em 2026. Logo por aí, as expetativas são mais baixas. Depois, a Haas é uma das duas equipas que tem um alinhamento completamente novo de pilotos, o que exige sempre algum tempo de adaptação, quer dos pilotos, quer das equipas.

Assim, 2025 deverá ser um ano com as expetativas revistas em baixa para a Haas, olhando também para o que foi a prestação da equipa nos testes, com alguns problemas de fiabilidade. Espera-se uma época 2025 muito renhida, pelo que deverão surgir oportunidades para as equipas da segunda metade da tabela, mas será também mais difícil marcar pontos com regularidade.

Os Pilotos

Duas caras novas em 2025 para a Haas. Uma delas já com (muito pouca) experiência de F1, com duas corridas feitas pela equipa. Oliver Bearman é ainda estreante, pois as três corridas que fez (duas pela Haas, uma pela Ferrari) apenas serviram para confirmar o potencial do jovem piloto e não para lhe dar uma real amostra do que é a competição na F1. No entanto, as primeiras indicações foram muito positivas, com o jovem britânico a convencer a Ferrari a trabalhar para a sua entrada na F1, pela porta da Haas.

É um jovem talento que se quer mostrar, numa estrutura que não permitiu estreias muito positivas aos rookies que recebeu. No entanto, os tempos são diferentes e as lideranças também. Terá 2025 para se ambientar às exigências do Grande Circo num equipa onde a pressão é menor.

Esteban Ocon é a nova estrela da equipa. Depois da saída de Nico Hülkenberg e da dispensa de Kevin Magnussen, a equipa precisava de um piloto experiente e Esteban Ocon parece uma aposta acertada. A caminho da sua nona época na F1, Ocon conhece a realidade das equipas de meio de tabela e chega depois de uma passagem relativamente bem sucedida pela Alpine. Ocon não é um nome entusiasmante, mas é certamente um piloto capaz de levar a equipa aos seus objetivos.

O que fez a Haas nos testes?

A Haas não surpreendeu nos testes de 2025. Voltou a tentar apostar em muitas voltas completadas, sem grande foco na performance, mas os problemas de fiabilidade roubaram valioso tempo de pista. Também a fragilidade da carroçaria do monolugar deu que pensar aos engenheiros, que viram o carro despir-se em pista por duas vezes. O otimismo para esta época deverá ser menor do que o sentido em 2024 por esta altura, mas com o foco em 2026, não deveremos ver a Haas a despender muito tempo a fazer evoluir o carro deste ano.

Os números da equipa

  • GP – 190
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Poles – 1
  • Melhores voltas – 3
  • Campeonatos do mundo de construtores – 0
  • Campeonats do mundo de pilotos – 0

Oliver Bearman

  • GP – 3
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 7
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 18º no Campeonato do mundo

Esteban Ocon

  • GP – 156
  • Vitórias – 1
  • Pódios – 4
  • Pontos – 445
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 1
  • Melhor resultados – 8º no Campeonato do mundo

Fotos: Philippe Nanchino /MPSA e oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 mês atrás

Estes sim são a maior dupla da F1 (ambos com quase 1.90m). lol

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado