F1, Antevisão da Época 2025: Alpine

Por a 11 Março 2025 13:45

Se há equipa que tem sofrido com um desnorte quase constante e com uma falta de estabilidade gritante é a Alpine. Desde o regresso da Renault, passando pela transformação para a Alpine que a equipa francesa procura a fórmula do sucesso, sem a encontrar. 2025 não será um ano de revolução, mas pode ser um ano de acalmia antes da chegada dos novos regulamentos.

A história da Alpine (e anteriormente da Renault) é feita de avanços e recuos, de reestruturações consecutivas, de promessas não cumpridas e de um desperdício de potencial técnico e humano. A Renault regressou em 2016, pronta para reeditar os sucessos do passado, mas nunca teve uma base sólida para o fazer.

As mudanças na liderança do projeto chegaram a acontecer a um ritmo alucinante e a desconfiança esteve sempre presente. Luca de Meo, CEO da Renault, sentiu necessidade de se envolver pessoalmente no projeto, mas mesmo assim os resultados não melhoraram. Os únicos ensinamentos que vieram dos lados de Enston e de Viry-Châtillon apenas mostravam como não gerir uma equipa de F1.

Em 2025 o cenário mudou completamente, Luca de Meo deu um murro na mesa e reformulou o projeto (mais uma vez), terminando com o fornecimento próprio das unidades motrizes. Basicamente, deixou de ser uma equipa oficial para ser uma equipa privada, associada a uma marca que precisa de se mostrar ao mundo e tem na F1 a montra perfeita. Em vez de unidades Motrizes Renault, terá em 2026 unidades Mercedes, o investimento vai ser reduzido e a abordagem vai ser mais realista. Para gerir esta mudança, mais um nome forte. Flavio Briatore.

O polémico italiano, apesar de ter o seu nome para sempre associado a um dos escândalos mais vergonhosos da F1, é ainda muito respeitado dentro do paddock da F1. É um homem com muita influência, muito poder e que normalmente é bem-sucedido. Luca de Meo abriu a porta ao regresso de Briatore. Se por um lado é o regresso do homem que esteve à cabeça do escândalo que manchou a presença da Renault na F1, é também o regresso de alguém que tem as ferramentas e a mentalidade para levar o projeto a bom porto.

2025 deverá servir apenas para uma despedida digna das unidades motrizes Renault. A era híbrida não sorriu à marca francesa, mas os homens e mulheres de Viry merece uma despedida digna, pelo seu trabalho e história na F1. O projeto está forçosamente focado em 2026 e na mudança regulamentar. Mas as primeiras indicações dos testes mostraram que a Alpine pode ter um 2025 decente.

Os pilotos

Do lado dos pilotos, a estabilidade está garantida com Pierre Gasly. Aliás, o problema nunca esteve neste departamento, com a equipa a ter sempre bons valores ao volante dos seus monolugares. Gasly mantém-se na equipa, ele que tem sido dos melhores da grelha, com Esteban Ocon a chegar ao fim do seu percurso na equipa. E é aqui que poderá haver mais um foco de instabilidade.

Jack Doohan, produto da academia Alpine, foi o escolhido para ser colega de Gasly, mas os seus primeiros dias na equipa têm sido conturbados. Pouco depois de ser contratado, Briatore entrou na estrutura, já vinha encantado com o potencial de Franco Colapinto, que acabou por contratar como terceiro piloto. Doohan ficou logo pressionado por um piloto que agrada ao novo chefe. Há quem diga que o australiano está a prazo. Certamente um dos pilotos com tarefa mais ingrata e certamente o estreante com a missão mais espinhosa pela frente.

O que fez a Alpine nos testes?

A Alpine foi das equipas que deixou boas impressões nos testes. A equipa foi muito mais competitiva do que por esta altura no ano passado, com um carro incomparavelmente mais rápido. Terá sido das equipas que mais evoluiu face ao arranque de 2024 e parece ser uma das estruturas em luta por um lugar no top 5. É uma das equipas que pode dar que falar neste arranque de época. Não vai lutar por vitórias regularmente. Mas parece ter potencial para colecionar bons resultados.

Os números da equipa

  • GP – 90
  • Vitórias – 1
  • Pódios – 0
  • Poles – 9
  • Melhores voltas – 1
  • Campeonatos do mundo de construtores – 0
  • Campeonatos do mundo de pilotos – 0

Pierre Gasly

  • GP – 153
  • Vitórias – 1
  • Pódios – 5
  • Pontos – 436
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 3
  • Melhor resultados – 7º no Campeonato do mundo

Jack Doohan

  • GP – 1
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 0
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 24º no Campeonato do mundo

Fotos: Philippe Nanchino /MPSA e oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado