F1: Alpine foi surpreendida com a ida de Alonso para a Aston Martin

Por a 2 Agosto 2022 12:00

O início da pausa de verão ficou marcado pelo anúncio surpreendente da ida de Fernando Alonso para a Aston Martin na próxima época. O piloto espanhol vai pilotar pela equipa sediada em Silverstone, numa movimentação considerada improvável há poucos dias. O espanto foi geral e a Alpine também terá sido surpreendida.

Segundo os relatos do jornalista Adam Cooper, Otmar Szafnauer confirmou que a equipa foi surpreendida com o anúncio e que a última vez que falou com Alonso, no domingo depois da corrida da Hungria, estava convencido de que o espanhol iria ficar na equipa. Os motivos da saída de Alonso não são claros, mas terá sido o desacordo entre a duração do novo contrato a despoletar a mudança de rumo de Alonso. O piloto queria 2 anos de contrato, mas a Alpine estava apenas disposta a oferecer-lhe apenas um, olhando para Oscar Piastri como opção para o futuro.

“Foi a primeira confirmação que tive”, disse Szafnauer, quando questionado pelo Autosport.com sobre como descobriu que Alonso tinha feito um acordo com Aston Martin. “Obviamente, quando estamos no paddock, há todo o tipo de rumores e eu tinha ouvido rumores de que a Aston estava interessada. Quando se ouve que eles estão interessados, há provavelmente discussões que tiveram lugar e há outros indícios de que as discussões tiveram lugar, como sair da mesma motorhome ao mesmo tempo, todo esse tipo de coisas, que eu vi. Mas eu estava confiante que, mesmo com as discussões, e não há nada de errado em explorar, estávamos muito perto [de assinar com Alonso]. Portanto, sim, a primeira confirmação que tive foi o comunicado de imprensa. Fiz a pergunta [ao Alonso]. E ele disse-me: ‘Não, não, não assinei nada’. Por isso, fiquei um pouco surpreendido. Não voltei a falar com ele.”

“Havia apenas alguns pequenos pontos que se destacaram, uma vez que ele disse que o seu advogado voltaria a falar connosco. Eu acreditava ser esse o caso. E depois, antes de ele partir, confirmei com ele que assinaríamos em breve. E ele disse: ´Sim, não te preocupes, não assinei com mais ninguém´.

Szafnauer acrescentou: “Oferecemos um acordo de um mais um [ano]. E discutimos isso com Fernando: ´se no próximo ano, nesta altura, estiveres ao mesmo nível, é claro que te mantemos´. Mas penso que ele queria mais certezas independentemente do desempenho.”

Com a saída de Alonso para a Aston Martin em 2023, a entrada de Oscar Piastri fica assim tremendamente facilitada, mas há a questão McLaren. Segundo Adam Cooper, poderão surgir complicações legais, pois Mark Webber, agente de Piastri, terá um acordo com a McLaren. A Alpine acredita que o jovem está contratualmente obrigado a correr pela equipa em 2023, mas a confirmar-se o acordo entre o piloto e a McLaren, poderão surgir algumas complicações. Para já, a pausa de verão começa muito quente. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado