F1: Ainda não foram confirmadas as alterações ao formato Sprint para 2024

Por a 12 Janeiro 2024 17:15

Ficou decidido em Comissão de F1 a necessidade de atualização do formato Sprint por parte do promotor da Fórmula 1, que recebeu o apoio deste órgão para que isso aconteça e que possa ocorrer já na próxima temporada. Sobre este tema, as equipas pediram que as alterações tenham em consideração o interesse dos fãs da disciplina, propondo ainda que exista um plano a longo prazo, sem modificações frequentes como tem vindo a acontecer. No entanto, os carros fazem-se à pista no Barém para os testes no dia 21 do próximo mês e as alterações ao formato Sprint ainda não foram anunciadas pela Fórmula 1. 

Sabemos que a primeira corrida Sprint realiza-se na China, que regressa ao calendário da Fórmula 1 com a estreia deste formato no circuito de Xangai, em abril, mas não há ainda a oficialização das alterações que foram avançadas por Toto Wolff durante o Grande Prémio de São Paulo do ano passado. O responsável da Mercedes deu a saber que o plano passaria por passar o Sprint Shootout para as tardes de sexta-feira, enquanto a corrida Sprint tinha início na manhã de sábado e a qualificação para o Grande Prémio à tarde, no mesmo horário que as rondas sem este formato. Ainda assim, a falta de confirmação indica que esta proposta não reúne consenso. 

Uma outra proposta, que recebeu publicamente o apoio de Zak Brown da McLaren, é inverter a grelha de partida, tentando que haja mais ultrapassagens e mais ação em pista na corrida de 100km que antecede o Grande Prémio. Por seu turno, George Russell, que competiu nas fórmulas juniores com grelhas invertidas, duvida que isso funcione. Há gostos e opiniões para tudo, como se percebe, e por isso, deverá ser difícil alcançar um consenso em redor do tópico em análise. 

Pensava-se que em dezembro poderiam existir mais certezas quanto ao rumo que o formato Sprint tomaria na sua terceira temporada de existência, mas só nas próximas semanas é que as diversas comissões da FIA. Segue-se uma reunião não presencial dos chefes de equipa, quando o plano mais concreto deverá ter passado pelo escrutínio da entidade que regula a competição mundial e depois a aprovação em Conselho Mundial. Todo o processo deverá estar terminado pouco antes das primeiras apresentações dos projetos das equipas para a temporada de 2024, a tempo dos promotores locais começarem a trabalhar no formato.

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