F1: “A situação da Renault é grave…”, diz ministro da economia e finanças francês

Por a 23 Maio 2020 16:48

O futuro da Renault na Fórmula 1 é cada vez mais incerto. Já se sabe que a marca francesa não está em boas condições financeiras. Agora, o ministro da economia e finanças francês, Bruno Le Maire, admite que a empresa poderá “desaparecer”.

A Renault encontra-se numa situação muito má, tendo visto as suas fábricas e rede de vendas paralisadas pela crise do coronavírus (COVID-19) e pelos confinamentos obrigatórios, nomeadamente na Europa, o que provocou uma queda de 76,3% do mercado do automóvel novo em abril. O grupo já se encontrava enfraquecido após o ano de 2019 ter dado prejuízos.

À rádio Europe 1, Le Maire admitiu que: “A Renault pode desaparecer, os grandes fabricantes industriais podem desaparecer, temos de estar lúcidos. Nunca escondi a gravidade da crise e não escondo a gravidade da situação da Renault”.

Neste momento, o governo está em conversações com o fabricante para viabilizar, ou não, um empréstimo de cerca de 5 mil milhões de euros, algo que o ministro da economia e finanças francês ainda não assinou, pois pretende perceber a estratégia da Renault.

“Só vamos assinar quando soubermos a estratégia da Renault. Queremos uma Renault mais produtiva e que produza mais veículos elétricos em França”.

Na Fórmula 1, a Renault não tem mostrado grandes resultados. Desde a introdução da era híbrida, em 2014, venceu apenas 12 das 121 corridas realizadas (9.9%), sendo que o melhor que conseguiu foi ser a ‘melhor do segundo pelotão’ em 2018, com o quarto lugar no Campeonato de Construtores.

Enquanto a Red Bull e o Toro Rosso (atual AlphaTauri) utilizavam motores Renault, ambas as equipas mudaram para motores Honda. Neste momento, a McLaren utiliza as unidades francesas, mas para 2021 muda para a Mercedes, deixando a Renault apenas a fornecer a sua própria equipa.

8
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Frenando_Afondo™
Membro
Frenando_Afondo™

Pois então não tratem de injectar só capital e esperar que seja salva. Têm de reestruturar o negócio para que seja mais sustentável financeiramente. Hoje em dia ouço muito “entrepreneur” a usar a expressão “too big to fail”, e noto que muito empresário tem a mania que quando a empresa gera milhões ou biliões, está safa de qualquer crise. E que o crescimento é infinito e que então podem investir (e distribuir dividendos aos investidores) à maluca porque o mercado sempre os salvará. Está na hora de mudar de paradigma, esta crise de saúde pública e a crise financeira que… Ler mais »

pedro_speed
Membro
pedro_speed

Ora aqui está a razão pela qual o Ricciardo decidiu “pôr-se ao fresco”!

Scuderia Fast Turtle
Membro
Scuderia Fast Turtle

E prontos a Renault já tem um bom motivo para sair da F1 sem ser pela falta de bons resultados. Daqui a dez anos volta.

jem
Membro
jem

Efetivamente o problema vem de trás e não existia. O que se passou? Desde que o Carlos saiu a empresa afundou. Ou o que existia era falso? É isso que também é preciso perceber. Que está toda a gente desesperada é verdade; há montes de concessionários em França a venderem os carros (todos) com 50% de desconto. Quem vai cobrir esse prejuízo? São milhares de carros.

Lisboa
Membro
Lisboa

Este tipo de discurso ministerial, surge sempre antes de uma injecção enorme de capital publico em empresas privadas.

O senhor ministro, está apenas a alarmar a população com este tipo de discurso sobre o desaparecimento (julgo eu da maior empresa francesa), para “amanhã” injectar 2/3 mil milhões de euros com o argumento de estar a salvar milhares de postos de trabalho (que está). A Alemanha acabou de o fazer com a Lufthansa.

O nosso ministro é que decidiu injectar dinheiro publico no Novo Banco sem, literalmente, avisar alguém.

Scuderia Fast Turtle
Membro
Scuderia Fast Turtle

Sem avisar ninguem??

Foi falado em conselho de ministros e todos sabiam. O presidente também.

Mas fica melhor virem depois pa tv dizer que nao sabiam de nada.
Afinal perderiam votos se fosse o contrário.

O marcelo entao elogia toda a gente para todos votarem nele.deve querer bater o record do mais votado.
Nunca vi um presidente perder tanto tempo em elogios…

mjba-amorimgmail-com
Membro
mjba-amorimgmail-com

que fale com o Costa ele resolve!!!! como fiz com o novo banco ,5 mil milhoes são uns trocos.

jgleal1
Membro
jgleal1

Ui, agora vamos discutir política no AS.

últimas F1
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.