F1: 2018, uma montanha russa de emoções

Por a 23 Julho 2018 10:59

2018  ameaça seriamente ficar na história da F1, como um dos anos mais emocionantes dos últimos tempos e certamente o melhor desta era turbo-híbrida. O drama, a indefinição do vencedor e as mudanças surpreendentes quando o vencedor parece finalmente estar encontrado, têm sido uma constante. Hockenheim pode ter recebido a F1 pela última vez, mas a época 2018 vai ficar definitivamente marcada pela passagem na Alemanha.

O fim de semana começou com a Ferrari a exibir mais um conjunto de melhorias interessantes. A Scuderia não está para brincadeiras e tem implementado um programa de melhorias agressivo e os resultados estão à vista, com o carro mais rápido do grid. Mas os primeiros treinos não mostraram isso e eram os Red Bull a assumir os primeiros lugares, seguidos dos Mercedes e só depois os Ferrari apareciam. Na sexta o cenário foi este, debaixo de um sol abrasador, mas no sábado a meteorologia mudou radicalmente e o que era uma pista muito quente, que ameaçava ser uma dor de cabeça para os pneus, tornou-se num projecto de piscina. A chuva caiu com força e tornou o TL3 insignificante, onde apenas  nove carros marcaram tempos.

Entretanto já sabíamos que a Williams tinha introduzido uma asa nova e que a Sauber já parou com o desenvolvimento do carro de 2018, passando a apostar em 2019 daqui em diante. Outra das notícias do fim de semana foi a da substituição de Sergio Marchionne,  cujo estado de saúde inspira muitos cuidados.

A Scuderia entrou na qualificação com vontade de mostrar o verdadeiro andamento e na Q1 foram os mais rápidos enquanto Hamilton acabou a sessão a empurrar o carro que desistiu de continuar. Um cenário dramático para o tetra-campeão britânico que via o tetra-campeão germânico com “via verde” para a pole e para uma vitória facilitada. Vettel não desiludiu e fez mesmo a pole, apesar da pressão de Bottas. Claramente mais forte, a Ferrari não facilitou. Vettel eram um homem feliz no final do dia e Hamilton estava resignado e dizia que a pista não era boa para ultrapassagens (já não é a primeira vez que depois de um resultado mau na qualificação Hamilton desvaloriza as suas hipóteses de bons resultados).

Mas na corrida o cenário mudou novamente. Hamilton fez uma prova fantástica e Vettel cometeu um pequeno erro quando liderava, que acabou com o sonho de vencer pela primeira vez na F1 neste traçado. Mais que isso, o erro custou-lhe a liderança que sairia reforçada em caso de vitória. Vettel não costuma fazer este tipo de erros, especialmente quando está na liderança de uma corrida, mas até nisso 2018 está a ser surpreendente. A Ferrari continua a desperdiçar as oportunidades que surgem.

A vitória de Hamilton foi inesperada mas esteve em risco pois uma investigação (demorada) dos comissários, ameaçava, tirar-lhe a suada vitória. Nada aconteceu e o britânico recebeu apenas uma reprimenda.

É a sexta vez que a liderança muda de mãos este ano. Vettel e Hamilton têm quatro vitórias cada, e na poles, o resultado está em 5-4 com vantagem para o alemão. É  o oitavo pódio para o #44, sendo que Vettel tem 6, menos um que Raikkonen (7). Vettel tem 283 voltas na liderança, contra 176 de Hamilton, que é o piloto com mais voltas feitas este ano (668 – 98.67%) à frente de Vettel (661 – 97.64%).

Os fãs ansiavam por uma época emocionante e equilibrada, com boas lutas e muitas surpresas. E como não há fome que não dê em fartura… 2018 tem dado uma dose generosa de todos esses ingredientes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado