E se fossem assim os monolugares no futuro?   

Por a 20 Fevereiro 2016 09:03

Halo, cobertura ou… não há uma fórmula 100 % segura e a FIA tem estado a estudar uma forma de melhorar o capítulo da segurança na Fórmula 1, não desvirtuando a modalidade, mas aumentando a segurança para o piloto.

A proposta do Halo da Mercedes parece aquela que, até ao momento, reúne maior consenso. A Red Bull também já apresentou uma proposta mais ‘reforçada’, de uma cobertura, e agora surgiu esta curiosa imagem (acima), do designer neozelandês Sam McCafferty. No fundo, uma forma de manter a aparência dos atuais monolugares, mas com o piloto a ‘desaparecer’, com o cockpit a ser apresentado de uma maneira que ninguém parece querer, totalmente fechado.

Que lhe parece?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gilhe
Gilhe
8 anos atrás

Primeiro, Parece-me que a Mercedes irá fazer tudo por tudo para…. Manter Hamilton até 2020 🙂

Segundo, nao sou adepto de cockpits fechados. Defendo a segurança, obviamente… mas tal como muitos pilotos defendem, o desporto automovel terá sempre uma componente de risco… e a F1 sempre se destacou por ser o pináculo da tecnologia no Automobilismo… mas também porque tivemos… ao longo de muitos anos… a possibilidade de ver as “cabeças” dos pilotos…. e até 1996, até os ombros viamos.

Concordo com o maximo de proteção possivel, mas investiguem outras areas: fabricantes de capacetes por exemplo…

Magiclonso
Magiclonso
8 anos atrás

Sinceramente, não gosto muito do conceito, mas primeiro que tudo está a segurança dos pilotos e a sua opinião! Acho que deve ser uma decisão deles e de mais ninguém, pois são eles que se sentam no cockpit e tem uma visão perfeita do que se deve ou não fazer! Esteticamente, acho feio, talvez por não estar habituado a ver o cockpit fechado! Abc

Pedro T.
Pedro T.
8 anos atrás

Feio… e dia que deixar de ser “open cockpit racing”, é o dia que deixo de ver F1.

Macedo
Macedo
8 anos atrás

Tem piada dizer que os pilotos é que decidem se vamos ter cockpits fechados ou não. Mas são eles que fazem a Fórmula 1? São eles a parte mais importante, pelo menos? São eles que metem dinheiro a circular na roda da modalidade ao comprarem merchandising, bilhetes, videojogos, DVD’s, jornais/revistas sobre F1 e a darem audiências televisivas? Pois não, são os fãs. Se os fãs se forem embora, não há mais salários milionários para os pilotos, não há mais reconhecimento mundial para as construtoras e, acima de tudo, não há mais Fórmula 1. Posto isto, não tenho dúvidas nenhumas de… Ler mais »

Diogo
Diogo
Reply to  Macedo
8 anos atrás

Eu acho piada quando falam assim. “São os fâs…”. Dizes isso, então eu digo isto. És tu que está a 320km/h sem proteção na cabeça; és tu que arriscas a tua vida para entretenimento de pessoas que muitas vezes só vão lá para ouvir o barulho e nem sabem quem são os pilotos e equipas (estilo portugueses no rally de portugal); és tu que ouves insultos e porcarias sobre quando perdes, mas tornas-te um herói quando vences, para voltares ao mesmo se voltares a perder; és tu que tens aquele pensamento na cabeça se voltarás para casa e ver a… Ler mais »

Luis Sousa
Luis Sousa
Reply to  Diogo
8 anos atrás

Comentário exageradamente triste e politicamanente correcto. No limite vamos meter carris na pista pra não haver despistes…

Diogo
Diogo
Reply to  Luis Sousa
8 anos atrás

Exageradamente triste? Eu chamo a isto realista e factual. Talvez seja um exagero, sim. Mas sabe bem que os cockpits fechados teriam salvo muitos pilotos. Quanto aos carris, eu pessoalmente não gosto de brincar com assuntos sérios, estamos a a falar da vida de pilotos, não da nossa. Nós estamos sentados no sofá sem preocupações enquanto ele andam a 320 km/h para nosso entretenimento. Não compreendo o politicamente correto, eu só penso que devemos zelar pela vida dos pilotos, acho que a isto se chama senso comum e respeito mutuo, mais nada.

Pity
Pity
Reply to  Diogo
8 anos atrás

Gostei da primeira parte do seu comentário, e concordo, mas não quanto a Jules Bianchi. Para este, o fim seria sempre o mesmo, pois o que o matou foi a desaceleração, não o impacto propriamente dito. Melhor dizendo, foi a brusca desaceleração, que fez “chocalhar” o cérebro, causando danos irreparáveis. Com um cockpit fechado, nada mudaria. Surtees e Senna, sim, a esses provavelmente teria salvo a vida, talvez também a Villeneuve.
Isto não significa que eu seja adepta dos cockpits fechados, não sou, preferia que estudassem uma forma de tornar os capacetes mais resistentes.

Diogo
Diogo
Reply to  Pity
8 anos atrás

Como disse, Jules morreu devido ao “chocalhar” do cérebro. Por muito fortes que os capacetes sejam, ele nunca irão impedir o cérebro de se mover durante bruscas desacelerações. Dito isto, os cockpits fechados também não irão impedir isso, mas serão mais um ponto por onde a energia do choque pode ser transmitida e afastada do piloto, tal como acontece com os carros atualmente, que por norma têm barras metálicos à volta do habitáculo para distribuir a energia no caso de um acidente. O estudo de capacetes chegou a um ponto muito difícil de melhorar, dado que já usam o topo… Ler mais »

Macedo
Macedo
Reply to  Diogo
8 anos atrás

O dinheiro acaba por vir dos fãs à mesma. Porque é que os patrocinadores investem tanto dinheiro na Fórmula 1? Porque a Fórmula 1 é um grande veículo para chegar a futuros compradores. Que futuros compradores são esses? Os fãs. Se não houver fãs, não há patrocinadores, pois de nada vale publicitar uma marca se a publicidade não chegar ao enorme público que a F1 tem. Quanto aos cockpits fechados, é simples, é a continuidade da descaraterização da F1. Se com a mudança no som dos motores está a haver a contestação que se tem visto, imagine-se fechando os cockpits.… Ler mais »

Diogo
Diogo
Reply to  Macedo
8 anos atrás

Para mim o espírito da F1 não é ver ou deixar de ver a testa de um piloto, mas sim a tecnologia que está envolvida no desporto. Durante toda a história da F1, esta aplicou a tecnologia que mais evoluía nesse tempo e que mais importância tinha nessa época. Hoje em dia a tecnologia avança no sentido da segurança, e a F1 tem que ir no mesmo sentido. Quantos às rodas fechadas, nunca ninguém falou sobre isso e a F1 já vem um grande avanço para impedir acidentes como o de Surtees ao colocar cabos que seguram as rodas em… Ler mais »

Patuleia
Patuleia
Reply to  Diogo
8 anos atrás

Então porque não simplesmente retirar os pilotos de dentro do carro e retirar os comissários e público dos circuitos?
Já existe tecnologia para isso!

Diogo
Diogo
Reply to  Diogo
8 anos atrás

Patuleia, se quer ser engraçado tem que treinar melhor esse aspeto. Como é óbvio, mas pelos vistos não tem inteligência suficiente para perceber, o meu ponto era evoluir o desporto, mantendo o mesmo nível de competitividade e entusiasmo. Nunca referi que queria transformar a F1 num simulador virtual. Estas ironia estúpidas que alguns tentam fazer só porque não aceitam as opiniões dos outros são nojentas, o povo português é muito fraco nesse aspeto, o que interessa é a sua opinião e se não arranja argumentos para a defender, limita-se a atacar os outros e a tentar ser irónico. Patético.

Magiclonso
Magiclonso
8 anos atrás

Caro Macedo, eu deu minha opinião, e percebo sua perspectiva! Mas deixo lhe está pergunta, quem conhece melhor a sua arte que o próprio artista? Os pilotos tem de ser ouvidos neste tipo de situações, quem melhor que eles para saberem o que é melhor? Abraço

Pity
Pity
Reply to  Magiclonso
8 anos atrás

Se me permite, acrescento que foram os pilotos, os primeiros a lutarem pela melhoria da segurança, nomeadamente, Jackie Stewart, que, penso, foi o primeiro, ou dos primeiros, a iniciar essa luta.

nuz18t
nuz18t
8 anos atrás

Pessoalmente gosto de F1 com cockpit aberto, da maneira que está e sempre foi. Mas compreendo os pilotos e acho que faz todo o sentido tentarem melhorar a seguranca dos carros. Ao mesmo tempo deviam melhorar tambem a performance e ter os F1 a bater records de pistas ano após ano. A F1 está e tem que acompanhar e usar as novas tecnologias, e necessidades, quer se goste ou nao! Perfiro esta opcao do que o halo que a Mercedes apresentou, tao feio, parece a crista de um iate! Para nao falar da visao do piloto com um pilar mesmo… Ler mais »

SNN81
SNN81
8 anos atrás

F1 fechados era como ver o MotoGP nas famosas ape 50…

Super Danilo F1 Page
8 anos atrás

Eu fico em cima do muro sobre o cockpit fechado. Pode melhorar a segurança nas cassetadas, mas como já falaram pode dificultar uma saída rápida do piloto em caso de incêndio. Realmente o carro de fórmula ficaria mais parecido com carros de turismo e assim por diante. Mas quanto ao visual penso que isso é só questão de acostumar.Por mais que as opiniões estejam dívidas, é só questão de tempo para fechar os cockpits. 🙂 Esse conceito da Mercedes até que num é feio, mas ainda eu fico com o desenho que um artista fez da Ferrari faz alguns anos.… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado