Como evolui a questão do teto orçamental na Fórmula 1?

Por a 2 Fevereiro 2019 14:53

A

Red Bull, Mercedes e a Ferrari têm um princípio de acordo quanto à

proposta de introdução de um teto orçamental, mas as notícias que

surgiram recentemente que referem que o assunto está fechado estão

muito longe da verdade: “Basicamente, concordamos com a Ferrari e a

Mercedes em termos de números, mas as outras equipas ainda são

muito críticas. Nada está claro para além de que controlar será

muito difícil. Como é que sabes qual o computador que está a

trabalhar para o construtor e o que está a trabalhar para a Fórmula

1?”, disse Helmut Marko, consultor da Red Bull.

Este

é um assunto que vai continuar a ser complicado de resolver, já que

as equipas com maiores orçamentos não querem descer de um

determinado patamar, e esse patamar ainda fica muito acima do que as

restantes equipas pretendem. Nivelar por cima ou por baixo? Este

equilíbrio vai continuar a ser muito complicado de encontrar.

Curiosamente,

há precisamente 10 anos, este assunto levou a uma medida drástica

da FIA, e a ‘coisa’ esteve complicada. A FIA não quis ceder um

milímetro nos seus planos e a Ferrari foi para tribunal e ameaçou

dizer adeus à F1.

As

reuniões entre a FIA e a FOTA ficavam sempre longe de resolver os

conflitos entre as duas partes e a postura inflexível por parte do

presidente da Federação, na altura Max Mosley, que mantinha

intocado o teto orçamental de 44 milhões de euros (quase dá para

rir, 10 anos depois) esbarrou na insistência das equipas, que

clamavam em uníssono que esse não era um valor realista.

Na

altura, uma equipa como a Force India tinha 270 pessoas ao seu

serviço com uma folha de salários que atingiam os 16 milhões de

euros, e só isso era suficiente para se perceber que toda a gente

teria de efetuar despedimentos em massa para ficar dentro do limite

que a FIA queria.

Se

trouxermos a questão para a atualidade, cortar os orçamentos das

grandes equipas para metade, significa despedir milhares de pessoas.

Na

altura, há 10 anos a Ferrari levou mesmo a FIA a tribunal, por esta

não ter respeitado, na feitura dos regulamentos, acordos

anteriormente firmados com a marca de Maranello. No famigerado acordo

entre as duas partes, assinado em Janeiro de 2005 e que matou a GPMA,

a FIA terá garantido à Ferrari o direito de veto sobre alterações

aos regulamentos, tendo nessa altura passado por cima desse direito

adquirido para poder imprimir as novas regras que geraram a revolta

das equipas e da própria Ferrari.

Vamos

ver como termina esta questão, sendo certo que a ficar tudo na mesma

é certo que a modalidade não ganha nada com o facto de só três

equipas poderem vencer Grandes Prémios. Como sempre, a velha

história do egoísmo no desporto automóvel. Pensam no bem próprio,

esquecendo o bem maior. As marcas chegam e vão, e nunca se preocupam

muito se o desporto tem futuro, está a perder ou ganhar adeptos.

Querem é vencer e o resto é conversa…

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