Arranca hoje (12h00) o Mundial de Fórmula 1

Por a 18 Março 2022 09:15

Arranca hoje o Mundial de Fórmula 1 de 2022, uma temporada que se espera, pelo menos, tão interessante quanto a anterior, e que para já é totalmente incerta aos olhos dos adeptos e dos principais observadores da F1.

Há muita expectativa e incerteza quanto à correlação de forças e se tudo o que se viu nos testes for diretamente proporcional ao que se vai passar e pista a partir das 12h00 de hoje, Max Verstappen e a Red Bull parecem ser os principais favoritos, sendo que é completamente impossível ter certezas absolutas, até porque é muito forte a probabilidade das coisas se poderem alterar muito durante o ano, à medida que as diversas equipas vão ‘acertando agulhas’.

Neste momento a Ferrari parece estar claramente no meio da Red Bull e da Mercedes e há mesmo quem diga que é clara candidata a vencer corridas, já. O seu novo motor é alegadamente melhor, ou está pelo menos ao mesmo nível do Honda e Mercedes, sendo que as boas prestações da Alfa Romeo (fiabilidade à parte) e da Haas, sinais que o motor Ferrari é mesmo bom.

O Mundial de F1 arranca sem Sebastian Vettel, que apanhou covid-19 e foi substituído por Nico Hulkenberg, mas esse é só um detalhe de um ano muito longo, espera-se que, com 23 corridas em pouco mais que oito meses.

Como se sabe, esta época será muito diferente pois teremos monolugares completamente novos, rodas de 18 polegadas que afetam a forma como os carros rodam em pista, menos aerodinâmica, e com downforce a processar-se pela primeira vez na F1 em várias décadas, de duas formas diferentes, com as asas, e através do efeito de solo, que ‘puxa’ o monolugar para baixo devido ao efeito Venturi, em que o ar que passa por baixo do monolugar se comprime momentaneamente ao encontrar uma zona mais estreita, o que diminui a pressão e aumenta a velocidade e ‘suga’ o carro para o chão. Desta forma, foram diminuídas as asas superiores, o que gera menos turbulência aerodinâmica e possibilita maior estabilidade nos carros, que dessa forma podem rodar mais juntos. Finalmente este objetivo parece ter sido alcançado e isso vai ter efeitos na qualidade das corridas pois irá possibilitar os monolugares andarem muito mais juntos, mais tempo. Não é perfeito, ainda, mas ajuda muito.

Voltando à correlação de forças, acredita-se que a Mercedes anda ainda à procura de resolver os seus pequenos problemas. Tendo apresentado um monolugar com flancos muito mais estreitos, isso, em teoria, permite que o monolugar seja mais rápido, mas tudo isto está para ser comprovado a partir de hoje quando o cronómetro começar a contar. É curioso que em 10 equipas, quase tivemos 10 ideias distintas para o mesmo regulamento, e isso é só mais um ponto de interesse para a época.

Como se calcula, é cedo para perceber quem acertou ‘mais’.

Com tudo isto há uma verdadeira possibilidade de haver mais protagonistas nas diversas lutas que se preconizam, tudo pode acontecer, que seja muito mais equilíbrio, sem descurar que alguma equipa se possa destacar e neste momento a suceder, só se for a Red Bull ou a Ferrari. Para já a Mercedes é uma incógnita.

Outro ponto interessante será a fiabilidade. Muitas equipas levaram ao extremo a construção dos seus carros, pois sabem que é uma nova oportunidade para se destacarem ou subir na ordem de forças, mas isso também pode resultar mal, devido à fiabilidade, e provavelmente este ano vamos assistir a muito mais problemas mecânicos, que já não se viam muito nos últimos anos.

Vamos ver como tudo evolui, o GP do Bahrein de F1 arranca ao meio dia.

Horário

Sexta-Feira, 18 Março

Treino livre 1 12:00 – 13:00

Treino livre 2 15:00 – 16:00

Sábado, 19 Março

Treino livre 3 12:00 – 13:00

Qualificação 15:00 – 16:00

Domingo, 20 Março

Corrida 15:00

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Revolução regulamentar , dizem que partem do zero, mas como é costume quem tem mais recursos chega melhor preparado ou recuperará mais rapidamente, Pelo menos é assim desde que as PU são fornecidas apenas pelos grandes construtores.Nenhuma equipa B venceu algum mundial, ganharam uma ou outra corrida mas, salvo erro, nem chegou a 10. É um dado que na sua simplicidade mostra como mudou a F1 e como tinham razão aqueles que afirmavam que as PU não eram adaptadas a este “desporto”. São adpatadas mas é aos grandes construtores, e também não seria surpresa dentro de 3 anos todos os… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
can-am
can-am
2 anos atrás

O que se deseja realmente é que a AMG perca o domínio que tem matado a competitividade na última década.Tudo o que é demais cheira mal. E que a Ferrari e outros ganhem e discutam os titulos.
Mas, claro dos habilidosos da AMG é de esperar tudo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado