Alex Wurz: “O Halo tem de ser visto como algo em que a segurança se sobrepõe à beleza”

Por a 10 Abril 2016 09:10

Alex Wurz, antigo piloto e presidente da Associação de Pilotos de Fórmula 1, insiste que qualquer sistema de proteção futura  do cockpit deve ter como prioridade salvar vidas a todo o custo, mesmo que seja considerado “feio” ou pouco estético.

Apesar de ser um primeiro passo nesse sentido, o ‘halo’ estreado pela Ferrari na pré-temporada foi muito criticado pelo seu aspeto, levando a Red Bull a apresentar um esquema alternativo, que já recebeu a aprovação de Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat.

O próprio Wurz prefere um sistema fechado semelhante a um avião-caça, mas afirma que o maior propósito do ‘halo’, cuja entrada em vigor deverá acontecer em 2017, tinha de prevalecer:

“Se é bonito? Para mim, não. Mas a sua função é a que devemos implementar? Sim, e a maioria dos pilotos diz o mesmo, referiu ao Autosport inglês.

Alex Wurz

“Ao menos quando votaram a favor da sua introdução, algo que tem de acontecer para irmos neste sentido, reuniu o consenso de todos. Com o halo ou qualquer outro sistema de proteção de cabeça, se fores ‘o’ azarado e um objeto surgir na tua direção vindo do nada, então nós só queremos que essa pessoa tenha uma hipótese de sobrevivência. Não te vai tirar coragem ou destreza, como superar Eau Rouge a 320 km/h.”

O austríaco prosseguiu: “Em primeiro lugar está a sua função. É fácil de implementar, e agora sim teremos um segundo passo, que passa pelos designers o tornarem mais bonito ou surgirem com um design distinto. Tenho a certeza que esta não será a versão final, e que dentro de alguns anos as pessoas até poderão dizer ‘uau’. A Red Bull tentou fazer algo diferente, uns gostam mais, outros menos. Visualiza algo que tinham em mente, mas não o relaciona ainda com as estruturas e com a função que o sistema deve ter.”

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Este senhor,que até foi piloto, mas, pelos vistos, tem de apresentar “serviço” no tacho que agora tem. Essa estrutura, não só é horrivelmente feia, acabando com a pouca estética dos F1s, como não contribui em nada para a segurança (que já é elevadissima ) dos monolugares. Agora se querem corridas de automóveis com risco 0, pois então jovem na Playstation…e mesmo assim ainda correm o risco de caírem da cadeira ! e magoarem uma perninha. Ridiculo !

dakosta
dakosta
7 anos atrás

O Wurz não viu o acidente do Alonso. Se tivesse visto, veria que na posição em que o carro ficou encostado ao muro, tivesse o carro o halo, e o Alonso teria de esperar pela grua para afastar o carro do muro para ele poder sair. Mas se não viu a corrida, podia ao menos ver o video antes de dar palpites.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Estou farto de ouvir falar disto. Porra, querem halo? Comprem chinelos!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1