8 recordes em ‘perigo’ na Fórmula 1

Por a 26 Junho 2020 09:42

As corridas de Fórmula 1 estão finalmente de regresso na próxima semana, após um longo hiato devido à pandemia de coronavírus. Até este momento, temos oito corridas confirmadas no calendário, e mais se seguirão brevemente. Iremos ficar a conhecê-las dentro de algum tempo quando todo esse processo se deslindar. Desta forma, e com um sétimo título de Campeão do Mundo de Fórmula 1 para conseguir, e dessa forma poder igualar Michael Schumacher, Lewis Hamilton tem pela frente uma tarefa complicada, mas também entusiasmante. Mas não é só este recorde que está ali ao virar da porta , pois há outros números bem interessantes que podem ‘cair’…

  1. Vitórias em corrida

    Lewis Hamilton está apenas sete vitórias em corridas, atrás do recorde de Michael Schumacher, que soma 91 triunfos, e – tendo até aqui obtido uma média de nove vitórias por temporada desde que entrou para a Mercedes em 2013 (e sendo o único piloto na história a ter marcado pelo menos uma vitória em cada temporada em que competiu) – o britânico tem este recorde na sua mira.

    Com um calendário reduzido, não vai ser tão fácil, mas vamos ver como a temporada se desenrola. Em tese, Hamilton pode bater o recorde até 6 de setembro, mas teria de ganhar cada uma das primeiras oito corridas, o que poucos acreditam poder acontecer.

    Seja como for, pode este ano cair um recorde que alguns pensavam que nunca seria batido. E ainda pode não ser…

  2. Campeonatos de construtores consecutivos

    Os Mercedes já estão ao nível da Ferrari neste item, tendo ganho o seu sexto título de construtores consecutivo no ano passado, mas nesta temporada podem bater o recorde absoluto. E se ganharem ainda outro em 2021, os Flechas Prateadas tornar-se-iam também o primeiro fabricante de motores a alcançar sete campeonatos consecutivos de pilotos desde que a Ford-Cosworth o fez, de 1968 a 1974.

  3. O campeão mundial mais jovem

    Com a Ferrari e a Red Bull a ‘morder os calos’ à Mercedes, poderá este ser o ano em que o mais jovem vencedor de um GP na Ferrari, Charles Leclerc, ou o mais jovem vencedor de sempre de um GP, Max Verstappen, se tornem no campeão mais jovem da história da F1? Espera-se que a época se prolongue para além de 6 de setembro, e se isso acontecer, qualquer um desses jovens de 22 anos ainda poderá bater o recorde de Sebastian Vettel, estabelecido quando se tornou campeão mundial pela Red Bull aos 23 anos e 134 dias de idade, em 2010.

  4. Corridas terminadas nos pontos

    Michael Schumacher terminou nos pontos um impressionante número de 221 vezes, entre 1992 e 2008, mas tanto Lewis Hamilton como Kimi Raikkonen estão apenas a oito do recorde. Hamilton irá certamente quebrá-lo em 2020, e depois de ter terminado nove vezes nos pontos em 2019, Raikkonen também irá estar confortável com as suas hipóteses, especialmente quando mais corridas forem confirmadas este ano.

    Quanto às corridas consecutivas terminadas nos pontos, Hamilton já detém este recorde, tendo terminado nos pontos 33 corridas consecutivas, desde o Grande Prémio do Japão de 2016 até ao GP de França de 2018. Curiosamente, atualmente, soma 33 corridas consecutivas nos pontos, numa sequência que começou no GP da Grã-Bretanha de 2018. Desde que a Mercedes evite um desastre na Áustria, curiosamente onde sofreram um duplo abandono em 2018, Hamilton poderá bater o seu próprio recorde.

  5. Grandes Prémios realizados

    Com 322 ‘arranques’, Rubens Barrichello é dono deste recorde, depois de ter começado na F1 em 1993 e saído da competição em 2011. Mas Kimi Raikkonen está mesmo no seu calcanhar com 312 GP ‘arranques’. O finlandês iria bater o recorde à 11ª corrida com o calendário original, no Grande Prémio da Áustria, curiosamente, mas agora terá de esperar que sejam anunciadas mais corridas para o poder reclamar. No entanto, em condições normais, deverá ainda assim conseguir este recorde antes que a época 2020 esteja terminada.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado