19 de fevereiro: Arranque da época de F1 com apresentação da Ferrari

Por a 17 Fevereiro 2016 10:21

A época de 2016 de Fórmula 1 arranca esta sexta-feira, 19 de fevereiro com a apresentação do Ferrari deste ano, prosseguindo depois com o início dos testes de Barcelona, na 2ª Feira. No início deste mês a Renault F1 apresentou o seu programa desportivo, anunciou os pilotos, mas o carro que mostrou foi apenas o Lotus do ano passado, ‘vestido’ com as novas cores provisórias e que só deverão ser vistas nos testes.

A Red Bull está prestes a mostrar as novas cores deste ano, mas o novo carro também só será apresentado posteriormente. A Ferrari reservou o circuito de Barcelona no próximo domingo, pelo que não será possível a ninguém aceder à pista, pois o novo carro irá rodar em filmagens.

O últimos tempos da F1

A pré época já vai longa, e por isso vamos aqui recordar o que se tem passado na F1, ou à volta dela. A Manor apresentou apenas um piloto até ao momento, Pascal Wehrlein, mas é Rio Haryanto o nome que tem sido mais apontado para ocupar a única vaga por preencher na F1. As restantes hipóteses são Alexander Rossi e Will Stevens. Há também a possibilidade dos três pilotos partilharem o lugar o que a acontecer, cada um alinharia em sete corridas.

Os primeiros testes de pré-temporada da Fórmula 1 têm lugar entre 22 e 25 de fevereiro e os segundos entre 2 a 5 de março, ambos em Barcelona, Espanha e a Pirelli irá dar uma maior liberdade às equipas pois a cada quatro dias de testes haverá 35 jogos disponíveis por equipa e a Pirelli só irá impor dois, um intermédio e um de chuva.

Toto Wolff encara a Haas como uma equipa ‘b’ da Ferrari, considerando poder fazer o mesmo com a Manor no próximo ano, estrutura que irá contar com motores Mercedes em 2016. Porém alerta: “Não tenho certeza de que isso seja o melhor para a Fórmula 1, que as grandes equipas usem equipas ‘b’ para experimentarem certas alternativas em termos de desenvolvimento. Mas em 2017 vai haver uma grande mudança nas regras, de modo que isso poderia ter um certo valor. Mas não acho que seja o correto.”

A Michelin volta a ser o fornecedor exclusivo de pneus no MotoGP, mas a marca parece não querer ficar por aqui. Segundo o diretor do departamento desportivo da Michelin, Pascal Couasnon: ”Continuamos interessados na Fórmula 1. Pensamos que as jantes deveriam medir 18 polegadas (hoje são de 13). Esta alteração é barata e faria com que os monologares fossem 1,5s mais rápidos”, disse.

Massimo Rivola é o líder da Academia de Pilotos da Ferrari e num evento em Itália revelou estar convencido que a Scuderia vai estar ainda melhor este ano: Estou convencido que a equipa fez um bom trabalho e preparou um motor que atingiu o nível de performance do Mercedes. Com o novo chassis, esperamos encontrar a competitividade que nos faltou o ano passado,” disse Rivola.

Os patrões das equipas de Fórmula 1 vão ter que fazer nova tentativa de entendimento relativamente às regras da modalidade para 2017, e enquanto alguns pretendem alterações significativas, outros apenas aceitam pequenas alterações. Após o dia 1 de março, apenas por unanimidade poderão ser modificadas as regras, o que não sucede para já, se um entendimento for alcançado. Para 23 de fevereiro está marcada outra reunião, e a pressão é cada vez maior. Após 1 de março será ainda mais difícil um acordo, pois ter todas as equipas em sintonia é ainda mais difícil do que ter maioria, e com o mandato que têm Jean Todt e Bernie Eccclestone para impor as regras que quiserem (que lhes foi dado pelo último Conselho Mundial da FIA), as equipas de F1 arriscam-se a algo muito para lá do que são os seus interesses. Ou seja, é bem preferível entenderem-se agora do que esperar pelo que Todt e Ecclestone podem fazer.

A Renault F1 apresentou o seu programa e na F1 confirmou Kevin Magnussen, Jolyon Palmer e Esteban Ocon. Os dois primeiros serão os pilotos titulares da equipa e o terceiro piloto de testes e de reserva. Carlos Ghosn, presidente da Renault, afirmou que o objetivo é somar pódios ao longo dos próximos três anos, e que haverá um programa de desenvolvimento conjunto com a Infiniti. A equipa passa a designar-se “Renault Sport Formula 1 Team”. O Carro mostrado foi apenas o Lotus do ano passado, ‘vestido’ de preto. Cyril Abiteboul será o responsável pela gestão da equipa, Fred Vasseur, o diretor de corrida, e Bob Bell, o diretor técnico.

Um dia antes, Pastor Maldonado emitiu um comunicado oficial, agradecendo a todos pelo apoio demonstrado ao longo da sua carreira no desporto motorizado. Era a sua despedida da F1.

Dias antes a Pirelli levou a cabo em Paul Ricard, testes com pneus de chuva tendo em vista o Mundial de 2016. Em pista estiveram apenas três monolugares – Ferrari, Red Bull e McLaren – com especificações de 2015, não sendo permitido qualquer outro tipo de teste.

O Circuito de Baku, no Azerbaijão, é o palco do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1. A corrida está agendada para dia 19 de junho, mas a sua realização tem vindo a ser colocada em causa, fruto da crise económica que o país atravessa. A economia do Azerbaijão depende fortemente do petróleo, mas a moeda, o Manat, sofreu uma grande desvalorização fruto da queda do preço do barril de petróleo. Uma situação que faz as opiniões divergiram quanto à realização do evento.

É o resumo do que tem acontecido nos últimos tempos relativamente à F1, mas a partir da próxima segunda-feira, os motores vão fazer-se finalmente ouvir em pista e a nova época arranca…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado