A Red Bull confirmou a contratação do olheiro de pilotos da Mercedes envolvido na descoberta de Kimi Antonelli para liderar o seu programa de jovens pilotos. O francês Gwen Lagrue, foi anunciado pela Red Bull na segunda-feira como diretor do seu programa júnior, devendo juntar-se à equipa em 2027. Lagrue foi recrutado essencialmente como substituto de Helmut Marko, que se reformou do seu longo cargo como conselheiro de automobilismo da Red Bull no final do ano passado.
O anúncio surge após a Mercedes e a Red Bull terem chegado a um acordo que libertou Lagrue do seu contrato existente como conselheiro de desenvolvimento de pilotos da equipa de Fórmula 1 da Mercedes. Na Mercedes, o seu papel será preenchido através de uma pequena reorganização do atual programa de jovens pilotos, considerado um dos mais eficazes da Fórmula 1. Bradley Lord, que já estava envolvido no programa, foi recentemente promovido a diretor-adjunto da equipa, transitando do seu anterior cargo de diretor de comunicação e conselheiro sénior do diretor de equipa Toto Wolff.
George Russell foi a primeira contratação de Lagrue para a Mercedes após a sua nomeação, poucos meses depois de o britânico ter abordado Wolff e lhe ter apresentado uma apresentação em PowerPoint a defender a sua entrada no programa júnior da Mercedes. A equipa conta agora com um conjunto de pilotos 100% formados na estrutra com Russell e Kimi Antonelli, contratado com apenas 11 anos, ainda no tempo dos karts, contando ainda com Frederik Vesti, piloto de reserva e de testes da equipa. Esteban Ocon, também foi formado pela marca germânica e mantém ligações estreitas com a estrutura.
Gwen Lagrue falou sobre a decisão de deixar a Mercedes:
“Após 11 anos memoráveis na Mercedes, senti que este era o momento certo para assumir um novo desafio e continuar a crescer pessoal e profissionalmente. O Programa Júnior da Red Bull é um dos programas de desenvolvimento de pilotos mais respeitados e bem-sucedidos do automobilismo. Produziu alguns dos maiores talentos que a Fórmula 1 já viu, e é uma verdadeira honra ter a oportunidade de liderar um grupo de pessoas tão talentoso e ajudar a moldar o seu próximo capítulo. Juntos, temos um enquadramento fantástico sobre o qual construir o notável legado do programa, continuar a fazê-lo evoluir para o futuro, e identificar, desenvolver e preparar a próxima geração de vencedores de corridas e Campeões do Mundo de Fórmula 1, seguindo um padrão que a Red Bull Racing repetiu com sucesso ao longo dos últimos 20 anos.”
Foto: F1









