F1: Fernando Alonso de regresso à Renault?

Por a 15 Maio 2020 18:06

De acordo com diversas fontes, há contactos entre Fernando Alonso e a Renault para o seu regresso à Fórmula 1, mas também há quem “jure a pés juntos” que a equipa francesa pode sair da F1. Depois da saída de Daniel Ricciardo, que no final de 2020 ruma à McLaren, a Renault ficou, aparentemente em maus lençóis, pois não parece provável que Sebastian Vettel possa optar por rumar à equipa francesa, mas afinal o espanhol pode ser a solução, afinal, o último piloto que deu títulos à Renault na F1, em 2005 e 2006.

Há muito que o espanhol diz que segue com atenção a mudança de regras na F1, logicamente porque pode ser uma boa altura para regressar, já que a correlação de forças pode mudar e a sua enorme experiência – e claro, rapidez – pode ser um grande trunfo.

Tudo isto pode ser verdade, mas também existe alguma presunção que a Renault pode, de repente, decidir não manter o programa de F1, pois esta crise da COVID-19 está a afetar fortemente as contas, que já não eram ótimas.

Todos ouvimos recentemente notícias vindas de França que o estado francês, que tem 15% das ações do grupo Renault, pode ter que dar o aval – garantias, portanto – de um empréstimo de 5 mil milhões de euros para ajudar a marca francesa e manter a Fórmula 1 num contexto desses, pode revelar-se impossível. É verdade que vem aí o teto orçamental, mas este, é, como se percebe um caso a seguir, pois o fiel da balança pode pender para qualquer dos lados…

A confirmar-se o regresso de Alonso à F1, seria uma enorme surpresa, pelo timing e pela equipa escolhida. O espanhol está fora da F1 desde o final de 2018, ano em que se fartou de andar no meio da tabela com uma McLaren pouco competitiva. Alonso sonha com o tri-campeonato e o seu talento merece-o, no entanto as suas escolhas têm impedido que tal aconteça. Alonso tem 38 e este é o tudo ou nada para tentar o tri. O espanhol tem experimentado outras realidades e certamente que mantém todos os argumentos que fazem dele um dos melhores pilotos de sempre, mas será que esta pausa não prejudicará o andamento do espanhol no seu possível regresso?

Talvez o plano seja mesmo esse, regressar em 2021 ainda com estes carros, voltar a ganhar ritmo para chegar a 2022 pronto para receber as novas máquinas.

Para a Renault seria o equivalente a tropeçar, dar uma cambalhota e reerguer-se com toda a classe. Perder Ricciardo foi um golpe duro, mas substitui-lo por Alonso seria uma “emenda melhor que o soneto”. Quem não estará muito feliz com esta ideia deverá ser Esteban Ocon, que já deve ter ouvido falar de como é a vida de um colega de equipa de Alonso.

A grande dúvida está claro na permanência da equipa na F1. Mas convencer Alonso a arriscar um regresso, depois de uma época 2019 abaixo do desejado, seria uma jogada de mestre por parte de Cyril Abiteboul e Alain Prost.

Os próximos dias darão certamente mais novidades e não há fumo sem fogo, sendo que as fontes que avançaram com esta notícia costumam ser credíveis. O grid de 2021 continua a sua “mutação” e o mercado está cada vez mais interessante. Apenas um reparo… Se é Alonso o homem escolhido para a Renault, significa que Sebastian Vettel está de saída o que seria uma perda tremenda para a F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pica
pica
4 anos atrás

Não acredito mas …

Cágado1
4 anos atrás

Eu quero ver a Renault novamente a lutar na frente – aliás, a Renault e o máximo de equipas – se isto os ajudar, pois que seja.

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

É esse o espírito de quem gosta de automobilismo.

Cumprimentos

Não me chateies
Não me chateies
4 anos atrás

O que têm de fazer é despedir o Cyril.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Não me chateies
4 anos atrás

Não deve ser o suficiente mas… sim… deveria ser a 1ª coisa a fazer…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
4 anos atrás

Qual é o sentido do Alonso voltar à Renault? Também não vejo sentido no Vettel ir para a Renault. A Renault não tem um projecto sustentado, é um flop, com um marketing de propaganda, que em pista cai por terra. Pilotos campeões do mundo vão para lá fazer o quê?

Lisboa
4 anos atrás

Acredito que os anos de 2014, 2015 e 2016 não foram nada fáceis de gerir para a Mercedes quando se tinha à altura, os 2 melhores e mais rápidos pilotos na F1 e, infelizmente, já não têm a Lauda para os ajudar a gerir egos e amuíces. Caso contrário e eu até gosto do Bottas, a Mercedes ia buscar o Vettel e construía a melhor equipa de sempre da história da F1, pelo menos em termos de palmarés. Agora, para isso seria necessário o Hamilton, que desde 2017 nunca mais amuou e nunca mais criticou a equipa abertamente, permitisse tal… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Caso isso aconteça a pressão fica no Hamilton, Vettel não tem nada a perder… Em caso de perder para Hamilton nao vejo a afetar o prestígio dos seus 4 títulos….
Mas sim pelo contrário afetaria o de Hamilton e confirmaria ou não, se ele é assim tão bom como dizem

Lisboa
Reply to  MLS_OLD
4 anos atrás

Como disse, caso o Hamilton batesse o Vettel, um 4x campeão do mundo, isso colocaria o inglês num pedestal impossível de ser atingido e ao mesmo tempo dava um brilho e um prestigio enorme ao título que o Rosberg lhe roubou em 2016. Se o Vettel perdesse, queiramos ou não, todos os fãs iriam torcer ainda mais o nariz aos 4 títulos com a Red-Bull, iriam considerar que o mesmo só foi possível devido ao carro e ao facto de não ter um companheiro de equipa à altura. Se o alemão vencesse, além de limpar a sua imagem devido ao… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Entao de que é q o Vettel está à espera para dizer auf wiedersehen à form 1, se n tem “essa coragem”?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

O Rosberg colocou o Shumacher no bolso, não era um mau piloto, muito subvalorizado. Acontece o mesmo com o Bottas, não entendo a azia. Quem diz que o Vettel faria melhor que o Bottas? O que o Vettel demonstrou nos últimos anos é muito mau, não em termos de qualidade, mas de puro descontrolo emocional, alguém assim não tem lugar na F1.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Também gostava, mas acho que acabaríamos por assistir a cenas parecidas com as da dupla Senna/Prost.

Lisboa
Reply to  Pity
4 anos atrás

Temos que convir que anos como 1989 e 2016 foram emocionantes.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
4 anos atrás

Então, e não seria bom?

jo22101626
jo22101626
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Vettel já não tem nada a perder, já muito poucos lhe dão o devido valor e muito menos aos seus 4 títulos, indo para a Mercedes e quem sabe batendo Hamilton, poderia melhorar essa imagem. Hamilton pelo contrário teria a perde pois, iria tirar-se a dúvida é ou não tão superior como parece, e como já se viu não lida muito bem quando é desafiado dentro de portas. Iria ser a equipa com maior palmarés da história quanto aos pilotos e iriamos ver que eles não se dão assim tão bem. Por isto e muito mais rezemos para que Vettel… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Mais depressa vejo a Renault a sair da F1 pela milionésima vez do que o Alonso a voltar a F1.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

E a renault neste momento tem dinheiro para pagar ao Alonso? Acho que não. Tem monolugar que lute por pódios e vitórias como o mesmo quer? Não. Assim que se Alonso voltar, vai ter de engolir mais umas quantas palavras que disse no passado “não quero voltar para equipas do meio do pelotão, só volto para um projecto que me permita ganhar corridas”. A Renault não é esse projecto.
E em boa verdade, a Renault F1 actual, o Alonso ia puxar dos cabelos e queixar-me muitas vezes na rádio… Vendo como Cyril actua.

Pity
Pity
4 anos atrás

Não, quem vai para a Renault é o Perez e o Vettel vai fazer companhia ao Stroll. Esta é a última teoria que eu ouvi. mais uma….

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Pity
4 anos atrás

Pérez tem contrato para tres épocas.

Mas como se já se viu antes. Basta rasga los.

Teóricamente é o piloto mais seguro do plantel.

RogerM
RogerM
4 anos atrás

No meu entendimento…a próxima chave do mercado de transferências, será o Bottas. Tudo dependerá do seu desempenho esta temporada. Se o Bottas sair da Mercedes, irá para a Renault e o Vettel para a Mercedes. Se tiver uma boa performance, poderemos ver o lugar na Renault ocupado pelo Alonso, Hulkenberg ou Russel, com patrocínio da Mercedes. Duvido que o Vettel vá para a Renault, devido ao elevado ordenado, ainda para mais, com os boatos de uma possível saída em breve da Renault como equipa oficial.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Alguma vez o “chorão” aceitava o vittelo!?? Nem Vittelo nem Rosberg. Para isso tinham que chamar o Ron.

Cumprimentos.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  tnfsfcpgmail-com
4 anos atrás

Tem de ver quem são os verdadeiros chorões.

*RPMS*™
4 anos atrás

Para a Renault era bom, iria substituir um bom piloto por outro que talvez ainda consegue ser tão bom ou melhor do que o que saiu.
Para Alonso podia ser que tivesse a sorte que lhe faltou noutros anos e que a Renault tivesse acertado no carro.

Mas a gestão de topo é muito importante, fundamental mesmo, para uma equipa ter sucesso. E aquele Cyril não inspira confiança em ninguém…

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Eu sei que você (e não só) gostaria de ver o Alonso voltar, mas vamos supor que a Renault não mexe na gestão da equipa e que esta não melhora. Acha que seria bom para ele e para a sua imagem esse regresso? Os mais desatentos, ou que vêem F1 há meia dúzia de anos (literalmente), vão comparar com os três anos da McLaren e dizer que afinal ele não vale nada. Ele quer voltar, mas quer um bom carro, será que se contenta com lutar apenas por pontos, a partir do 6º lugar? Vai-me dizer que a Renault até… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Pity
4 anos atrás

Por isso é que eu também acho que, com a actual gestão da Renault, ia ser melhor para a equipa do que para o Alonso.

Cumprimentos

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado