F1: Albert Park, o primeiro palco do ano

Por a 19 Março 2018 15:30

Depois da longa espera para os fãs, o campeonato de F1 está de regresso. Os carros foram apresentados e testados e a caravana da Fórmula 1 segue para a primeira paragem do ano… Melbourne.

 

Albert Park tem sido a primeira pista do ano desde 1996 (excepto em 2006 e 2010), depois de ter substituído o traçado de Adelaide como anfitriã do campeonato de F1 na Austrália.  É um traçado citadino, que aproveita as estradas do Albert Park Lane, um parque a poucos quilómetros do centro da cidade. As estradas foram remodeladas para receber o Grande Circo em 96, de forma a assegurar as condições necessárias para receber uma prova desta envergadura.

A pista mistura as características de  um traçado citadino com as de um circuito permanente. É relativamente larga e com escapatórias generosas, mas com uma superfície menos aderente e com algumas ondulações nas zonas de travagem, o que dificulta a vida aos pilotos. O asfalto vai evoluindo ao longo do fim de semana e se nas primeiras sessões a aderência ao solo é pouco recomendável, esse aspecto vai melhorando, com a ajuda das categorias de apoio que competem também nestes dias. É um traçado rápido, fluído, com poucas curvas fechadas, o que não favorece as ultrapassagens, que não costumam abundar neste evento. O sector mais desafiante para os pilotos é o conjunto das curvas 11 e 12 até à 13, provavelmente a zona mais rápida da pista e aquela que mais agrada a quem tem a sorte de estar ao volante.  As curvas 1 e 2 costumam também ser pontos de ultrapassagem e é habitual haver toques nas largadas. Por falar em toques, o Safety Car costuma ser presença assídua, como habitualmente nos traçados citadinos.

Albert Park não é dos traçados em que mais se exige da unidade motriz, mas dadas as características da pista, o arrefecimento  do motor e dos travões são pontos importantes. Ao nível dos pneus, por ter uma superfície pouco abrasiva, as borrachas mais macias costumam ser as eleitas pelas equipas (a Pirelli escolheu para este GP os Macios, Super-macios e Ultra-macios).

 

Dados da pista:

Comprimento da pista: 5.303 km

Nº de voltas ao traçado: 58

Distância de corrida: 307.5 Km

Recorde de pista: 1’24.125 , Michael Schumacher, 2004

Nível de apoio aerodinâmico: Elevado

Pneus escolhidos: Macios, Super-macios e Ultra-macios

 

Top3 de 2017:

1º – Sebastian Vettel

2º – Lewis Hamilton

3º – Valtteri Bottas

 

Lista de Vencedores aqui

 

Traçado da pista:

 

 

 

 

Onboard da pista:

 

 

No ano passado foi assim:

 

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