/autosport-exclusivo/lembra-se-de-richard-burns-o-outro-campeao/
Lembra-se de Richard Burns: O outro Campeão | AutoSport

Lembra-se de Richard Burns: O outro Campeão

Por a 29 Julho 2022 08:50

Na foto pode ver Possum Bourne e Richard Burns, ambos já desaparecidos, fizeram parte da equipa oficial da Subaru.
Até hoje, foram apenas dois os pilotos britânicos que conquistaram o título de Campeão do Mundo de Ralis. O primeiro foi Colin McRae, o outro, Richard Burns. Infelizmente nenhum deles faz hoje parte do número dos vivos.
E o que não deixa de ser tão irónico quanto trágico, é que ambos morreram jovens – e por causas que nada tiveram a ver com o perigo da profissão que tanto amaram.
Burns nasceu em Reading. De cabelos ruivos, era um rapaz franzino que começou a correr nos campos verdejantes em volta da casa da família, ao volante do Triumph 2000 que o seu pai lhe tinha dado, aos oito anos. Aos 12, juntou-se ao “Under 17 Car Club”, sendo eleito Piloto do Ano em 1994. A primeira vez que o jovem

Richard andou num carro de ralis foi aos 15 anos, quando o seu pai lhe fez outra surpresa, ao inscrevê-lo numa escola de pilotagem escocesa cuja sede era numa floresta da região de Newtown.
O seu primeiro carro de ralis foi, nesse dia que jamais esqueceu, um velho Ford Escort; depressa revelou talento suficiente para interessar David Williams, que em 1990 lhe ofereceu um Peugeot 205 GTI, com que se estreou num rali do Mundial.
Em 1993, Richard tornou-se o mais jovem campeão britânico de ralis, correndo numa equipa cujo outro piloto era Alister McRae. No Mundial, Burns pilotou para a Mitsubishi, Subaru e Peugeot, sagrando-se Campeão em 2001 e vencendo dez provas.
Em 2003, um tumor no cérebro afastou-o da competição, não resistindo à doença dois anos mais tarde. Tinha apenas 34 anos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR