Sistema Deteção de Peões – colocar a falta de visibilidade ‘no bolso’

Por a 20 Março 2017 15:10

A visibilidade é sempre uma questão central na condução. Se falarmos em condução noturna esta variável ganha contornos ainda mais importantes. Neste sentido e com o objetivo de prevenir incidentes, a Ford lançou uma tecnologia que pode travar automaticamente um veículo se este detetar peões à noite e o condutor não reagir aos avisos iniciais.

Tecnologia de Deteção de Peões – da teoria à prática

A Detecção de Peões processa a informação a partir de um radar localizado no pára-choques e de uma câmara montada no pára-brisas. A base de dados de ‘perfis de peões’ permite ao sistema distinguir entre pessoas e objetos, tais como árvores e sinais de trânsito. A câmara capta mais de 30 fotografias a cada segundo, mais rápido que um projetor de cinema. O vídeo e o amplo ângulo de visão permitem que o sistema detete os peões, mesmo em condições de baixa luminosidade, apenas com a luz dos faróis.

Se o sistema detetar uma colisão iminente com um peão, emite primeiro um aviso sonoro e visual para alertar o condutor. Se o condutor não responder, o sistema aplica automaticamente os travões. Este ano, a tecnologia de Deteção de Peões será introduzida na nova geração do Fiesta.

Segundo a Ford, em comunicado: “Dos milhares de condutores entrevistados em toda a Europa, 81% admite que os assusta andar na estrada durante a noite, aumentando para 87% para as mulheres. Mais de metade diz que a má visão noturna é uma fonte de stress, e mais de um terço teme poder vir a estar envolvidos num acidente. Um em cada cinco condutores questionados destacou o medo de atropelar um peão.”

Deixe um comentário

1 Comentário em "Sistema Deteção de Peões – colocar a falta de visibilidade ‘no bolso’"

ernie
Membro

Deste estudo realizado pela Ford com entrevistas a milhares de condutores, depreendemos que e 90% dos inquiridos são “assustadiços”, têm medo de conduzir, logo, como quem tem medo compra um cão, estes condutores deviam comprar um K9 e não um Ka.
Eu acho que não tenho que ter medo de atropelar um peão, os peões é que deviam ter medo de ser atropelados.

últimas AUTO+
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png