CUPRA: As semelhanças entre o Leon VZ e o VZ TCR de competição

O CUPRA Leon VZ e o CUPRA Leon VZ TCR são dois modelos com um DNA compartilhado, demonstrando a forte ligação entre a performance de estrada e a competição. A marca CUPRA, conhecida por seu espírito desportivo, desenvolveu ambos os modelos com a mesma base mecânica, mas com ajustes específicos para cada propósito.
Motor e Performance
Ambos os modelos utilizam o motor EA888 2.0L turbo, mas no TCR a sua potência é ajustada eletronicamente para 340 cv, enquanto o modelo de estrada oferece 333 cv. Segundo Xavi Serra, Diretor Global da CUPRA Racing, o motor do TCR não sofre modificações mecânicas, apenas ajustes no software da unidade de controlo do motor (ECU), garantindo confiabilidade tanto na pista quanto no uso diário.
Além disso, a transmissão e os eixos dianteiro e traseiro são semelhantes nos dois carros, proporcionando uma experiência de condução comparável. A principal diferença está na configuração de suspensão e aerodinâmica do TCR, otimizadas para obter máxima eficiência em competições.

Design e Aerodinâmica
O design do CUPRA Leon VZ já é fortemente inspirado no automobilismo, com um visual agressivo e desportivo. O TCR, por sua vez, mantém essa identidade, mas recebe modificações estruturais para se adequar às exigências das pistas:
- Carroceria mais larga e comprida para melhorar a estabilidade e o fluxo aerodinâmico.
- Altura reduzida para otimizar o centro de gravidade.
- Elementos aerodinâmicos otimizados, como splitter dianteiro e asa traseiro, garantindo maior carga aerodinâmica e aderência.
No interior, as diferenças são ainda mais marcantes: enquanto o Leon VZ de produção tem um cockpit completo e sofisticado, o TCR remove bancos e componentes não essenciais para reduzir peso e adicionar equipamentos de segurança, como gaiola de proteção e bancos de competição, de acordo com as normas da FIA.
Dinâmica de Condução
A semelhança na base mecânica garante que ambos compartilhem um comportamento desportivo e precisa. O CUPRA Leon VZ Sportstourer vem equipado com o Torque Splitter, um sistema de distribuição de torque que melhora a agilidade do carro em condições desafiadoras. No TCR, ajustes adicionais na suspensão e eletrónica elevam a performance para competições.

Presença nas Pistas
Em 2024, o CUPRA Leon VZ TCR ajudou equipes a conquistarem campeonatos em várias categorias, consolidando a sua competitividade. Para 2025, a marca expande a sua presença global, com o modelo estreando em dois campeonatos de alto nível: o IMSA Michelin Pilot Challenge (EUA)e o TCR China Touring Car Championship.
Desenvolvimento Compartilhado
A filosofia da CUPRA Racing aposta na troca de conhecimento entre as versões de competição e estrada. Segundo Xavi Serra, há uma aprendizagem bidirecional: os dados das pistas ajudam a aprimorar os carros de produção, enquanto o desenvolvimento do modelo de rua também influencia os ajustes do TCR.
Dessa forma, o CUPRA Leon VZ e o Leon VZ TCR se complementam, representando o equilíbrio entre desempenho de pista e dirigibilidade no dia a dia.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI