A Audi dá os primeiros passos na F1, com as inevitáveis dores de crescimento. Mas a capacidade técnica da equipa alemã pode catapultar a estrutura para o topo. Rob Smedley elogiou fortemente as ambições da Audi na Fórmula 1, destacando a dimensão do investimento do construtor alemão e classificando as instalações de motores de Neuburg como “incomparáveis”.
Em declarações ao High Performance Racing, Smedley acredita que as fundações que estão a ser criadas na Alemanha podem, a longo prazo, dar ao construtor a plataforma necessária para se tornar uma força séria na Fórmula 1. O ex-engenheiro da Ferrari e da Williams lembrou ainda que a equipa possuía há anos um ativo importante, o seu túnel de vento (constantemente desaproveitado), mas defendeu que a transformação em curso do lado dos motores representa algo numa escala completamente diferente. “Sempre tiveram um túnel de vento muito bom, ou têm há muito tempo. Mas agora, se olharmos para as instalações deles na Alemanha, as instalações do motor, as instalações da unidade motriz, isso é incomparável, e ainda estão a construir e a continuar a trabalhar nisso”, acrescentou o britânico. Smedley referiu ainda que, embora as instalações de Hinwil [na Suíça base da Sauber] deixem “talvez um pouco a desejar” como base de Fórmula 1, a Audi está a expandi-las, com planos definidos sobre a direção que pretende dar a esse projeto, sublinhando tratar-se de um investimento “verdadeiramente importante” para a marca.
A Audi tem de seguir o seu caminho e é sabido que na F1, o sucesso imediato é muito raro. Mas algo que costuma dar bons resultados é o investimento em maquinaria de ponta, infraestruturas de topo e pessoal devidamente qualificado. Foi assim que a McLaren regressou ao topo, é esta fórmula que a Aston Martin está a usar e é precisamente isso que a Audi está a fazer. Dando tempo para que o investimento dê lucros, a Audi pode tornar-se numa grande força na F1. Para já, parece que as bases estão a ser devidamente alicerçadas.










