F1: A diferença entre a Red Bull e a Ferrari foi clara em Austin
Se era preciso mais alguma prova de que a Ferrari perdeu competitividade face à Red Bull, as provas foram dadas no GP dos EUA. A falha na paragem da Red Bull permitiu juntar o #1 de Max Verstappen e o #16 de Charles Leclerc em condições similares e as diferenças foram gritantes.
Na volta 36, Verstappen parou para colocar pneus médios, tal como Leclerc que beneficiou da paragem prolongada da Red Bull para ficar na frente do seu adversário. A luta entre os dois não durou muito e Max Verstappen tratou de passar Leclerc com relativa facilidade. Mais que isso, afastou-se do monegasco, que nunca mais viu o bicampeão da Red Bull. No final desse stint de 20 voltas, a diferença entre Verstappen e Leclerc era de 7.5 seg. Depois de três voltas, os pneus do Ferrari começaram a degradar-se e a performance foi baixando, enquanto Max Verstappen conseguiu um stint mais homogéneo e competitivo.
A história do campeonato foi interessante até meio da época, mas desde o GP da Bélgica que a Ferrari tem perdido gás e a Red Bull tem dominado sem problema. A boa forma da Red Bull já vinha desde o GP da Áustria, mas desde a Bélgica que o fosso entre as equipas cresceu e isso deve-se em grande parte à Diretiva Técnica 39 lançada nessa corrida.
Nessa diretiva, publicada com o intuito de minimizar o porpoising, passou a ser obrigatório o uso de sensores para medir as forças verticais a que os pilotos estavam sujeitos e foi colocado um limite de intensidade das oscilações que não pode ser ultrapassado. Mas, além disso, a FIA fez mudanças nas regras de montagem dos fundos dos carros, na avaliação do desgaste da prancha e às medições da rigidez do fundo. Ora isso obrigou a Ferrari a mudanças perniciosas à sua performance. O resultado é um carro mais duro, menos capaz de atacar os corretores, mais instável e, por isso, mais exigente com os pneus. Podemos ver em qualificação que a diferença de performance entre Ferrari e Red Bull não é significativa. Mas em corrida é clara e em muito se deve à forma como o F1-75 gere os seus pneus. Em Austin, vimos de forma ainda mais clara essa diferença.
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“Mas, além disso, a FIA fez mudanças nas regras de montagem dos fundos dos carros” Isto é falso… não aconteceu nada disto… nem existe essa operação de “montagem dos fundos”… A forma como os fundos são verificados é que mudou… a forma anterior permitia fazer uma “aldrabice” que passava no teste mas era ilegal… Em relação à perda de performance do 75… é resultado da falta de competência da equipa Binotto/Mekies… a Mercedes, mesmo sem conseguir resolver os seus “grandes problemas”, conseguiu ganhar 1s à Ferrari… Aliás, as equipas que perderam “gás” durante a época são as equipas com motor… Ler mais »
Tu deves ser o Einstein para chamar um eng° como Binotto de deficiente…francamente um comentador de um fórum (que nem uma corrida terá visto ao vivo) dizer uma coisa dessas é, além de má educação, ridículo…
LOL…
O sr. tem vida própria ou vive como um “cheira-cús”?
A ironia de escreveres o que escreves e chamares o Binoto de deficiente…
O sr. não tem “conteúdo”… é um troll sem destino…
O teu “conteúdo” está à vista de todos: “#mandem.esse.deficiente.embora” pura e simplesmente lamentável…por aqui se vê qual a tua definição de “conteúdo”…
O sr. ficou muito sentido com o “deficiente”… está-lhe a fazer lembrar a sua pessoa, é?
#já.estou.farto.deste.deficiente
Caro RedDevil, isto é um Forum que devia ser sobre o debate de ideias, esse tipo de linguagem podia ser num grupos de haters em Facebook. O Autosport tem muitas décadas e com alguns erros e problemas, continua a sera referência em Portugal, seria bom que os foristas respeitassem o AutoSport mantendo diálogos interessantes e naturalmente com opiniões diferentes, mas sempre com educação. Vamos lá a crescer e melhorar um bocado a postura.
Está mais que claro que o RB é de longe o melhor monolugar esta época, um autêntico monolugar dominador.
A sério? Olha, acho que nunca ninguém tinha reparado nisso…
Os pneus da Ferrari…Imagino as saudades que andam pelos lados de Maranello dos tempos da Bridgestone e dos pneus “por encomenda”…