GP Holanda F1: Max Verstappen sustém ataques da Mercedes e leva Zandvoort à loucura | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP Holanda F1: Max Verstappen sustém ataques da Mercedes e leva Zandvoort à loucura

José Luis Abreu by José Luis Abreu
8 Setembro, 2021
in Autosport Exclusivo, F1, FÓRMULA 1
A A
GP Holanda F1: Max Verstappen sustém ataques da Mercedes e leva Zandvoort à loucura

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

GP de Espanha F1, TL1: Lando Norris foi o mais rápido

GP de Barcelona: Informações, estatísticas e horários

10 Junho, 2026
Isack Hadjar supera adversidades e garante 1ª pódio com a Red Bull no Mónaco

Isack Hadjar supera adversidades e garante 1ª pódio com a Red Bull no Mónaco

8 Junho, 2026

Max Verstappen levou os sessenta e cinco mil membros do exército laranja à loucura ao vencer o Grande Prémio da Holanda, no regresso da Fórmula 1 a Zandvoort trinta e seis anos depois, apesar de todos os ataques estratégico da Mercedes.
Dificilmente alguém do imenso mar de adeptos trajados a rigor esperava outra coisa que não fosse um triunfo do jovem piloto da Red Bull, que tinha como objetivo continuar no seu país a sua recuperação no Campeonato de Pilotos.
Logo na sexta-feira foi evidente que o carro de Milton Keynes se encontrava mais à-vontade no traçado situado nas dunas da praia de Zandvoort que o seu adversário de Brackley.


O Mercedes, com a sua filosofia de “low-rake”, denotava maiores dificuldades em abordar as curvas com banking do traçado holandês, sobretudo a Curva 3, onde o W12 sofria uma maior descompensação, obrigando os seus pilotos a adoptarem uma trajectória mais elevada, logo, com maior distância para percorrer.
Para dificultar ainda mais a vida aos homens da Mercedes, Lewis Hamilton sofria um problema de motor na segunda sessão de treinos-livres, questões com o sistema de lubrificação do V6 da marca de Estugarda, perdendo cinquenta e cinco minutos de ação.
O inglês não podia contribuir para reunir dados para que a sua equipa encontrasse a melhor afinação possível para o W12 e isso, num circuito novo, teria um preço elevado.
Apesar de na sexta-feira nunca ter estado no topo da tabela de tempos, sentia-se que Max Verstappen era o principal candidato à pole-position, ao passo que Hamilton estava um passo atrás, podendo até ser batido na qualificação pelo seu colega de equipa.
Na tarde de sábado, o holandês, para gáudio do seu público, assegurava a melhor posição da grelha de partida, mas foi por pouco, impondo-se ao seu adversário na luta pelo título apenas por trinta e oito milésimos de segundo.
Verstappen, na sua melhor volta da Q3, ao passar por um dos muitos ressaltos da pista, ao trocar de macha subiu duas relações, perdendo tempo, e, para além disso, o seu DRS não funcionava corretamente, roubando-lhe velocidade de ponta ao longo da reta da meta.
Por seu lado, Hamilton dava o máximo e ficava muito próximo de lançar um balde de água fria sobre a multidão de Zandvoort.
Valtteri Bottas, sem ritmo para os dois da frente, ficava ainda assim no terceiro posto, o que contrastava com Sérgio Pérez que foi eliminado na Q1, assinando mais uma desilusão, na semana em que viu o seu contrato com a Red Bull estendido por mais um ano.
Com o mexicano longe daquela que seria a sua posição normal – acabaria por arrancar da via das boxes depois de trocar a sua unidade de potência, a quarta, o que lhe garantiu uma penalização na grelha de partida – Verstappen teria de lidar com dois Mercedes durante a corrida de setenta e duas voltas e com todas as opções estratégicas que os homens de Brackley podiam criar para o atacar.
No entanto, o primeiro momento de grande tensão seria o arranque, sobretudo depois de Silverstone, uma vez que os candidatos ao título dividiam, uma vez mais, a primeira linha.
O holandês não ofereceu qualquer possibilidade ao seu adversário e lançou-se para o comando com um bom arranque, sendo seguido pelo inglês e pelo finlandês.
O primeiro momento de decisão estava ganho por Verstappen, mas com dois Mercedes no seu encalço, teria ainda inúmeros desafios pela frente.
O piloto da Red Bull, porém, mostrava ter mais andamento que os seus perseguidores e até à décima nona volta abria uma vantagem de 3,5s segundos para Hamilton, colocando-o ao abrigo de um “undercut” do heptacampeão mundial.
Por seu lado, Bottas não conseguia acompanhar os dois da frente e estava já a quase onze segundos de Verstappen.
Ainda assim, a Mercedes pressionava estrategicamente e, na vigésima volta, chamava Hamilton às boxes para montar pneus médios novos. Os estregas de Brackley, com esta decisão, esperavam que a Red Bull pudesse adiar a primeira paragem de Verstappen, dado que este poderia ter de cobrir a opções estratégicas de Bottas para vencer a corrida, e dessa forma, com borrachas de marcação amarela, permitir a Hamilton realizar o “undercut”.
Contudo, os homens da equipa de Milton Keynes deixavam o triunfo holandês para segundo plano, marcando o inglês, chamando Verstappen na volta seguinte, montando médios, respondendo estrategicamente.
O piloto da Mercedes reduzia para dois segundos a sua desvantagem para o seu adversário, mas longe de o conseguir suplantar, permanecendo Bottas em pista, o que lhe dava o comando, ainda que virtual.
O perigo para o holandês era agora encontrar-se entalado entre dois Mercedes num circuito em que as ultrapassagens são difíceis.
Como esperado, a equipa dirigida por Toto Wolff, manteve o finlandês em pista até que os dois primeiros chegassem ao escape deste na tentativa que Hamilton pudesse entrar na zona de DRS de Verstappen.
Na vigésima oitava volta, o holandês estava a pouco mais de um segundo de finlandês, mas as dobragens não corriam de feição ao inglês, estando a quase dois segundos do Red Bull. Para dificultar ainda mais o plano da Mercedes, Bottas errava na chicane, ficando exposto a Verstappen, que o ultrapassou, regressando ao comando, na trigésima volta.
O “factor Bottas” era quase inexpressivo e, na volta seguinte, o finlandês entrava nas boxes para realizar a sua troca de pneus.
Com médios, Hamilton era mais competitivo, mantendo-se no limiar na zona de “undercut”, o que acabou por espoletar a tentativa de suplantar o holandês com nova paragem nas boxes, uma vez que Bottas já n estava para lá de uma paragem nas boxes.
Assim, na trigésima oitava volta a Mercedes chamava o inglês pela segunda vez, voltando a montar médios, mas agora usados. A Red Bull voltava a fazer marcação cerrada a Hamilton e trocava de borrachas (para duros novos) a Verstappen na volta seguinte.
Mais uma vez, o ataque da equipa do construtor de Estugarda era frustrado, uma vez que o heptacampeão mundial saía das boxes atrás de um grupo de carros, perdendo muito tempo nas dobragens, ao passo que o líder da corrida tinha pista livre à sua frente depois do seu segundo “pit-stop”.
Na prática, este momento decidiu a corrida, até porque, com pneus usados contra duros novos de Verstappen, Hamilton estava em clara desvantagem para as derradeiras trinta e duas voltas.
O piloto da Red Bull foi gerindo a sua distância para o seu perseguidor, nunca lhe dando a veleidade de entrar em zona de DRS, lançando-se para um triunfo que deixou as bancadas à beira da loucura.
Verstappen vencia assim o Grande Prémio da Holanda no regresso da Fórmula 1 ao seu país, somando o seu sétimo sucesso da temporada, o que lhe garante o regresso ao comando do Campeonato de Pilotos com uma vantagem de três pontos para Hamilton.
No final, a Mercedes ainda passaria por um stress estratégico, quando Valtteri Bottas realizou a volta mais rápida depois de ter passado pelas boxes para garantir um final de corrida sem preocupações de pneus.
No entanto, o plano era que o inglês garantisse o ponto extra pelo exercício em questão. Hamilton entraria nas boxes na septuagésima volta para montar pneus macios e atirar-se à volta mais rápida da corrida, conquistando-a na sua última passagem pela linha de meta.
O objectivo foi alcançado, mas notou-se alguma tensão latente no “pitwall” da Mercedes, tendo James Vowles, o chefe da estratégia da equipa, passado por cima do engenheiro de pista de Bottas para ordenar que este abortasse a tentativa de volta mais rápida…
Mas esse era já uma situação de terceiro plano para as bancadas de Zandvoort que tremiam com a celebração da vitória de Max Verstappen e com o regresso deste ao comando do Campeonato de Pilotos.

Tags: Jorge Girão
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

GP de Espanha F1, TL1: Lando Norris foi o mais rápido
Destaque Homepage

GP de Barcelona: Informações, estatísticas e horários

by Fábio Mendes
10 Junho, 2026
Isack Hadjar supera adversidades e garante 1ª pódio com a Red Bull no Mónaco
FÓRMULA 1

Isack Hadjar supera adversidades e garante 1ª pódio com a Red Bull no Mónaco

by José Luis Abreu
8 Junho, 2026
Next Post
WRX – Irmãos Hansen voltam a festejar uma dobradinha

WRX - Irmãos Hansen voltam a festejar uma dobradinha

Bernardo Sousa de regresso ao CPR: Evoluir para regressar ao nível que já mostrou

CPR: Bernardo Sousa não corre mais este ano

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

9 Junho, 2026
24h Le Mans: Cadillac quer regresso ao pódio… e um pouco mais

24h Le Mans: Cadillac quer regresso ao pódio… e um pouco mais

9 Junho, 2026
24h Le Mans: BMW a piscar o olho à vitória

24h Le Mans: BMW a piscar o olho à vitória

10 Junho, 2026
24h Le Mans: A última dança da Alpine

24h Le Mans: A última dança da Alpine

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright