F1: Guenther Steiner acha que se deve considerar uma “zona de reinício” após Safety-Car

Por a 22 Setembro 2020 15:52

O chefe de equipa da Haas, Guenther Steiner, acha que a Fórmula 1 deveria adotar os reinícios após Safety-Car com um “zona de reinício” (tal como se faz na Nascar), evitando assim o que aconteceu no Grande Prémio da Toscânia Ferrari 1000, no circuito de Mugello.

Ao autosport.com, Steiner afirmou: “A linha de reinício estava muito atrás da reta de Mugello e alguns pilotos arriscaram. Acho que ninguém fez nada de errado, mas, para evitar isto, podíamos olhar para a colocação da linha de reinício, ou até pensar numa zona de reinício”.

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Pity
Pity
3 anos atrás

Repito o que escrevi há dias:
Existe uma linha de safety car, só depois de a cruzarem, os pilotos podem acelerar, e só depois de passarem a linha de meta é que podem ultrapassar. Está tudo lá, não é preciso inventar nada. O que é preciso, é que a linha de safety car esteja colocada correctamente face à linha de meta, que foi o que não aconteceu em Mugello.
Até parece que o safety car é uma aquisição recente, e que estes pilotos não estão familiarizados com ele.

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
3 anos atrás

Nem mais, Pity! Nestes anos todos, já se ultrapassou largamente a centena de saídas de safety car e quantos problemas existiram?

Donadel
Donadel
Reply to  Pity
3 anos atrás

Isso não é assim tão simples… O piloto da frente é que “manda” no pelotão após a entrada do safety car, tanto pode “reiniciar” a corrida na ultima curva, como na penúltima, como só em cima da linha de meta e os pilotos que estão atrás ficam sem saber quando devem começar a acelerar e é quando causam os acidentes.

Existindo uma zona específica para reiniciar a corrida, os pilotos ficam minimamente preparados e não são apanhados de surpresa.

Pity
Pity
Reply to  Donadel
3 anos atrás

O reinício da corrida é na linha de meta. Agora veja onde estava esta e onde estava a linha de safety car. Procure no youtube que há-de encontrar. Veja por si próprio, e veja noutra pista qualquer. Não o quero influenciar, quero que analise.

jonu
jonu
Reply to  Pity
3 anos atrás

Certissimo Pitty. Se calhar relembrar ao Steiner, que é um tipo muito esquecido, que isso já existe. Aliás se assim não fosse, em todos os safety cars que já existiram tinhamos tourada. Houve aqui algum equívoco dos pilotos e nada mais, para que mudar tudo. Diria que eventualmente, proibir travagens deliberadas, ou sej, o lider tem de colocar um ritmo constante e não forçar travagens que isso sim pode levar a problemas a quem vem lá atrás.

MurrayWalker
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não é bem assim Pity. Acho que existe dupla incorreção no que diz. Os pilotos podem acelerar antes da linha do SC e é o que normalmente fazem. O carro que lidera é que decide quando deve acelerar, só tem de se preocupar em não ultrapassar o SC. Também não é verdade que não se possa ultrapassar antes da linha de meta. Pode-se ultrapassar logo após a linha do SC. Foi assim que há uns anos atrás o Schumacher ganhou uma posição na última volta de um grande prémio do Mónaco, salvo erro ao Alonso. Ultrapassando-o no reinicio da corrida… Ler mais »

zedasrodas
3 anos atrás

Na minha opinião o que seria mais justo era após a saída do SC essa primeira volta não se podia ultrapassar, sendo que o ritmo de corrida tinha de ser retomado e assim de alguma forma repunha alguma verdade no esforço de quem tinha alguma vantagem antes desse SC

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Tenho uma mais simples…após as mensagens de entrada do Safety car serem mostradas, os Pilotos colocam o carro em “pit mode”, e após passarem a linha de meta, o sistema é desbloqueado.

asfalto
asfalto
3 anos atrás

Quando existiu o fator surpresa, onde o piloto que vai na frente é quem impõe o ritmo, nunca ouve acidentes, o que aconteceu foi mesmo por todos saberem que a partir daquele ponto era o limite e iriam acelerar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  asfalto
3 anos atrás

O problema foi quem veio atrás assumiu coisas que não deviam. Foi um incidente de uma corrida e já falam em mudar tudo. É um exagero.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Boa! Podiam ter uma linha de safety car, que só depois de a cruzarem é que podem acelerar e só depois da linha da meta é que podem ultrapassar, chamariam a isto “zona de reinício”.

Ai espera… Isso já existe… lol

FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

A mim me parece que está tudo bem como está. Zona de reinício é a linha de Safety Car até à meta. A linha de SC podia era estar mais bem demarcada quer na pista quer a nível gráfico para o espectador de TV. O que acho exagerado é ter 3 ou quatro partidas numa só corrida. Penso que até percorrida meia distância de GP podiam optar por nova partida. A partir daí até final acho que a opção lógica era o Safety Car lançar a corrida com um reinício lançado.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

A culpa foi do Gio que antes da última curva estava a kilómetros de distancia dos outros, feito parvo! Depois teve que acelerar e causou todo o problema. Não foi o safety car ou a linha do safety car!

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