F1: Guenther Steiner acha que se deve considerar uma “zona de reinício” após Safety-Car
O chefe de equipa da Haas, Guenther Steiner, acha que a Fórmula 1 deveria adotar os reinícios após Safety-Car com um “zona de reinício” (tal como se faz na Nascar), evitando assim o que aconteceu no Grande Prémio da Toscânia Ferrari 1000, no circuito de Mugello.
Ao autosport.com, Steiner afirmou: “A linha de reinício estava muito atrás da reta de Mugello e alguns pilotos arriscaram. Acho que ninguém fez nada de errado, mas, para evitar isto, podíamos olhar para a colocação da linha de reinício, ou até pensar numa zona de reinício”.
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Repito o que escrevi há dias:
Existe uma linha de safety car, só depois de a cruzarem, os pilotos podem acelerar, e só depois de passarem a linha de meta é que podem ultrapassar. Está tudo lá, não é preciso inventar nada. O que é preciso, é que a linha de safety car esteja colocada correctamente face à linha de meta, que foi o que não aconteceu em Mugello.
Até parece que o safety car é uma aquisição recente, e que estes pilotos não estão familiarizados com ele.
Nem mais, Pity! Nestes anos todos, já se ultrapassou largamente a centena de saídas de safety car e quantos problemas existiram?
Isso não é assim tão simples… O piloto da frente é que “manda” no pelotão após a entrada do safety car, tanto pode “reiniciar” a corrida na ultima curva, como na penúltima, como só em cima da linha de meta e os pilotos que estão atrás ficam sem saber quando devem começar a acelerar e é quando causam os acidentes.
Existindo uma zona específica para reiniciar a corrida, os pilotos ficam minimamente preparados e não são apanhados de surpresa.
O reinício da corrida é na linha de meta. Agora veja onde estava esta e onde estava a linha de safety car. Procure no youtube que há-de encontrar. Veja por si próprio, e veja noutra pista qualquer. Não o quero influenciar, quero que analise.
Certissimo Pitty. Se calhar relembrar ao Steiner, que é um tipo muito esquecido, que isso já existe. Aliás se assim não fosse, em todos os safety cars que já existiram tinhamos tourada. Houve aqui algum equívoco dos pilotos e nada mais, para que mudar tudo. Diria que eventualmente, proibir travagens deliberadas, ou sej, o lider tem de colocar um ritmo constante e não forçar travagens que isso sim pode levar a problemas a quem vem lá atrás.
Não é bem assim Pity. Acho que existe dupla incorreção no que diz. Os pilotos podem acelerar antes da linha do SC e é o que normalmente fazem. O carro que lidera é que decide quando deve acelerar, só tem de se preocupar em não ultrapassar o SC. Também não é verdade que não se possa ultrapassar antes da linha de meta. Pode-se ultrapassar logo após a linha do SC. Foi assim que há uns anos atrás o Schumacher ganhou uma posição na última volta de um grande prémio do Mónaco, salvo erro ao Alonso. Ultrapassando-o no reinicio da corrida… Ler mais »
Na minha opinião o que seria mais justo era após a saída do SC essa primeira volta não se podia ultrapassar, sendo que o ritmo de corrida tinha de ser retomado e assim de alguma forma repunha alguma verdade no esforço de quem tinha alguma vantagem antes desse SC
Tenho uma mais simples…após as mensagens de entrada do Safety car serem mostradas, os Pilotos colocam o carro em “pit mode”, e após passarem a linha de meta, o sistema é desbloqueado.
Quando existiu o fator surpresa, onde o piloto que vai na frente é quem impõe o ritmo, nunca ouve acidentes, o que aconteceu foi mesmo por todos saberem que a partir daquele ponto era o limite e iriam acelerar.
O problema foi quem veio atrás assumiu coisas que não deviam. Foi um incidente de uma corrida e já falam em mudar tudo. É um exagero.
Boa! Podiam ter uma linha de safety car, que só depois de a cruzarem é que podem acelerar e só depois da linha da meta é que podem ultrapassar, chamariam a isto “zona de reinício”.
Ai espera… Isso já existe… lol
A mim me parece que está tudo bem como está. Zona de reinício é a linha de Safety Car até à meta. A linha de SC podia era estar mais bem demarcada quer na pista quer a nível gráfico para o espectador de TV. O que acho exagerado é ter 3 ou quatro partidas numa só corrida. Penso que até percorrida meia distância de GP podiam optar por nova partida. A partir daí até final acho que a opção lógica era o Safety Car lançar a corrida com um reinício lançado.
A culpa foi do Gio que antes da última curva estava a kilómetros de distancia dos outros, feito parvo! Depois teve que acelerar e causou todo o problema. Não foi o safety car ou a linha do safety car!