F1: Um Bottas de Barba Rija

Por a 18 Março 2019 12:05

Poucos eram os que esperavam que a Mercedes tivesse uma prestação tão forte como a que vimos em Melbourne. E talvez ainda menos seriam os que pensaram que as distâncias para a concorrência fossem tão significativas. Mas mais uma vez, a Mercedes não deu hipótese.

O fim de semana começou bem para a Mercedes, que dominou as sessões de treinos, sempre com Hamilton em destaque. Red Bull e Ferrari não conseguiam chegar aos lugares da frente e Bottas parecia também não ter resposta para o seu colega de equipa. Em qualificação a Ferrari não conseguiu disfarçar a falta de ritmo e a Red Bull estava também um pouco atrás. Bottas ainda tentou dar um golpe final, mas o rei da qualificações voltou a ser o mais forte. Parecia uma qualificação de 2018.

Mas a corrida deu-nos algo diferente. Um Bottas dominador. O finlandês fez um arranque soberbo e deixou Hamilton para trás. O #77 foi aumentando a distância e a meio da corrida ficava claro que apenas um azar tiraria a vitória ao líder. Bottas esteve em grande nível, com uma condução impecável, sem uma falha. Ainda teve tempo de bater o pé a Toto Wolff, que tinha pedido para não se preocuparem com o ponto extra da volta mais rápida. O finlandês deixou logo claro que iria tentar, tentou e conseguiu.

Foi bom ver esta nova versão de Bottas… confiante, frio e rápido. Tudo aquilo que se esperava dele desde que entrou na Mercedes. O desabafo no final da corrida mostra que sentiu a pressão no ano passado, quando os resultados não eram os desejados. Foi um excelente começo para Valtteri que agora pode encarar as próximas corridas com mais confiança ainda e aproveitar o bom momento. Foi um dos melhores do fim de semana. Mas a fasquia está alta e Bottas não se pode dar ao luxo de ter um deslize. Na sua box está Esteban Ocon, à espera de o ver falhar.

Mas Bottas deixou de lado o papel de wingman, de rapaz simpático que não quer contraria a equipa, de “team player”. Em Melbourne vimos um Bottas determinado, sem papas na língua, sem medo… um Bottas de “barba rija”. Esperemos que se mantenha assim durante a época.

Lewis Hamilton não tira o pé do acelerador. Em qualificação é quase imbatível e o que mostrou nos treinos indicava que se estivesse em primeiro lugar depois da curva 1, ninguém o iria passar. Mas o arranque não foi o ideal e o britânico ficou em desvantagem cedo na corrida. Queixou-se algumas vezes do seu carro, que terá sofrido danos no fundo plano, o que provocou uma redução na performance. O que teria sido esta corrida se Hamilton não tivesse os problemas no seu monolugar? Acabou pressionado por Verstappen, mas afirmou que estava a controlar o holandês. Uma questão para o futuro: Como evoluirá a relação com Bottas se o seu colega mantiver a toada?

O que é certo é que Bottas conquistou a sua quarta vitória na F1, Hamilton conquistou a sua 84ª pole, oitava no GP da Austrália. Foi a 88ª vitória para a Mercedes e 102ª pole para a equipa. Esta primeira prova serve para lembrar a força da Mercedes, uma equipa com capacidade técnica e psicológica (e dinheiro também) para responder as adversidades.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado