F1: Red Bull deixou adversários de olhos em bico

Por a 18 Março 2019 13:05

Quem diria que na primeira corrida com a Honda, a Red Bull conseguiria um pódio? Um cenário que parecia improvável no início de 2019 mas que ganhou força gradualmente e que se confirmou em Melbourne.

A Red Bull continua a ser das melhores equipas a fazer chassis de F1 e o de 2019 tem todas as qualidades características dos Bull´s. Mas a dúvida nunca foi essa, pois com Adrian Newey ao leme, o difícil mesmo e fazer um carro pouco competitivo. A dúvida estava na Honda e na sua capacidade para dar uma unidade motriz competente. Depois de um ano de testes com a Toro Rosso o resultado está à vista. O optimismo da Red Bull era real e a equipa tem um pacote interessante para este ano. Não havia melhor forma de começar este “casamento”. A Honda finalmente voltou aos pódios na F1 e começa a deixar para trás os fantasmas dos tempos da McLaren. Ainda é cedo e dizer que estão ao nível da Mercedes ou da Ferrari talvez seja um pouco exagerado. Mas parecem ter dado o passo desejado rumo a esse objectivo.

Max Verstappen começou o ano com um pódio e um fim de semana muito positivo. O piloto andou sempre nos lugares da frente e mostrou que está em forma, apesar de ter cometido um erro na perseguição a Hamilton. Um erro muito semelhante ao que cometeu no ano passado, mas de consequências menores. Ainda assim, deu espaço para Hamilton respirar antes do ataque final que não surtiu efeito. Terá de evitar este tipo de erros no futuro se quiser este ano tentar lutar pelo título.

Talvez seja prematuro falar em luta pelo título para uma equipa que recebeu unidades motrizes que ainda no ano passado levantavam interrogações e que já não entra numa luta deste género desde 2013. Mas as bases parecem promissoras, com um nível de performance próximo das equipas da frente, algo que era esperado apenas no próximo ano ou na melhor das hipóteses a meio desta época.A qualidade do chassis permite acompanhar os adversários nas secções mais sinuosas e este ano a Red Bull beneficia do DRS mais poderoso que pode disfarçar ainda alguma falta de “alma” que a unidade Honda possa ter. A força da possível candidatura dependerá sempre do nível de melhorias implementadas e da capacidade de Verstappen e do nível de evolução dos adversários, claro. Mas para já a aposta parece estar a dar os frutos desejados antes do previsto e o entusiasmo que se criou na primeira ronda, pode levar a equipa a níveis ainda mais interessantes.

Para Pierre Gasly foi um mau fim de semana. Chegou a Melbourne com a necessidade de provar que não é apenas um número dois e que pode bater o pé a Verstappen, mas no final das contas, apenas confirmou o que Helmut Marko disse… ainda não tem o nível do colega de equipa. Uma qualificação fraca e uma corrida onde não conseguiu evidenciar-se. Acabou por ficar atrás de Kvyat, que ficou com o último ponto disponível e que lhe negou qualquer hipótese de ultrapassagem. Está numa equipa nova com um nível de exigência diferente e é ainda cedo para apontar o dedo ao francês. Tem talento e tem capacidade para dar nas vistas, mas para já não está a ser o inicio que certamente desejava.

Verstappen conseguiu o seu 23º pódio na F1, o 162º pódio para a Red Bull. Para a Honda no seu 422º GP como fornecedor de motores, o primeiro nesta nova era Red Bull, foi o primeiro pódio desde 2008, o 175º pódio da sua história.

Poderia a Red Bull desejar melhor arranque? Dificilmente. Pode este ser o começo de uma história surpreendente? Parece difícil à Red Bull ombrear com a Mercedes que vai evoluir e a Ferrari que não está tão mal quanto pareceu neste GP. Mas que o objectivo de Helmut Marko de chegarem às cinco vitórias parece agora mais próximo… sem dúvida! E não há sinal mais claro do que os comentários que os adversários fizeram no fim da corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado