Depois de um ano problemático, a Red Bull espera esta temporada estar pronta para voltar à luta pelos títulos.
O ano passado, quando o RB13 foi apresentado, os homens de marketing da companhia de bebidas energéticas, sempre bastante oportunos e arrojados, aproveitaram a carga do número que definia o mais recente produto da equipa para a inverter a seu favor, colocando perto dele o slogan “RB13 unluky for some” (ndr.: RB13 azar para alguns), mas acabou por ser na porta de Milton Keynes que o azar bateu.
O regulamento de 2017 parecia ir ao encontro das capacidades da Red Bull, que sempre teve na aerodinâmica a sua principal arma, mas foi precisamente este aspeto a atrasar a equipa, que devido dificuldades de correlação de dados entre o túnel de vento e a pista, devido aos pneus mais largos, chegou à primeira corrida com um carro pouco competitivo, atrasando-se mais de um mês no seu programa de desenvolvimento.
Sem poder lutar de igual para igual com a Mercedes e a Ferrari no início da época e com a fiabilidade da unidade de potência Renault a obrigar Max Verstappen e Daniel Ricciardo a alguns abandonos nos primeiros Grandes Prémios e na ponta final do campeonato, lutar por títulos tornou-se uma impossibilidade para os homens da Red Bull.
Ainda assim, e com Adrian Newey focado no projeto depois das distrações com o Aston Martin Valkyrie, após o meio da temporada, o RB13 mostrou-se bastante competitivo, permitindo a que o jovem holandês conquistasse dois triunfos em performance pura, evidenciando uma capacidade notável de reação e de desenvolvimento por parte de toda a estrutura de Milton Keynes.
NADA É DEIXADO AO ACASO
Com a forte possibilidade de a Renault deixar de fornecer à Red Bull os seus V6 turbohíbridos no final da próxima época, podendo a equipa ficar obrigada a usar unidades de potência da Honda a partir de 2019, este ano poderá ser a última oportunidade da se bater pelos títulos num futuro mais ou menos próximo e os responsáveis de Milton Keynes não estão a deixar nada ao acaso e a formação dirigida por Christian Horner, mudou a sua filosofia a fim de se apresentar competitiva desde o início da temporada. “O padrão dos últimos anos tem sido realizar a apresentação ‘agressivamente tarde’. Isto permitia ao departamento de design o máximo de tempo para adicionar elementos positivos ao carro antes do ponto em que o design é congelado e um carro de apresentação é produzido. Não tem sido incomum ter o carro terminado, colocado a funcionar pela primeira vez e expedido para Espanha para o início dos testes tudo no mesmo dia. Existe um propósito – mas não o faríamos se a isso não fossemos obrigados e, este ano, não fomos. É preferível terminar o carro cedo e lidar com as contrariedades agora, quando o carro está em pista a curta distância da fábrica, em vez de usarmos uma das oito ultra-preciosas sessões de testes a fazer o mesmo no Circuito Barcelona – Catalunya”.
UM APETITE PELA RUTURA
O objetivo da equipa é claro e bem explícito no slogan escolhido para este ano – “an appetite for disruption”, (ndr.: um apetite pela rutura) – enfatizando que, depois de ter visto a Mercedes e a Ferrari digladiarem-se pelos títulos em 2017, esta temporada a Red Bull tem a intenção clara de ser o fator desequilibrador do padrão observado na época passada e protagonizar uma rutura com esse passado recente. No entanto, o RB14 TAG-Heuer evidencia alguma familiaridade com o seu antecessor, ainda que seguindo a tendência de apresentar flancos influenciados pelo Ferrari SF70H, o que acaba por ser lógico, dada a competitividade que o RB13 evidenciou na ponta final de 2017.
Apesar de todo o cuidado colocado pela Red Bull na preparação da temporada de 2018, e de a base vista nas últimas corridas do ano passado ser bastante prometedora, os homens da estrutura de Milton Keynes estarão, ainda assim, nas mãos do que a Mercedes e a Ferrari poderão ter encontrado durante o defeso, mas não será de estranhar (muito) que Verstappen e Ricciardo possam ter nas mãos o melhor chassis do plantel, colocando enorme pressão na Renault, que terá que apresentar uma unidade de potência mais performante e fiável.
Depois de um ano em que o slogan de lançamento se virou contra si, em 2018 os homens da Red Bull esperam que o mote do início da temporada se concretize e, realmente, criem um impacto inesperado no equilíbrio competitivo entres as ‘três grandes’. Brevemente todos poderemos tirar conclusões.











