WTCC: Bjork conquista ‘Pole’ em Monza

Por a 29 Abril 2017 14:38

 Thed Bjork deu a primeira Pole Position da Volvo no WTCC ao completar uma volta ao Circuito de Monza em 1m52.505 sendo 0,316s mais rápido que Tiago Monteiro, que não conseguiu assim repetir o primeiro lugar de Marrocos, saindo no segundo lugar e Robert Huff a ser o terceiro no Citroen. Os Volvo foram os mais consistentes do dia e colocaram os seus três pilotos na última qualificação, ficando Catsburg no quarto lugar e Girolami no quinto, mas muito longe dos outros pilotos.

Na primeira parte da qualificação Tiago Monteiro foi o primeiro a baixar da ‘casa’ de 1m53s, mas foi rapidamente batido por Rob Huff, no Citroën da Münnich Motorsport. Depois os Volvo da Polestar demonstraram a vantagem de beneficiar de ‘cone de ar’ dos pilotos da marca a trabalharem em conjunto, com Néstor Girolami a colocar-se na frente, seguido de Thed Bjork e Nicky Catsburg nos 20 minutos da sessão.

Os Volvo passaram facilmente à Q2, com Bjork a voltar a ser o mais rápido, desta vez com Tiago Monteiro logo atrás, sendo sempre o melhor piloto da Honda, parecendo capaz de acompanhar o sueco mesmo nas grandes retas de Monza. Os companheiros de Bjork juntar-se-iam ao sueco, a Tiago e a Huff na Q3. Algo que Tom Coronel não conseguiu, depois de abortar a sua derradeira tentativa, ao cometer um erro na chicane Della Rogia. Ainda assim no 10º tempo do holandês dá-lhe a ‘pole-position’ para a corruda de domingo, posição de que destronou Ryo Michigami, no terceiro Honda.

No derradeiro segmento da Q3, Rob Huff foi o primeiro a ir para a pista, com um tempo que Néstor Girolami não conseguiria bater devido a um erro em Dalla Roggia. Nicky Catsburg foi mais rápido do que o argentino mas não conseguiu superar o britânico, depois de ter saído largo em Lesmo. Já Tiago Monteiro superou Huff, mesmo alargando demasiado a trajetória na Parabólica final. E apesar de Thed Bjork ter cometido o mesmo deslize já não deixou fugir a ‘pole’.

Quanto ao MAC 3 os Volvo foram os mais rápidos novamente sendo dois segundos mais rápidos que os Honda, comprovando o seu domínio em Monza.

Resultado da qualificação

1º Thed Bjork (Volvo S60) 1m52,505s

2º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m52,821s

3º Rob Huff (Citroën C-Elysée) 1m52,968s

4º Nicky Catsburg (Volvo S60) 1m53,013s

5º Néstor Girolami (Volvo S60) 1m57,834s

6º Norbert Michisz (Honda Civic) 1m52,606s

7º Tom Chilton (Citroën C-Elysée) 1m53,081s

8º Esteban Guerrieri (Chevrolet Cruze) 1m53,404s

10’º Tom Coronel (Chevrolet Cruze) 1m53,678s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
five
five
6 anos atrás

A pole do Bjork demonstrou bem a superioridade dos Volvo, e nem um erro na parabólica lhe roubou tempo suficiente para dar uma chance ao Tiago que esteve simplesmente brilhante.
A pista perdeu performance da Q2 para a Q3, e embora com um pequeno excesso, o Tiago apenas poderia retirar um ou dois décimos à sua volta, mas mesmo assim foi claramente superior aos colegas da Honda.
Amanhã resta-lhe seguir nos cones dos da frente, não cometer erros, e tentar amealhar alguns pontos. Vai ser muito difícil, mas talvez consiga tirar partido das lutas dos outros.
Força Tiago.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado