WTCR – Luz verde para época 2022

Por a 2 Maio 2022 16:45

Depois de um adiamento, a Taça do Mundo de Turismos da FIA vai regressar às pistas para o arranque da época 2022, com várias novidades e com o nosso Tiago Monteiro na luta.

A época do WTCR terá início no próximo fim de semana, cerca de um mês depois do previsto, em resultado do cancelamento da ronda inaugural de Most. A ronda checa foi cancelada devido ao estado de emergência que foi declarado no país a 4 de março naquela altura, para permitir que todos os recursos disponíveis do país fossem canalizados para ajudar os deslocados pela invasão militar russa da Ucrânia.

No entanto, o WTCR já acrescentou dois novos palcos ao calendário 2022, e para compensar as saídas de Most (República Checa) e Sochi (Rússia – devido à invasão russa na Ucrânia), Vallelunga (Itália) e Anneau du Rhin (França) foram as pistas escolhidas para preencher as vagas que se abriram.

A Discovery Sports Events continua a controlar as restrições de viagem e quarentena relacionadas com os eventos na Coreia do Sul, China e Macau, tendo em conta a pandemia da COVID-19. No entanto, mantêm-se as esperanças de que os três eventos possam ter lugar em 2022. Claro que do calendário atual destaca-se o regresso de Pau, uma pista mítica que já foi palco do WTCC e o regresso muito ansiado de Vila Real, depois de dois anos de ausência. A capital transmontana já se prepara para a festa do WTCR e os pilotos voltarão a enfrentar a descida de Mateus a fundo, como se deve fazer.

Mudanças no formato

O WTCR apresentou as mudanças de formato. Elaborado pela Comissão de Carros de Turismo da FIA após um período de consulta com as equipas, o Regulamento foi aprovado e as principais alterações às regras são as seguintes:

Teremos o mesmo formato de qualificação, mas com a atribuição de pontos ajustada. O formato com a Q1, Q2 e Q3 permanece inalterado, mas a forma como os pontos são atribuídos é totalmente nova e os cinco pilotos mais rápidos na Qualificação, independentemente do ponto em que fixem a sua melhor volta ou se progridem ou não para Q3, serão recompensados com pontos numa escala de 10-8-6-4-2.

Se antes a Corrida 1 era a corrida com grelha invertida, agora a Corrida 1 é o evento principal do fim de semana, significando isso que a grelha respeitará a ordem obtida na qualificação. A corrida terá a duração de 30 minutos, mais uma volta (35 minutos mais uma volta nos circuitos citadinos ou no caso do Safety Car ser utilizado). Os sete primeiros colocados receberão mais pontos do que anteriormente, com os pilotos a pontuarem da seguinte forma:

1º = 30 pontos; 2º = 23; 3º = 19; 4º = 16; 5º = 14; 6º = 12; 7º = 10; 8º = 8; 9º = 7; 10º = 6; 11º = 5; 12º = 4; 13º = 3; 14º = 2; 15º = 1

A Corrida 2 torna-se a corrida com grelha parcialmente invertida, com duração de 25 minutos mais uma volta (ou 30 minutos mais uma volta se houver uma intervenção do SC numa pista citadina). Os pontos serão atribuídos da seguinte forma:

1º = 25 pontos; 2º = 20; 3º = 16; 4º = 13; 5º = 11; 6º = 10; 7º = 9; 8º = 8; 9º = 7; 10º = 6; 11º = 5; 12º = 4; 13º = 3; 14º = 2; 15º = 1

A grelha de partida da Corrida 1 será determinada pelos resultados finais de Q3 (posições 1-5) e Q2 (posições 6-12) para as 12 primeiras posições da grelha. Os resultados de Q1 irão decidir o resto da grelha da Corrida 1.

Para a Corrida 2, as posições da grelha 1-10 serão ocupadas pelos primeiros 10 carros, de acordo com os resultados finais combinados de qualificação, mas em ordem inversa. As posições 11 e 12 serão ocupadas pelos carros da Q2 que não estejam na ordem inversa. O resto da grelha será decidido pelos resultados do Q1 a partir das posições 13 para baixo.

A oportunidade de reabastecimento, reparações e mudanças de afinação entre as corridas foi alargada a um mínimo de 60 minutos em relação aos 20 anteriores. O aumento dará às equipas mais oportunidade de reparar danos da Corrida 1 de uma forma menos intensa ou mudar para uma afinação que poderá melhorar o desempenho do carro para a Corrida 2.

As regras de peso da compensação foram revistas e simplificadas. Todos os automóveis terão zero quilos de Peso de Compensação no primeiro evento. Para o segundo evento, o Peso de Compensação para cada modelo será baseado no melhor tempo de Qualificação estabelecido durante o evento anterior. A partir do terceiro evento, o Peso de Compensação será baseado no melhor Tempo de Qualificação estabelecido durante qualquer dos dois eventos anteriores, em vez de uma média dos dois melhores tempos de volta dos três últimos eventos, que foi o caso em 2021. Isto significa que o Peso de Compensação será mais rápido de atualizar e, portanto, mais reativo. Além disso, o Peso de Compensação máximo foi reduzido de 60 para 40 quilogramas para evitar diferenças de performance significativas de corrida para corrida.

As estrelas para este ano

Temos algumas novidades para este ano do lado dos pilotos e equipas. Do lado da Lynk&Co temos um alinhamento com cinco pilotos. Yann Ehrlacher o bicampeão francês mantém-se na estrutura, tal como Yvan Muller, Thed Bjork e Santiago Urrutia. A adição de Ma Qing Hua é a novidade. Do lado da Hyundai a saída de Gabriele Tarquini foi colmatada com um nome de peso. Mikel Azcona, o brilhante piloto espanhol, vai juntar-se ao experiente Norbert Michelisz, depois de ter deixado a Cupra. Do lado da Honda, também vimos mudanças. Tiago Monteiro e Attila Tassi mudaram-se para a Team Engstler, cuja parceria com a Hyundai terminou. A Münnich Motorsport irá receber novamente Esteban Guerrieri e Nestor Girolami. Do lado da Comtoyou/Audi, o alinhamento conta com quatro caras conhecidas. Mehdi Bennani, Tom Coronel, Gilles Magnus e Nathanaël Berthon foram os pilotos escolhidos para representar a equipa belga, no regresso de Bennani à Taça do Mundo. Na Zengő Motorsport com a Cupra a cortar o apoio da equipa húngara, a operação passou de quatro para 2 Cupras, com Rob Huff e Dániel Nagy (Johan Kristoffersson chegou a ser dado como certo). Assim, temos 17 piloto confirmados para este ano (um número baixo) e oito equipas, num sinal que a competição começa a estagnar.

Tiago Monteiro – Afastar o azar e tentar ser feliz.

Tiago Monteiro acabou o ano passado num hospital com uma infeção pulmonar que o afetou de forma severa. O piloto português recuperou bem e está motivado para voltar às pistas e tentar bons resultados.

Nesta nova época Monteiro está determinado em mostrar do que é capaz, tendo ao seu lado o jovem Tassi que se mantém como colega de equipa, agora na Team Engstler

“Continuar com Átila é óptimo. Demo-nos muito bem desde o início, estamos muito próximos, e trabalhamos bem em conjunto. Ele sempre foi rápido, mas é mais jovem e no início talvez tenha sido um pouco mais inexperiente. Mas agora ele está quase sempre lá. Ele está a levar-me aos meus limites, o que é bom, e é disso que precisa. É uma competição positiva e eu congratulo-me muito com isso”.

“Tem sido óptimo receber a Team Engstler na família Honda Racing e começar a trabalhar com eles.Penso que a escolha foi boa porque, com a minha experiência, posso ajudar a integrá-los rapidamente na Honda. É um grande desafio. A Engstler provou realmente a sua experiência em pista e fora de pista ao longo de muitos anos. É uma grande equipa, uma equipa forte, e uma equipa muito profissional.

“Corri contra Franz [Engstler] no WTCC durante muitos anos, quando comecei, em 2007. Sempre foi um cavalheiro e um grande profissional. Depois tornou-se também um óptimo dono de equipa, por isso estou contente por finalmente poder trabalhar directamente com ele”.

O desafio para este ano é dar a conhecer o Civic à nova equipa, que no ano passado trabalhou com o Hyundai Elantra. Essa falta de experiência poderá ser decisiva no começo do ano, mas já está a ser desenvolvido o trabalho para minimizar essa falta de conhecimento:

“O nível é demasiado elevado, a concorrência é demasiado forte e não há tempo suficiente para aprender e melhorar e chegar à referência- é preciso estar no topo logo. O grande ponto de partida da Team Engstler é o quão profissionais e experientes são, mas há muitos pequenos detalhes que não se pode conhecer sobre o carro sem ter trabalhado nele, por isso o meu trabalho com o Attila e a ajuda da JAS Motorsport já começou em pôr os engenheiros a par o mais rapidamente possível, o que foi crucial neste período de testes pré-época. Esta é uma grande parte da nossa preparação, por isso não tenho dúvidas de que estaremos prontos para a primeira ronda”.

Calendário 2022

Rondas 1 e 2 França Circuit de Pau-Ville 7-8 de Maio
Rondas 3 e 4 Alemanha Nürburgring Nordschleife 26-28 de Maio
Rondas 5 e 6 Hungria Hungaroring 11-12 de Junho
Rondas 7 e 8 Espanha MotorLand Aragón 25-26 de Junho
Rondas 9 e 10 Portugal Circuito do Vila Real 2-3 de Julho
Rondas 11 e 12 Itália Autodromo Vallelunga Piero Taruffi 23-24 de Julho
Rondas 13 e 14 Alsácia (França) Anneau du Rhin 6-7 de Agosto
Rondas 15 e 16 Coreia do Sul Inje Speedium 8-9 de Outubro
Rondas 17 e 18 China Ningbo International Speedpark 5-6 de Novembro
Rondas 19 e 20 Macau Circuito da Guia 18-20 de Novembro
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado