WEC: Toyota já testa ‘base’ do novo carro para Le Mans

Por a 19 Junho 2019 14:55

Rei motor, Rei posto! Ainda ‘agora’ terminaram as 24 Horas de Le Mans e já a Toyota testa a base do seu novo carro para o Mundial de Endurance, cujas regras foram apresentadas no passado fim de semana.

Trata-se do seu protótipo de Hipercarro, com sistema híbrido, baseado no neste GR Super Sport. O carro rodou pela primeira vez semi publicamente no circuito de Fuji, no Japão, com o CEO da Toyota, e grande adeptos de competição, Akio Toyoda a guiar o carro. Este é o primeiros ‘vislumbre’ do que será o seu próximo carro para o WEC/LeMans, para a nova regulamentação, que irá vigorar no Mundial de Endurance a partir da temporada 2020/2021.

Recordando os novos regulamentos, os Hipercarros farão parte do WEC a partir de 2020/2021, não se confirmando assim a possibilidade de uma plataforma comum com o IMSA ou o uso de Super GTE como chegou a ser veiculado. Os novos regulamentos terão então uma nova categoria que não foi ainda baptizada, que contará com hipercarros protótipos ou baseados em modelos de estrada.

Terão um peso mínimo de 1100 kg e uma potência de 750 cv com a possibilidade de incorporar um sistema híbrido, que poderá ter no máximo 200kw (270 cv). Esse sistema poderá ser usado apenas no eixo dianteiro dos carros protótipos.

Nos carros com base em modelos de estrada o sistema deverá ter a mesma localização, quer no modelo de produção, quer no veículo de competição. O sistema híbrido só poderá ser usado a velocidades superiores a 120km/h ou entre os 140 e 160 km/h em caso de pista molhada, para assim minimizar as vantagens dos sistemas de tração integral, mantendo assim um equilíbrio entre híbridos e não híbridos. Os modelos de produção deverão ter 20 unidades produzidas para venda num espaço de dois anos.

O tempo alvo por volta em Le Mans para esta nova classe é de 3:30. Os LMP1 não-híbridos poderão correr na época 2020/2021. Estas são as linhas gerais dos novos regulamentos que estão finalmente concluídos. Foram longos meses de indefinições mas agora as marcas já têm uma base para trabalhar, caso mostrem interesse. Resta saber se de facto estes regulamentos conseguirão atrair mais marcas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo