/velocidade/wec/wec-toyota-acredita-que-equipas-privadas-podem-operar-os-lmh/
WEC: Toyota acredita que equipas privadas podem operar os LMH | AutoSport

WEC: Toyota acredita que equipas privadas podem operar os LMH

Por a 9 Janeiro 2023 11:51

2023 traz consigo o início de uma nova era para o Endurance. A chegada dos LMDh dá o tiro de partida a convergência entre a IMSA e o ACO, criando uma plataforma global em que os melhores carros e pilotos de endurance poderão correr juntos. Os LMDh foram pensados para serem mais baratos, mas a Toyota acredita que é possível para estruturas privadas usarem os mais caros LMH.

Na base da nova plataforma de convergência estão duas filosofias diferentes de construir carros de competição: uma, os LMH, mais onerosa, mas com mais liberdade para criar novas soluções(basta ver o que a Peugeot fez), vai mais ao encontro do que se fazia no tempo dos LMP1, com soluções próprias criadas por cada fabricante, respeitando os regulamentos-base. Nos LMDh, há um chassis de base já predefinido e um sistema híbrido estandardizado, com menos liberdade para criar soluções originais, mas com menos custos para os fabricantes.

É por isso lógico pensar que apenas os LMDh possam interessar a estruturas privadas, dados os custos reduzidos, mas a Toyota acredita que é possível equipas privadas usarem os LMH. Questionado se era possível a uma equipa clientes gerir um carro LMH como o Toyota, Ferrari ou o Peugeot, o diretor técnico da marca japonesa Pascal Vasselon disse: “É definitivamente possível. Se me perguntar se é a nossa estratégia neste momento, não. Mas é definitivamente possível. Seria possível ter equipas de clientes na LMH”.

Quanto à diferença de custos, Vasselon considera que a diferença entre LMDh e LMH não é assim tão vincada:”O carro LMDh provou ser um pouco mais caro do que o esperado. E no final não deve ser assim tão diferente. No momento em que se vê a intensidade dos testes [de alguns fabricantes], com certeza que é muito mais do que se esperava”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa