WEC, LMGTE Pro: Porsche vs Ferrari com Aston Martin à espreita

Por a 29 Agosto 2019 15:49

Sobe a cortina para a nova

época do WEC. Depois da Super Season que permitiu a transição para um

“campeonato de inverno”, segue-se agora nova época de transição até a chegada

das novas regulamentações em 2020/2021. Mas o espetáculo tem de continuar e há

muitos motivos de interesse

Os GT eram a categoria que mais espetáculo dava em pista nos tempos recentes. A diversidade de máquinas, de filosofias de construção e a qualidade dos alinhamentos de pilotos eram os ingredientes adequados para corridas competitivas e interessantes. Infelizmente a Ford resolveu sair, e após o triunfo inicial nas 24h de Le Mans o projeto perdeu fulgor até chegar ao término após quatro anos, a janela temporal definida desde início. A BMW nem tempo deu para que o M8 GTE evoluísse e terminou o projeto do WEC um ano após o seu começo, deixando António Félix da Costa fora do mundial de endurance onde mostrou (sem surpresa) qualidade. Restam a Porsche, vencedora (e dominadora) no ano passado, a Ferrari e a Aston Martin.

Não

há grandes novidades nos alinhamentos nesta categoria, excetuando a troca de

Sam Bird por Miguel Molina na Ferrari. A Porsche irá estrear o seu novo 911

RSR-19 (mais eficiente e com uma evolução no motor, que passa de 4.0l para 4.2l),

o que poderá dar alguma vantagem inicial à Ferrari, pois uma máquina nova

implica sempre um período de conhecimento e adaptação. Mas a Porsche já habitou

os fãs a chegar, ver e vencer, pelo que não será de espantar que as máquinas

germânicas se apresentem prontas para a luta com a Ferrari desde início.

A Aston

Martin já leva um ano com o novo Vantage GTE, mas parece ainda não estar em

condições de lutar regularmente pelos lugares cimeiros, pois no Prólogo vimos

uma Aston sempre no fundo da tabela, enquanto a Ferrari esteve sempre nos primeiros

lugares com a Porsche por perto.

É

provável que esta ordem se mantenha nas primeiras provas, mas a evolução dos

carros e do BoP poderá tornar este cenário mais interessante. É uma pena que

esta categoria tenha num ano perdido duas marcas. Apesar de estarmos numa época

de transição e de grandes mudanças nos LMP1, nos GTE não é o caso, e ver este

desinteresse súbito é algo preocupante numa categoria que já nos deu corridas

absolutamente fantásticas e lutas de cortar a respiração. Uma grelha de apenas

seis carros parece pouco, apesar da qualidade estar garantida.

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