WEC: Filipe Albuquerque encantado com o Oreca

Por a 26 Julho 2019 10:00

Filipe Albuquerque está de regresso a Portugal depois de uma semana de muito trabalho em Barcelona, primeiro no ELMS e depois com o Prólogo do WEC.

O piloto português teve uma prova difícil no traçado catalão, mas voltou a encontrar o sorriso no Prólogo, quando testou a nova máquina da United Autosports, o Oreca 07.

O piloto explicou um pouco das diferenças que sentiu de um carro para o outro:

“É verdade que temos tido alguns azares, mas isso não explica tudo. A sorte procura-se e temos de trabalhar para que ela surja e quando os resultados não são bons há motivos para isso. Quando peguei no Oreca para dar a volta à pista para as filmagens notei logo a diferença. É outro mundo. O comportamento do carro em pista e muito diferente e aí percebi porque não conseguíamos chegar perto dos Oreca. Tive até de me adaptar porque ainda vinha habituado do Ligier e as diferenças eram significativas.”

O piloto português ficou encantado com a nova máquina, tal como a sua equipa:

“Antes de entrar no carro perguntei ao meu engenheiro o que ele achava e parecia que estava a falar com um miúdo que tinha acabado de receber um presente. Os acabamentos, a tecnologia usada…Está tudo noutro nível e nota-se bem que as influências do trabalho realizado com a Toyota no WEC.”

Albuquerque ficou animado com o que futuro reserva e entendeu melhor a dimensão do que ele e a sua equipa conquistaram nos últimos anos:

“Nos primeiros tempos não estávamos onde queríamos, trabalhamos muito e pedimos que a Ligier fizesse um esforço também do seu lado. Não entendíamos as diferenças de andamentos e optamos por mudar de pneus [para Michelin, ao que se seguiram duas vitórias consecutivas]. Não esperávamos ser mais rápidos que os Oreca, mas acreditávamos que íamos estar na luta pela frente, o que voltou a não acontecer este ano e em Le Mans a equipa tomou a decisão de mudar. Foi a melhor decisão. Entendemos agora, depois de ver o potencial do carro, a dimensão das nossas vitórias e dos nossos resultados nos últimos anos. Conseguimos fazer um trabalho espectacular.”

A United prepara uma mudança completa nos carros LMP2, passando apenas a usar Oreca nesta classe. A equipa já tem máquina para o WEC e espera receber em breve novos chassis para usar no ELMS.

Albuquerque sabe que a equipa tem ainda muito trabalho pela frente, mas olha para a luta pelo título no WEC com optimismo. “A candidatura ao título é uma realidade. Sabemos que temos muito a aprender, e que temos de encontrar a afinação ideal, apesar de termos ficado surpreendidos com o andamento do carro. A nossa tripla de pilotos e muito forte e dá confiança. Mas sim agora temos armas para lutar.”

Esta injecção de moral vem na altura ideal, depois de algumas provas, quer no IMSA, quer no ELMS, abaixo das expectativas. O piloto irá em breve para os EUA onde fará a última prova, antes das merecidas férias de verão:

“Para a semana vou para os EUA e espero receber boas notícias em relação ao BoP. Temos carro para vencer mas com este BoP é impossível. A Mazda e a Penske já conseguiram vitórias este ano, por isso espero que as coisas voltem a ficar equilibradas.”

Os problemas que preocuparam os homens do carro #5 com um andamento abaixo do #31, no início da época, estão completamente resolvidos e agora ambos os Cadillac da Action Express estão ao mesmo nível e prontos para lutar por vitórias, isto se o BoP for alterado.

Albuquerque passou por uma fase menos feliz em que os resultados não surgiram, mas o piloto sabe como enfrentar as adversidades:

“Não sou do tipo de pessoa de fugir à luta. Já passei por muitos desafios e consegui sempre dar a volta por cima. Estou sempre aberto a que haja alguém mais rápido que eu, mas tenho de entender os motivos. É nisso que me foco para poder encontrar as soluções. Nunca baixei os braços e procurei sempre respostas que precisava, uma lição que aprendi no Karting, que continuo a usar todos os dias.”

Diz quem sabe que a sorte da muito trabalho. Albuquerque tem trabalhado muito para que a sorte lhe sorria e os triunfos que já conquistou foram sempre mais que merecidos. Vai agora continuar a lutar por vitórias, sabendo que nas provas europeias a probabilidade de vencer é agora maior. Acreditamos que vamos ver a bandeira portuguesa muitas vezes no pódio nos próximos tempos.

Fotos JB Photo/José Bispo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado