WEC: Conhecidos os seis pilotos da Ferrari para 2023

Por a 10 Janeiro 2023 14:00

A Ferrari já anunciou os pilotos para a época 2023 do WEC. Serão duas tripulações com nomes já ligados à Scuderia, como era de esperar.

Com a época do WEC a aproximar-se, começam a definir-se os pormenores dos vários programas e o da Ferrari, um dos que mais interesse desperta dada a importância da marca no mundo automóvel, já deu a conhecer os seis pilotos que estarão aos comandos dos dois 499P. Um dos nomes mais sonantes é o de Antonio Giovinazzi, ex-piloto de F1 que agora dá o passo para os Hypercars.

Giovanazzi juntar-se-á aos atuais campeões mundiais GTE-Pro James Calado e Alessandro Pier Guidi no Ferrari 499P #51 da AF Corse. O carro #50 será pilotado por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. À exceção de Giovinazzi, todos os pilotos migraram do programa de GT da Ferrari, que preferiu apostar na “prata da casa” ao invés de apostar em pilotos com mais experiência nos protótipos, mas vindos de fora. Nielsen tem uma época completa nos LMP2, com a AF Corse, conquistando o título nos Pro/Am, Giovinazzi era piloto de reserva e de testes da Ferrari F1 e os restantes competiram nos GT. As 1000 milhas de Sebring, prova de abertura do campeonato, será a estreia na categoria principal do endurance para todos os pilotos.

“A estreia do 499P será um momento destinado a entrar na história da Ferrari e será para mim uma grande honra fazer parte deste momento extraordinário”, disse Giovinazzi. “Sabemos que temos uma grande responsabilidade que vamos enfrentar com grande humildade, mas conscientes da nossa força e prontos para este grande desafio” disse Giovinazzi que vai certamente ser alvo de todas as atenções, como são a maioria dos pilotos que migram da F1 para o WEC.

“Com a escolha das tripulações completamos a última parte do programa que nos separa da nossa estreia em Sebring”, disse Antonello Coletta, diretor-desportivo do programa, após a confirmação das tripulações. “Desde o primeiro teste do 499P, em julho passado, temos trabalhado incansavelmente envolvendo os pilotos da família Ferrari. A decisão sobre os nomes não é apenas funcional para as corridas em que vamos competir, mas também para o crescimento que vai continuar durante o campeonato. Temos muito claro o que lhes podemos pedir em termos de desenvolvimento e consistência, e não apenas de velocidade”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
1 ano atrás

Parece-me interessante a aposta em nomes da casa, com histórico de resistência, em vez de nomes sonantes. Sobre o Giovinazzi, tenho dúvidas. Gostei muito dele na GP2 – parecia muito rápido e inteligente -, mas cometeu erros demais na F1. Parece-me que poderá ter dificuldade em adaptar-se à regularidade necessária no WEC. Espero voltar a ver a Ferrari nas lutas da frente dos protótipos, 50 anos depois.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Foi há muitos anos, Cágado, mas já lá andou. LMP2 na Ásia com vitórias, e até se meteu no WEC com o Blomqvist Jr e o Gelael ( o pai deste a pagar as contas), e aqui deu nas vistas em Xangai com 2 stints com os mesmos pneus e a conseguir subir até ao 2°
lugar, contribuindo, e muito, para chegarem ao fim nessa posição.

Cágado1
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Obrigado pela informação 👍

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

De nada. Lembremo-nos do Ickx que ganhou durante mais de 10 anos e na F1 nem tocava na bola. Hoje, a Endurance, mais que no passado, requer pé ( ao nível dos GP), cabeça ( para não cair na armadilha dos pilotos dobrados) e capacidade para salvar a mecânica por 6, 12 ou 24 horas. Não é para todos, e não são todos os jovens que percebem que não existem só as “rodas descobertas”. Vamos a ver se o Giovinazzi (e outros) de promessa não passa a piloto completo ( lembrando também o que o Lotterer não pôde fazer na… Ler mais »

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado