WEC, 6H Fuji: Regresso ao Japão para a penúltima ronda do campeonato

Por a 8 Setembro 2022 12:16

Após as férias de verão, o Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC) da FIA também está de volta às pistas. Para a quinta e penúltima ronda, o WEC viaja para a Ásia para a sua tradicional ronda no Japão, as 6 Horas de Fuji. Pela primeira vez desde 2019, o Campeonato regressa ao Japão para as 6 Horas de Fuji, com algumas batalhas prometidas em todas as classes na penúltima ronda da época de 2022.

O circuito de Fuji International Speedway está localizado a 100 km de Tóquio, aninhado no sopé do icónico Monte Fuji e irá receber 36 carros este fim de semana com cinco nas classes Hypercar e LMGTE Pro e treze cada entre os LMP2 e LMGTE Am. O circuito apresenta uma das retas mais longas do desporto motorizado, com 1,475 km de comprimento, destacando-se a potência e eficiência aerodinâmica, com a primeira curva a ser uma oportunidade natural de ultrapassagem. 

Outra característica de Fuji é a meteorologia. O tufão Hinnamnor chegou ao Japão no início desta semana com o seu percurso previsto a norte de Fuji, no entanto prevêem-se trovoadas e temperaturas de 30º C. 

36 carros na lista de inscritos significa o maior pelotão a competir em Fuji, mais seis do que o de 2019. Apenas 54 dos 103 pilotos que estarão em pista competiram nas visitas anteriores do WEC à pista nipónica. 

Na classe rainha do WEC, os Hypercar, serão  dois Toyotas e Peugeot contra uma Alpine e sem qualquer carro da Glickenhaus. A Toyota terá alguma vantagem por correr em casa, uma pista que viu sete vitórias da ‘sua’ marca nas oito anteriores visitas. 

Os atuais campeões mundiais, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, terminaram em terceiro lugar na ronda anterior de Monza e apontam para uma segunda vitória do ano aos comandos do Toyota GR010 HYBRID #7. Apenas 15 pontos atrás da Toyota na classificação entre os construtores, a Alpine chega ao Japão depois da sua fabulosa vitória em Monza. A segunda vitória da época para Nicolas Lapierre (vencedor em Fuji pela Toyota em 2012 e 2013), André Negrão e Matthieu Vaxiviere aumentou a sua vantagem no campeonato de pilotos para 10 pontos sobre os vencedores das 24 Horas de Le Mans Brendon Hartley, Sébastien Buemi (também vencedor em Fuji em 2014 e 2017) e Ryo Hirakawa no Toyota #8. O Toyota #7 de Kobayashi, Conway e Lopez continua em terceiro na classificação. 

Entre os LMP2, a tripulação do carro #38 da Jota Sport tem a maior vantagem de pontos de qualquer líder de classe com 19 pontos sobre o seu rival mais próximo. O segundo lugar em Monza, após vencer em Le Mans, e o terceiro lugar em Spa-Francorchamps, comprovam a consistência de António Félix da Costa, Will Stevens e Roberto Gonzalez e podem sair do Japão campeões mundiais da classe. Os pilotos do #38 estão 19 pontos à frente do carro #23 da United Autosports USA, e 27 pontos à frente do carro #41 RealTeam da WRT e do carro #9 Prema Orlen Team. 

Nos LMGTE Pro, a discussão entre Ferrari e Porsche está acesa. Com apenas duas corridas o fim desta classe, há apenas um ponto de diferença entre Alessandro Pier Guidi/James Calado (AF Corse) e Gianmaria Bruni/Kévin Estre (Porsche GT Team).

Na classe GTE Am, apenas quatro pontos separam Ben Keating/Marco Sørensen, companheiros de equipa de Henrique Chaves no Aston Martin Vantage #33, e David Pittard/Nicki Thiim/Paul Dalla Lana, também num carro idêntico. O acidente aparatoso em Monza de Henrique Chaves significou que o carro vencedor de Le Mans não somou pontos em Itália, mas a máquina #98 da NorthWest AMR de Thiim, Pittard e Dalla Lana não conseguiu tirar o máximo partido, ao terminar no oitavo lugar.

A prova das 6 Horas de Fuji terá transmissão televisiva em Portugal através do Eurosport 1, com transmissão em direto a partir das 2h30 de domingo.

Horário:

9 de setembro, sexta-feira

03h00 – Treino Livre 1

07h30 – Treino Livre 2

10 de setembro, sábado

02h20 – Treino Livre 3

06h40 – Qualificação 1

07h00 – Qualificação 2 

11 de setembro, domingo

03h00 – Corrida 6 Horas de Fuji

Lista de inscritos, aqui.

Foto: Tim Hearn / AdrenalMedia.com

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado